O filme Mestre dos Gênios (o editor Max Perkins, Colin Firth / o escritor Thomas Wolfe, Jude Law) nos mostra duas pessoas que se amam e que acabam se desentendendo. Já vimos essa história antes, não é mesmo? O que nos diz a sinastria entre seus mapa natais? Como o filme trata de fatos verídicos é possível fazer essa análise a partir dos mapas das pessoas envolvidas.
Em uma rápida passagem por alguns dados dos mapas natais, observamos diferenças fundamentais, enquanto, na sinastria, aspectos de grande afinidade. Mas, além deles, desafios saturninos. Esse é o verdadeiro desafio.
O editor Perkins apresenta uma casa doze com Sol, Mercúrio e Urano em conjunção em Virgem, e em trígono com Netuno e Plutão em Touro. Percebemos, então um temperamento com muito elemento Terra, uma estabilidade e capacidade de assentar nas questões que necessitam disciplina e foco.
O escritor apresenta Júpiter em conjunção com Urano no Ascendente em Sagitário, em sextil com Sol em Libra, em trígono com Marte em Leão, e em oposição com Plutão em Gêmeos. Temos com estes aspectos um temperamento exuberante, onipotente, impulsivo e até briguento (acrescente-se Lua oposta a Marte em Leão). A força desse Ascendente se mostra no comportamento sem limites e inovador, ao mesmo tempo que é vibrante e sedutor. A predominância de modo Mutável no conjunto do mapa justifica a dificuldade de foco e uma inconstância física e até como tiques nervosos. Os elementos Ar e Fogo excitam uma mobilidade física difícil de ser controlada.
Essa radical diferença de temperamento entre as personagens a princípio não impede a grande atração que um exerce sobre o outro. Como se explica tudo o que acontece no convívio? E a incapacidade de permanência? A sinastria nos mostra as possíveis razões.
A Lua/Ascendente de Perkins em Libra, está em conjunção ao Sol de Tom… O editor percebe de forma íntima e pessoal a natureza solar de Tom, facilitando o encontro na afetividade.
Júpiter/Leão e Saturno/Gêmeos de Perkins fazem aspectos com o Mercúrio de Tom em Libra, todos no grau 24 dos signos. Ou seja, enquanto os dois profissionais desenvolvem afetos, Tom se sente impulsionado pelo editor a escrever e gerar linguagem e texto com as limitações necessárias. O Júpiter de Perkins também faz conjunção com Vênus/Leão de Tom: uma ligação amorosa e de entusiasmo. E temos mais: o Vênus de Perkins conjunto a Marte/Leão e em trígono com Júpiter e Urano/Ascendente Sagitário de Tom. Como evitar uma forte atração afetiva?
O editor enfatiza a expressão pessoal de Tom. Insufla o que já é entusiasmado por natureza. O editor reconhece a força positiva desse temperamento. Daí os ciúmes da companheira de Tom? Ela sabe que teria sido de alguma forma substituída pelo editor.
O que acontece então com o decorrer do tempo? O editor não consegue colocar limites em Tom, que não tem a necessária introversão para elaborar o que é desequilibrado em sua natureza. A predominância do elemento Mutável no mapa do escritor (com cinco planetas e Meio do Céu) gera uma crescente inconstância de comportamentos. Ele bate os pés, tem incapacidade de permanecer simplesmente. Tem rompantes pela exuberância de temperamento. Tudo vai se tornando insuportável para os dois. Enquanto isso ele deseja mudar o temperamento prudente e recatado do amigo.
Aí está: o relacionamento desanda. Tom não consegue entender a limitação que Perkins lhe pede. Ele se irrita com o comedimento de Perkins. Discutem. Afastam-se. Os bons aspectos jupiterianos, venusianos e lunares não são suficientes. Por mais que Perkins tenha visto em Tom a figura de um filho, Tom com sua natureza aquariana, muito livre de compromissos, de forma até infantil e com argumentos irracionais, não se submete à autoridade de Perkins. E ele precisava de um pai.
Onde está a dificuldade desse relacionamento? Talvez esteja na relação do Saturno entre eles: enquanto o Saturno/Gêmeos de Perkins faz oposição ao de Tom em Sagitário, faz também conjunção com o Netuno, ativando a oposição. Como poderia Tom aceitar limites se em sua natureza já é tão difícil lidar com a realidade? Aceitar a pressão que Perkins exerce sobre ele, ainda significa ceder à exigência de disciplina por causa do quadrado de Sol/Mercúrio/Virgem de Perkins no seu Saturno/Sagitário. Demais para ele.
Somente uma mudança em Tom poderia manter o relacionamento. Embora tardiamente, a revisão de seu comportamento revelada na carta despedida talvez tenha o tenha salvado das culpas pela consciência que se abriu.
A incontinência física e emocional de Tom acabou sendo pouco a pouco insuportável até que o Marte/Escorpião, sem aspecto de Perkins, se manifesta expressando sob pressão o que ele preferiria ter omitido: “Vivo a vida de forma diferente.” Apesar da expressão literária de Tom apresentar a grandeza de Júpiter/Urano/Sagitário), em sua vida pessoal faltou-lhe certa prudência e um comportamento mais adequado à convivência social.
O papel de Saturno nas sinastrias é fundamental. Aspectos bonitos que favorecem aproximação só se sustentam se os desafios de Saturno são elaborados. Caso não sejam superados, as relações se rompem.
E aqui fica meu convite. O que mais você pode acrescentar a esta análise necessariamente incompleta?