O remake da novela O Astro, em 2011, pôs em evidência os preconceitos que os meios de comunicação ajudam a difundir sobre a astrologia. Tipos estereotipados como o charlatão Herculano Quintanilha nada têm a ver com a comunidade astrológica – mas o público sabe fazer esta distinção?
Preconceitos na novela e no Globo Repórter
Vamos diretamente ao ponto mais irritante – ao menos para nós, astrólogos: O Astro é uma novela que contribui para a difusão de todos os velhos preconceitos sobre os métodos e a prática profissional da astrologia. O personagem principal é Herculano Quintanilha, que aprende astrologia enquanto paga por um crime que não cometeu. Ao sair da cadeia, passa a apresentar-se como astrólogo e mago numa churrascaria. Charmoso e com poucos escrúpulos, Herculano é um “alpinista social” que usa seu suposto conhecimento dos astros apenas como trampolim para as mais desvairadas ambições.
Para um público que, em sua esmagadora maioria, não tem uma compreensão correta do que é e para que serve o conhecimento astrológico, a novela apenas ratifica algumas associações automáticas que a mídia não cansa de difundir. E aí têm lugar todos os estereótipos do astrólogo como mago, suposto vidente, charlatão e oportunista, sempre disposto a explorar a credulidade do público. Herculano Quintanilha não faz verdadeiras leituras de mapas, e sim performances espetaculosas em ambientes de mau gosto. Tudo no personagem remete aos piores preconceitos, do turbante aos trajes em cores berrantes. É a velha conexão da astrologia com misticismo e breguice, como na letra da música-tema de João Bosco:
Em setembro
Se Vênus me ajudar
Virá alguém
Eu sou de Virgem
E só de imaginar
Me dá vertigem
Se alguém ainda acredita que essa exposição em horário nobre traz qualquer benefício, é porque desconhece a força de alguns poderosos grupos de pressão, para os quais a validação da astrologia representa uma desestabilizante ameaça.
Numa tentativa de tratar a questão com suposta imparcialidade, a Rede Globo dedicou, na mesma semana de estreia de O Astro, uma edição inteira do programa Globo Repórter à astrologia, com resultados bastante dúbios. Se o público teve a chance de conhecer as colocações sensatas de Cid de Oliveira e o desafio de pesquisa proposto por Francisco Seabra, teve, por outro lado, reforçada a impressão de que todo o conhecimento astrológico se resume a velhos chavões sobre signos solares. Foi o que propôs a veterana Zora Yonara, uma radialista muito conhecida no Rio de Janeiro, mas sem qualquer inserção no ambiente de produção teórica.
E mais: como de hábito na abordagem televisiva, o mesmo caldeirão misturou astrólogos, ciganos, integrantes de seitas espiritualistas e numerólogos. Essa mescla passa a falsa ideia de que todos fazem parte de um mesmo movimento, numa grande salada mística. Mascara-se, mais uma vez, o fato de que a astrologia é um saber racional e uma linguagem interpretativa cuja aplicação independe totalmente de dons psíquicos ou cosmovisões religiosas.
Cadê nosso serviço de media watch?
A pedagoga e astróloga bissexta Rita Kamil enviou uma mensagem contando o seguinte:
Insensato Coração, sucesso atual da Rede Globo [em 2011, na mesma época de O Astro], apresenta a atriz Glória Pires no papel de uma enfermeira, ou melhor, de uma auxiliar de enfermagem. A própria personagem fez questão de explicar a diferença mais de uma vez, e de forma extremamente didática. “Enfermeira só com curso superior”, foi o que ela disse. Na mesma novela há uma personal trainer que também já deu uma bronca num candidato a emprego só porque ele desconhecia que a profissão de professor de Educação Física é séria, regulamentada e exige diploma.
O que Rita quer dizer é que não se pode hoje denegrir a imagem de determinadas profissões nos meios de comunicação de massa sem o risco de um processo ou de, pelo menos, uma boa dor de cabeça. Se uma novela mostra um advogado desonesto, haverá sempre outro advogado de caráter íntegro, para compensar. Médicos? Quase sempre competentes e absolutamente dedicados – e trabalhando em hospitais imaculadamente limpos! (laboratórios e planos de saúde são grandes anunciantes, esqueceram?)
No mundo do politicamente correto, o papel de vilão sobra então para as profissões e grupos sociais com menor capacidade organizativa e mecanismos mais frágeis de autoproteção. Grupos com pouca voz na mídia são mais facilmente estereotipados, num mecanismo de exclusão bastante eficaz. Para virar esse jogo, a comunidade astrológica não deve pretender apenas maior presença nos meios de comunicação, mas sim uma presença qualitativamente eficaz, capaz de promover o rompimento do estereótipo fácil e a criação de um real interesse no público. Não é certamente o caso de O Astro, e nem tampouco do Globo Repórter.
Redação Constelar diz
Comentários recuperados da versão anterior do site:
13.07.11 @ 16:01
Comentário de : Marize M Gama [Visitante]
Concordo com comentário de Rita kamil. Cadê nosso media watch? Precisamos urgentemente desse serviço.
Há alguns meses atrás foi a revista Veja que em matéria de capa “achincalhou” com a astrologia sem dar à classe astrológica um direito de resposta. Sinto-me quase na Idade Média com essa perseguição, sendo que nos dias atuais ela é muito mais poderosa por causa dos meios de comunicação. Atingem em minutos uma massa de leitores,internautas, telespectdores expressiva. Não aguento mais ter que a todo momento sair, solitariamente, em defesa da astrologia perante os do meu círculo social. Trata-se de uma luta injusta e desigual. Deveríamos exigir que nos dessem os mesmos direitos de outras profissões qdo essas são atacadas. Artistas e muitos globais são assíduos frequentadores de consultórios astrológicos. Não está na hora de pedir ou exigir que nos deem um espaço para nossa defesa? Explicar a diferença entre astrólogos e videntes, paranormais, cartomantes, ciganos que leem a sorte nas bolas de cristais, pais de santos que consultam os búzios…Já ouvi de pessoa (provavelmente ignorante) fazendo “brincadeirinha” para que eu fizesse uma “macumbinha” pra descobrir isto ou aquilo que ela gostaria de saber. É irritante ! E a midia ajuda e estimula muito este conceito a proliferar. Esta novela, em pleno 2011, é um desserviço à astrologia. Anos de estudos e investimentos em cursos, livros, congressos tudo invalidado por uma novela!
13.07.11 @ 17:39
Comentário de : Soraia Maria Simaan [Visitante]
O SINARJ deveria eleger um astrólogo para nos representar perante a mídia. O sindicato existe prá que? Defender os interesses de uma categoria.
13.07.11 @ 19:39 · Url: http://www.macrocosmos.com.br
Comentário de : Alexey Dodsworth [Visitante]
Entendo a preocupação e a irritação, mas não concordo. Vejo a coisa de outro modo, nem como “vantagem”, nem como “desvantagem” para a profissão de astrólogo. Obra ficcional é obra ficcional, e não tem pretensão de refletir toda a realidade. No máximo, um aspecto da realidade. Gadamer se refere a isso com muita propriedade em seus tratados de Estética e Filosofia da Arte: a arte jamais engloba o mundo inteiro. Ela faz um recorte do mundo. E astrólogos como o de “O Astro” existem, e muito. São estes astrólogos reais, que existem, que deveriam nos preocupar, e não o personagem de uma obra ficcional. Há personagens ficcionais de mau caráter que são médicos, pilotos etc. Não vejo psiquiatras achando que Hannibal Lecter denigre a profissão. A insegurança é nossa.
14.07.11 @ 00:19
Comentário de : Arnis [Visitante]
;
14.07.11 @ 01:53
Comentário de : Mônica [Visitante]
Pensando a frase… “A arte jamais engloba o mundo inteiro”..
Novelas da globo será que realmente pode ser considerada arte? Cinema é arte, aí sim.. E novela? Acho que o autor não se referia a arte desta forma..A novela é mídia, formadora de opinião, ditadora de moda e principalmente hipnotiza o povo que sempre acredita que aquilo é verdade..As pessoas deixam tudo pra ver novela..Como assim? Que tipo de cultura ela traz? O artigo está muito bem colocado.. E as profissões respeitadas continuam sempre as mesmas.
…”para os quais a validação da astrologia representa uma desestabilizante ameaça.” Concordo com esta frase e acredito que a insegurança seja deles!
14.07.11 @ 06:49 · Url: http://chopinhofeminino.blogspot.com/
Comentário de : Renata Lins [Visitante]
Ah, não acho não, Fernando. Pra mim tem algo bem claro de exposição nessa retomada do Astro. Não sei se vc chegou a ver o horóscopo de divulgação, onde o Chico Cuoco faz o personagem. Pois bem: foi o Alexey Dodsworth que fez. Ficou muito bem-feito. E o fato de tar “na boca do povo” é positivo, a meu ver. Dá oportunidade. Abre espaço. A nós de aproveitá-lo com sabedoria. Bjs.
14.07.11 @ 18:15 · Url: http://www.floraisdasgerais.com.br
Comentário de : Héllen A. Carvalho [Visitante]
A diferença se resume em intelectualidade versus superficialidade. Na mídia é raro haver profundidade, pois em se tratando de astrologia da maneira como ela é em sua essência, com certeza o público interessado, seria restrito para fazer uma identificação. É mais fácil falar de forma generalizada, o telespectador já vive de forma externa, mal se conhece, não se conecta com seu mundo interno. Se houvesse esta conexão com certeza não estaria tão ligado á mídia,e esta com certeza não influenciaria tanto em sua forma de ser ou pensar. A humanidade ainda precisa caminhar muito, para sentir a verdade, descobri-la dentro de si mesma. Enquanto isso a massa social vai observando “O Astro” , os astros, na busca de um dia quem sabe olhar mais para si, se conhecer e saber que nossa vida está ligada às leis da natureza e que fazemos parte deste Universo,somos parte dele, criando e co-criando toda realidade à nossa volta. Aí sim poderemos falar da influência da Astrologia de forma que todos consigam entender seu verdadeiro significado.
16.07.11 @ 11:12
Comentário de : roberto melfi [Visitante]
Entendo que em certa forma todos contêm algo de razão nos comentários , mas ao invés de reagir à manipulação da globo, direccionei-me ao mapa do Brasil com ascendente aos 10 graus de aquario , que posivelmente seja confiável .
Venus em setima casa conjunto ao nodo sul em sequicuadratura apertada com urano e netuno.
A casa sete além da midia , representa os defeitos da personalidade.
A sesquicuadratura crescente na sua connotação negativa representa a incapacidade de incluir : o proprio entendimento e as necesidades dos outros dentro de uma mesma formula.
Sem dúvidas que a globo inclui e exclui para o proprio beneficio :
Personal training , musculos , academias , gigolos-boy , vão ser bons consumidores de mega proteinas e demais suplementos alimentários , enquanto que astrólogos sempre serão sempre uma ameaça latente para um mercado mediático que inclui a cerveja gelada , um bom plano de saúde e a qualidade de não ser corno como pre-requisito para sentirse um bom cidadão.
16.07.11 @ 22:07
Comentário de : Sueli [Visitante]
Zora Yonara? Aquela dos rótulos prontos e números da sorte? Será que algum dia ela fez um mapa astral?
Quanto ao Astro, acho que se trata do retrato de um charlatão, que “se diz” astrólogo, guru, vidente, etc., como tantos, e que se não me engano é desmascarado depois. Dessa maneira, talvez não represente nenhum ataque direto à Astrologia.
17.07.11 @ 10:09
Comentário de : Edmundo Dantê [Visitante]
Quando O Astro passou pela 1ª vez em 1977, não havia internet.Então a astrologia continuou sendo pouco conhecida. Mas hoje há vários sites em q a pessoa pode descobrir q a astrologia não é só charlatanismo como na novela .Quem julga a astrologia baseado em capitulos de novela, julga de modo superficial e equivocado.
17.07.11 @ 16:00
Comentário de : Vitor [Visitante]
Acho que pelo fato de a Globo exercer um enorme peso na opinião pública sobre qualquer assunto que ela resolva colocar nas suas novelas ela não pode ter a liberdade de tratá-los da maneira que quiser, ainda mais diante de um público que já possui uma tendência histórica a aceitar indiscrimandamente qualquer argumento chulo que contribua para “acabar” com todas as formas de “superstição” reminescentes. Eu não me importaria com essa novela se não estivéssemos vivendo em um contexto em que a Astrologia é marginalizada por causa de uma imagem distorcida que é reproduzida constantemente. Eu me preocupo sim com a imagem da Astrologia porque é justamente esse aspecto que as pessoas levam em consideração. A ficção tem um enorme poder de induzir as pessoas a acreditarem em coisas que podem ser prejudiciais em muitos casos. Vejam o caso do filme “Tubarão”, que contribuiu para que as pessoas tivessem um medo desproporcional em relação ao bicho e o matassem desnecessariamente a ponto de fazer muitas espécies entrarem em extinção.
18.07.11 @ 13:47
Comentário de : Renata [Visitante]
Desculpe, acho muito melindre pra pouca coisa. A novela é dos anos 70, e mesmo que fosse atualizada é um folhetim. Não é por causa de uma novela que a reputação ou o preconceito em relação a astrologia e aos astrólogos vai piorar, pq as pessoas no geral tem um mínimo de discernimento pra saber que astrologia nada tem a ver com o que o Herculano Quintanilha faz na novela. E é óbvio que o cara é um charlatão, mas não vejo conexão alguma com os astrólogos. Não assisto a Globo, não gosto da programação muito menos das novela, mas dias atrás fizeram um Globo Repórter que falou muito sobre astrologia… isso serve exatamente pra esclarecer um pouco a população burra que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Acho um exagero esse texto, se me permite dar minha opinião sincera. E digo que a música do João Bosco é lindíssima, e tbém nada tem a ver com os astrólogos.
19.07.11 @ 19:02
Comentário de : Alexey Dodsworth [Visitante]
Eu diria que novela não é arte. Por que cinema é, e novela não? Realmente, não entendi a diferença, Mônica.
Quanto à suposta perseguição que a Astrologia sofre por parte da mídia, segundo alguns comentários que li, acho tudo isso um grande exagero. A midia tem, com a Astrologia, uma relação de morde-e-assopra. Todas as grandes revistas ora fazem matérias elogiosas sobre a Astrologia, ora negativas. E, assim, agradam a todos os públicos.
27.07.11 @ 20:56
Comentário de : Dilma Lopes Acritello [Visitante]
A minha experiencia como astrologa,tem mostrado o quanto podemos colaborar para o crescimento do ser humano. Alguém tem tomar uma atitude perante a Rede globo quanto a esse absurdo, em colocar um personagem que avacalha o mais antigo conhecimento humano. Jung dizia que a astrologia é um arquetipo humano que deve ser levado muito a sério.Não podemos permitir que uma midia manipuladora da opinião publica nos desrespeite assim
30.07.11 @ 00:01
Comentário de : Edmundo Dantê [Visitante]
Sobre o q Alexey disse sobre a novela ser uma obra de arte: atualmente as novelas são produzidas com uma perfeição de imagens e diálogos q fica dificil pra maioria das pessoas distinguir ficção de realidade.Claro q para Alexey e pra pessoas esclarecidas fica bem claro q se tata apenas de uma ficção para entretenimento.Mas um grande numero de pessoas toma a novela como se fosse um documentário.E a intenção de parecer o mais verossímel possivel é proposital da Rede globo.
30.07.11 @ 00:16
Comentário de : Edmundo Dantê [Visitante]
Concordo q a novela só mostra o lado chantagístico q se pode fazer da astrologia.Faltou mostrar o lado benéfico da astrologia:auto-análise,desbloqueio de padrões repetitivos de comportamento, auto-compreensão,previsão de momentos decisivos na vida,segredos importantes q vem a tona e etc.Devia ter um personagem astrólogo herói em contraposição ao astrólogo vilão.
26.04.12 @ 08:51
Comentário de : Maurucio José Vicente [Visitante]
Eu adoro a Zora Yonara pois ela sabe como ninguem espresar o nosso horospoco