Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
A CRÔNICA DO ECLIPSE

Serginho, o jogador que morreu de Lua

Fernando Fernandes

 

O sentido simbólico: testando a resistência do brasileiro

Serginho foi um jogador que, enquanto esteve vivo, poucas vezes chamou a atenção da imprensa. Foi um jogador esforçado, mas não era um ídolo. Era um homem comum, que tentava vencer na vida em sua profissão apesar de saber-se portador de uma cardiopatia. A comoção que sua morte provocou vem exatamente disso. Marte em Escorpião oposto a Saturno em Touro no mapa do Brasil fala de gente como Serginho, que para sobreviver e afirmar-se precisa enfrentar obstáculos intransponíveis (Saturno em Touro), muitas vezes tão invisíveis quanto os conteúdos da casa 12 que este Saturno rege: preconceitos, estruturas cristalizadas de poder, conchavos ocultos e tudo o mais.

O fato isolado faz parte da teia do todo. O fragmento dá testemunho da trama a que pertence. É significativo que, nos meses que antecederam o eclipse, as agências que cuidam da propaganda institucional do governo federal tenham criado, num lampejo de genialidade, a campanha "eu sou brasileiro e não desisto nunca". Mostrando em imagens a história da recuperação de Ronaldinho e outras demonstrações heróicas de força de vontade, a campanha destaca uma característica não suficientemente valorizada do brasileiro: a extrema persistência e insistência, exatamente um traço que pode ser relacionado a Marte em Escorpião na casa 9 oposto a Saturno. No passado, tal característica esteve mais associada a um tipo brasileiro em particular, o nordestino pobre - não fosse o Nordeste a região mais escorpiana do Brasil. Há cem anos Euclides da Cunha já dizia, em Os Sertões, que "o nordestino é, antes de tudo, um forte". Agora vem a própria agência governamental para afirmar que "brasileiro não desiste nunca", ao que a tragédia de Serginho acrescenta: "insiste até cair morto".

É um momento, enfim, em que se valoriza, para o melhor e para o pior, o que o mapa do Brasil e o temperamento do brasileiro têm de mais fixo, do Ascendente em Aquário à oposição Saturno-Marte em Touro-Escorpião, sem esquecer de Vênus em Leão. Como o simbólico dá significado ao real, a leitura que podemos fazer dos próximos meses, a partir do eclipse, é que, para nós, brasileiros, chegou a hora de nossa capacidade de resistência e persistência ser testada. Tal como Serginho, cuja energia vital de repente eclipsou-se num desmaio de morte, o eclipse nos aponta a possibilidade de algumas descontinuidades, travamentos e sombras em tudo aquilo que Marte representa para o país.

De volta ao futebol

O simbolismo do eclipse, quando aplicado ao esporte brasileiro, esgota-se na morte em campo do jogador Serginho? Não, nada disso. No dia 6 de novembro, por volta das 23h30 (segundo o Estado de S. Paulo), a mãe do jogador Robinho, do Santos e da seleção brasileira, foi levada por homens armados quando participava de um churrasco em Praia Grande, litoral de São Paulo. Na mesma semana, um jogador do América Mineiro era assassinado nos arredores de Belo Horizonte. De novo, a rodada de domingo do campeonato brasileiro foi pontuada por preces e minutos de silêncio.

Robinho - este sim, um ídolo esportivo em plena ascensão - é o protótipo do brasileiro pobre que sobe na vida graças a seu talento pessoal. Querido pela torcida e admirado por seus dribles desconcertantes, foi obrigado a afastar-se do time em função de uma situação brutal e absolutamente fora de seu controle.

A mãe do jogador Robinho é levada por dois seqüestradores - 6.11.2004, 23h30 - Praia Grande, SP - 24s01, 46w25.

O sumiço de Marina Silva de Souza, a mãe do jogador santista, aconteceu com Saturno na casa 1, em Câncer, em quadratura com Marte em Libra no Fundo do Céu. Marte e Saturno no mapa do seqüestro estão na mesma posição, por casa, do mapa da morte do jogador Serginho, uma semana antes. Os dois planetas, na Antiguidade considerados maléficos, estavam em seus respectivos exílios (signos opostos àquele que o planeta rege) e reiteravam o destaque dado pela coincidência do eixo do eclipse como o eixo Marte-Saturno no mapa do Brasil.

Mais eclipse:
O eclipse, a catuaba corrupta e a gasolina batizada

Atalhos de Constelar 77 - novembro/2004

A crônica do eclipse lunar | O jogador que morreu de Lua | testando a resistência do brasileiro | Catuaba corrupta | Lula, Revolução com eclipse |
Prognósticos de Constelar e resultados das eleições | São Paulo | Rio, Porto Alegre e Curitiba |
Os maias e os seis vetores do tempo | A cultura maia | Especulações sobre o tempo |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.