Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
UM SÉCULO DE TRÂNSITOS DE PLUTÃO

Crise e renovação para a humanidade

Tereza Kawall

 

Plutão em Virgem

Nessa posição, Plutão trouxe uma busca de aprimoramento no uso da energia atômica. Com o aperfeiçoamento e uso crescente dos computadores, também houve nesse período mudanças revolucionárias no trabalho.

PLUTÃO EM VIRGEM
(1956 a 1972)
Polaridade oposta: Peixes
Virgem Peixes
Mundo das formas Espírito
Sabedoria Psiquismo
Praticidade Sensibilidade
Trabalho/saúde Caridade
Leis da natureza Síntese
Terra Céu
Crítica Misticismo
Matéria Ilusão
Perfeição Unidade

Verificamos conquistas importantes na medicina, notadamente no campo dos transplantes de órgãos, que marcavam o início de novos rumos para a melhora ou prolongamento das condições de vida humana. Conseqüentemente, levantaram-se muitas questões a esse respeito - como levar saúde às massas, debates sobre questões morais e religiosas sobre a eutanásia, por exemplo.

Festival de Woodstock, 1969. Flower Power, propostas pacifistas e psicodelismo. É a dimensão pisciana do trânsito de Plutão em Virgem.

Concretizou-se a idéia das reformas agrárias, cuja necessidade se fazia sentir imperiosamente, estimulada pela grande divisão de terras ocorrida na União Soviética e também nos países centro-europeus, com a queda dos regimes anteriores à Guerra.

Paradoxalmente, como que para fugir do avanço da tecnologia e da visão racional e materialista do mundo, houve o aparecimento das drogas psicodélicas, que abriam caminhos ao inconsciente e despertavam na juventude visões artísticas e espirituais. O "irracional" também se popularizou. (Temos aqui a polaridade de Peixes se manifestando; seu planeta regente, Netuno, relaciona-se ao misticismo e às drogas).

Em 1962, com o aparecimento dos primeiros movimentos ecológicos em toda a Europa e EUA, houve o alerta para a necessidade de consciência do conhecimento do equilíbrio da natureza. É desse período a preocupação de um saneamento em nível mundial e a busca de soluções para a poluição do meio ambiente. As pessoas começam a buscar uma vida mais consonante com a natureza, através de maiores cuidados físicos e de uma alimentação mais adequada.

No começo dos anos 60, o movimento hippie assumia proporções gigantescas; levantou um profundo questionamento em relação ao amor, à guerra, ao consumismo e questionou com efervescência o pacifismo e a liberdade. Nessa época, o mundo assistia a todos os horrores da Guerra do Vietnã - um evento marcado mundialmente por protestos generalizados e pela crescente desilusão entre a própria sociedade norte-americana. Os problemas de drogas entre os soldados nesta guerra e na juventude naquele país tiveram conseqüências irreparáveis.

Plutão ficou em Virgem até agosto de 1972; a guerra terminou cinco meses depois.

Plutão em Libra

Plutão em Escorpião
Plutão em Sagitário

Plutão em Câncer
Plutão em Leão

Plutão, da luz ao aniquilamento

Abertura
Crise e renovação para a humanidade, de Tereza Kawall
Em Sagitário, mais crise que renovação, de Fernando Fernandes
Loucura e Despedaçamento, de Marcelo Cronos Brasil
Plutão na casa das realizações profissionais, de Flavia Ribeiro de Melo

Edições Anteriores

Relacionamentos plutonianos, de Fernando Fernandes
Plutão em Sagitário e agorafobia, de Angela Schnoor


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.