Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 
 
QUATRO ARTIGOS PLUTONIANOS

Plutão, da luz ao aniquilamento

 

Plutão, planeta ao qual se atribui a regência dos processos mais dolorosos e inescapáveis, continua sendo um princípio astrológico incompreendido. Por isso, Constelar tomou-o como tema de quatro diferentes matérias, que o exploram sob vários pontos de vista.

UM SÉCULO DE TRÂNSITOS DE PLUTÃO

Crise e renovação para a humanidade - por Tereza Kawall - Escrito em 1984 para a revista Planeta, este artigo de Tereza Kawall faz o resgate da natureza e do significado de todos os trânsitos de Plutão desde 1912 até a entrada de Plutão em Escorpião, nos anos oitenta.

Em Sagitário, mais crise que renovação - por Fernando Fernandes - Este artigo complementa o de Tereza Kawall, analisando o papel dos trânsitos de Plutão nos últimos 20 anos, em Escorpião e Sagitário.

PLUTÃO, HADES E DIONÍSIO

Loucura e Despedaçamento - por Marcelo Cronos Brasil - O simbolismo de Plutão expressa os mistérios do submundo do deus mitológico Hades, mas também fala de loucura, êxtase, aniquilamento e da violência dos rituais de passagem do deus Dionísio. Com imagens sugestivas e poéticas, o autor resgata alguns dos mais arcaicos significados de Plutão.

ENFOQUES DIDÁTICOS

Plutão na casa das realizações profissionais - por Flavia Ribeiro de Melo - Se Plutão rege tudo que está oculto, o que significa tê-lo na casa 10, a mais elevada e visível do mapa? O Dalai Lama tem este posicionamento. E você?

ARTIGOS SOBRE PLUTÃO EM EDIÇÕES ANTERIORES

Relacionamentos plutonianos, de Fernando Fernandes
Plutão em Sagitário e agorafobia, de Angela Schnoor


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.