Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
UM ESTUDO ASTROLÓGICO SOBRE GETÚLIO VARGAS
O segundo governo Vargas e a crise de agosto

Raul V. Martinez

 

Carta da morte de Getúlio

Fig.27 - Carta da morte de Getúlio - 24.8.1954, 7h52m30s - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12.

O horário, 7h52min30s, foi obtido considerando o relatado por João Neves da Fontoura a Luís Vergara e uma das direções simbólicas possíveis na Carta de Retorno do Ascendente imediatamente anterior (Fig.29). No caso foi considerada a direção de Mercúrio, planeta da 8 da carta básica, vindo a coincidir com Netuno, regente dessa casa.

Imagem Simbólica do Ascendente:

Libra 3 - Um homem em mangas de camisa está sentado em um tronco de árvore, parecendo sonhar, mas suas mãos e pés estão acorrentados; e, em uma casa vizinha, uma grande janela gradeada deixa perceber uma mulher olhando avidamente para fora.

ou - Um homem tendo os pés e as mãos acorrentados.

O Ascendente dessa carta está na 2 da carta básica, casa que complementa a 8. Na 1 estão Vênus e Netuno. Vênus, a 16°27' de Libra, em oposição a Mercúrio radical na 8. Por sua vez, Netuno é o regente da 8 da carta básica. Na 12 estão Plutão, o Sol e Mercúrio - envolvendo significadores de sacrifício, ou de auto-sacrifício, de morte espetacular e de coração. A Lua, na 10, está junto de seu Nodo Descendente, eclipsada por ele. Nesta casa, sobre Marte radical, está Júpiter, co-regente da 8 da carta básica. Na 9 está Urano, em quadratura com Netuno - com a morte, inimigos tornam-se amigos, ou se dizem amigos, de forma enganosa. Marte, na cúspide da 4, correlaciona-se com o fim violento, misterioso, por ser planeta da 12 da carta básica. Marte se opõe ao Meio-Céu, mas forma trígono com o Sol e com Mercúrio na 12 (a carta-testamento). Saturno, Vênus, Netuno, Lua, Meio-Céu, Plutão e Júpiter da carta básica estão na casa 8 da carta da morte de Getúlio.

Direções na Revolução Solar (Fig.25)

Na hora do suicídio o Sol estava a 0°44' de Virgem (Fig.27), ou seja, havia percorrido 121°12' desde sua posição inicial na Revolução Solar. Mercúrio, planeta da 8 da carta básica, principal significador da morte para Getúlio, mais esse ângulo, passa para 12°02' de Leão, cravado sobre o Ascendente da carta básica, significador do corpo físico. Vênus, regente da 4 da Revolução Solar e planeta dessa casa, mais esse valor, fica a 20°29' de Virgem, na 8, em sextil com a Lua em queda no Meio-Céu. Júpiter passa para 24°28' de Libra, sobre Netuno da Revolução Solar. Esses planetas são regentes da 8 da carta básica. Urano, significador dos inimigos declarados de Getúlio, mais 121°12', fica a 20°27' de Escorpião, sobre a Lua, sua dispositora nessa carta, na cúspide da 6. Plutão dirigido fica a 23°47' de Sagitário, em oposição a Júpiter da Revolução Solar e em quincunce com a Lua da carta básica. O Meio-Céu passa para 15°27' de Peixes, em oposição a Urano radical. A Lua, mais esse ângulo, fica a 21°40' de Peixes, sobre a cúspide da 8 da carta básica.

Retorno Lunar anterior à morte

Fig.28 - Retorno Lunar anterior à morte - 20.8.1954, 19h14 - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12.

O Ascendente dessa figura está a 19°55' de Peixes, na cúspide da 8 da carta básica. Na 8, regida por Vênus, estão Netuno, regente da 8 da carta básica, e Saturno. Vênus, o componente político, está na cúspide. Marte, na 10, próximo do Meio-Céu, pode ser correlacionado com os chefes militares, com a violência e com a repercussão da morte. Na cúspide da 6 estão juntos outros significadores da morte: Plutão e Mercúrio. Em conjunção com eles está o Sol, regente do Ascendente da carta básica e significador do coração.

Direções no Retorno Lunar (arco a acrescentar: 48°46')

Na hora da morte, a Lua estava a 12°28' de Câncer. Havia percorrido, portanto, 48°46' desde sua posição inicial no Retorno Lunar. Nessa posição formava quadratura com Vênus, regente da 8 no Retorno Lunar. Estava entrando na 12 da carta básica. No Retorno Lunar, a Lua é um dos regentes da 4 e é dispositora de Júpiter e de Urano.

O agrupamento Plutão-Mercúrio-Sol, mais esse ângulo, passa para 13°32', 15°10' e 16°06' de Libra, entre Vênus e a cúspide da 8 do Retorno Lunar e também em oposição a Mercúrio radical, na 8. Urano, o imprevisto, regente da 7 da carta básica e da 12 do Retorno Lunar, mais esse valor, fica a 14°12' de Virgem, sobre Urano radical, ativando e fortalecendo seus significados nas duas cartas.

O último Retorno do Ascendente de Getúlio

Fig.29 - Retorno do Ascendente, anterior à morte - 24.8.54, 5h12. Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12.

Na casa 1 estão Plutão, Sol e Mercúrio. O Sol está entre dois importantes significadores da morte para Getúlio. Na 2, que complementa a 8, está Vênus a 16°20' de Libra, em oposição a Mercúrio radical. Perto de Vênus encontra-se Netuno, na cúspide da 3, regente da 8 da carta básica. Na 12 estão Urano e Júpiter, este sobre Marte radical. Na cúspide, junto do Nodo Descendente, está a Lua, regente dessa casa.

Direções no Retorno do Ascendente

Ângulo formado entre os Ascendentes da carta básica e da carta da morte: 182°52' - 132°00' = 50°52'. Mercúrio, principal significador da morte para Getúlio, por ser o único planeta presente na 8 da carta básica, mais esse ângulo, passa para 24°01' de Libra, sobre Netuno, regente da 8 da carta básica. Esta direção determinou a construção da Fig.27. Foi utilizada para estabelecer o possível horário do suicídio. Dessa forma, somente as demais direções, envolvendo significadores do fato, devem ser consideradas como elementos de verificação. O Sol, regente do Ascendente, astro que está entre Mercúrio e Plutão, mais esse valor, passa para 21°30' de Libra, formando quadratura com Júpiter na 12, aproximando-se da conjunção com Netuno. Plutão, regente da 4, mais esse ângulo, fica a 15°45' de Libra, junto de Vênus, regente do MC da carta de Retorno do Ascendente, e em oposição a Mercúrio radical, a 16°11' de Áries. Marte passa para 20°48' de Aquário, em quincunce com Júpiter na 12, que está sobre o Marte radical. Netuno, vai para 14°48' de Sagitário, ficando em quadratura com Urano radical.

A morte de Getúlio Vargas e a Carta da Independência do Brasil

Atalhos de Constelar 25 e 26 - julho-agosto/2000
Getúlio Vargas, o brasileiro mais poderoso do século XX

Um arsenal de técnicas de previsão | Trânsitos e direções | Retornos solares e lunares |

Dos primeiros anos à conquista do poder | A carta básica | Assassinato em Ouro Preto | Um pouco de História do Brasil | Assassinato de João Pessoa | Revolução de 30 | Governo Provisório |

Da Revolução de 30 ao Estado Novo | A Revolução de 32 | Acidente na Rio-Petrópolis | O Estado Novo | 1945: A Renúncia |

O segundo governo e a crise de agosto - o suicídio | 1950: Getúlio eleito para novo mandato | As horas finais | O suicídio | Carta da morte de Getúlio | A morte de Vargas e o mapa da Independência | Dados sobre o suicídio | Um astrólogo dos anos 30 |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.