Um
olhar brasileiro em Astrologia
Edição 139 :: Janeiro/2010 :: - |
|
|
Novidades em mapas do Brasil Um link direto para os vinte mapas mais recentes Em breve: uma nova versão de Mapas do Brasil. |
ASTROLOGIA E CINEMAEnsaio sobre a cegueira:
|
Sílvia Bacci |
Um filme incômodo, violento, sobre um grupo de pessoas envolvido em uma situação-limite. Assim é Ensaio sobre a cegueira, adaptação para as telas do romance do escorpiano José Saramago. O signo solar do escritor português está presente em cada detalhe.
Ensaio sobre a cegueira, obra do escritor português e ganhador do Prêmio Nobel José Saramago, tem a marca do signo solar de seu autor. Em 2008, o livro deu origem ao filme Blindness, sob a direção do premiado cineasta brasileiro Fernando Meirelles. O que teria intrigado Meirelles especificamente nesta obra? Para quem leu o livro ou assistiu o filme, não é difícil reconhecer na história diversos elementos que remetem a Escorpião e ao seu regente, o implacável planeta Plutão.
Ensaio sobre a cegueira é a história de uma epidemia que surge inexplicavelmente e rapta a visão das pessoas. Ao contrário da escuridão, os doentes vêem uma luz branca. O mal se alastra rapidamente e as autoridades decidem colocar os doentes em quarentena. Os direitos e as necessidades humanas são esquecidos, demonstrando a absoluta incompetência do Estado para lidar com uma crise deste porte. Isolados, os cegos, que a cada dia tornam-se um contingente maior de pessoas, lutam para satisfazer suas necessidades básicas e para manter a dignidade. Apenas uma personagem confinada não está cega: a mulher do médico, interpretada no filme pela atriz norte-americana Juliane Moore.
A despeito dos detalhes do enredo, basta relacionar os temas envolvidos para que se faça a associação astrológica: o poder estabelecido que esmaga a individualidade por causa do seu radicalismo, a prática de confinar os cegos, que mais parece um sequestro, a necessidade de auto-preservação a qualquer custo, a força dos instintos, como o de sobrevivência e o sexual, e o indivíduo diante de uma situação-limite. A história envolve o leitor e o espectador, transmitindo a podridão do ambiente em que se passa. A sujeira que vai tomando conta do local onde os cegos estão confinados é perceptível a eles pelo odor insuportável e pelo tato. É o apodrecimento, simbolizado pelas águas turvas de Escorpião. A absurda situação em que estas pessoas se encontram vai abalando a estrutura psicológica de todos. A personagem da mulher do médico destaca-se na história por ter uma resistência, física e psicológica, típica dos escorpianos. Além disso, ela demonstra outra habilidade deste signo ao guardar um segredo, o de ser a única a enxergar, e de saber usá-lo na hora certa. A mulher do médico não só é capaz de matar alguém como o faz, pois tem sangue-frio suficiente e, em determinado momento da trama, percebe que não há outra saída.
"Os malvados", como denomina Saramago, são os personagens que colocam os instintos acima da moral e da ética. Eles roubam, chantageiam e machucam os outros, tamanho é seu desespero no confinamento. “Os malvados” são liderados pelo personagem que se autodenomina Rei da Ala 3, interpretado furiosamente pelo ator mexicano Gael García Bernal. É como se o planeta Plutão tivesse roubado toda a necessidade de manter alguma forma de ordem ou de pudor. Uma das passagens mais tensas do livro tornou-se uma das cenas mais polêmicas do filme Blindness. Trata-se de um estupro coletivo. O diretor Fernando Meirelles reduziu o tamanho da cena, após realizar testes com o público e perceber que seu impacto era tão grande que colocava as pessoas contra o filme. A abordagem direta da sexualidade, em seus aspectos mais ou menos nobres, está ligada a Escorpião, o signo do desejo.
O filme Blindness exigiu muito de todos os envolvidos em sua realização. Do escritor, Saramago, foi necessário desprendimento suficiente para suportar ver sua criação transposta à linguagem cinematográfica, o que não é pouco. “Cinema destrói a imaginação” teria dito ele, anos antes. Do diretor Fernando Meirelles, exigiu uma aposta bastante alta, ao adaptar uma obra aparentemente inadaptável, devido ao caráter marcante da escrita de Saramago e que é o livro preferido de muitos dos seus leitores. Meirelles ainda precisou encarar os protestos de associações em defesa dos direitos dos cegos, que o acusaram de retratá-los como monstros. Do elenco, o filme exigiu dedicação intensa e a participação em um “laboratório da cegueira”, sem o qual o realismo das atuações não existiria. E do roteirista, Don McKellar, exigiu um especial exercício de flexibilidade e análise, representando um dos maiores desafios de sua carreira. Amada ou odiada, “Ensaio sobre a cegueira”, assim como o signo de Escorpião, é uma obra que não passa despercebida, por sua intensidade e impacto.
Leia outros artigos de Sílvia Bacci.
Fernando Fernandes
José Saramago - 16.11.1922, 14h (UT) - Aldeia de Azinhaga
(freguesia do concelho da Golegã, Portugal) - 008w53, 39n35.
Fonte: Astrotheme, França.
O escorpiano José Saramago tem Ascendente e Meio-Céu nos signos de Peixes e Sagitário, ambos regidos por Júpiter. O Sol está na cúspide da casa 9, o que reforça o sentido jupiteriano da carta desse escritor, cuja literatura transcendeu fronteiras e conseguiu tratar de temas universais. Contudo, Júpiter está na casa 8, em Escorpião, o que traz de volta a importância do signo solar. O trígono de Júpiter com Urano em Peixes no Ascendente dá a Saramago a amplitude de perspectiva que lhe permite tratar de situações-limite - como em Ensaio sobre a cegueira - ao mesmo tempo com a agudeza de Escorpião e com a dimensão filosófica de Sagitário-Peixes. Urano no Ascendente é também a centelha de rebeldia que fez de Saramago o intelectual iconoclasta, comunista e ateu. Marte em Aquário na 12 oposto a Netuno é outro aspecto que fala de insatisfação e idealismo, enquanto Lua-Saturno em Libra remetem ao estilo requintado, ao uso lúcido e intencional dos recursos de linguagem para criar uma estética toda própria.
Outros artigos de Silvia Bacci.
|
Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |Fernando Fernandes - Terremoto no Haiti | O mapa da tragédia | Zilda Arns, a heroína virginiana | Edições anteriores Raul V. Martinez - Astrologia Eletiva | Os fundamentos | Seis casos práticos | |
Cadastre
seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização
do site! |
|
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos. Reprodução proibida sem autorização dos autores. |