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ESCOLAS DE SAMBA E SIMBOLISMO ASTROLÓGICO

Porta-estandarte, a rainha rebelde

Fernando Fernandes

 

A porta-estandarte corporifica todas as contradições dos contatos entre Europa e África no passado do Rio de Janeiro. Ao evoluir escoltada pelo mestre-sala, ela tanto pode ser a princesa africana que luta pela liberdade quanto a imitação tropical da velha nobreza.

O estandarte é o símbolo distintivo da escola de samba. Revela a verdadeira natureza do desfile, que não é apenas um exercício lúdico, mas uma competição entre comunidades, resquício, talvez, das guerras étnicas entre as diversas nações africanas. Contudo, a rivalidade entre as comunidades não tem base étnica, e sim geográfica. Nas primeiras décadas de sua existência, as escolas correspondiam a territórios geograficamente delimitados, trazendo, no próprio nome, a indicação da origem. É o caso da Estação Primeira da Mangueira (Morro da Mangueira), da Portela (Estrada do Portela, em Oswaldo Cruz), do Império Serrano (Morro da Serrinha, em Vaz Lobo), do Acadêmicos do Salgueiro (Morro do Salgueiro, na Tijuca), da Unidos de São Clemente (Morro de Dona Marta, na rua São Clemente) e assim por diante. Aos poucos, a crescente interferência dos líderes da contravenção organizada - os banqueiros do jogo do bicho - e a chegada maciça de foliões de classe média dissolveu em parte as fronteiras territoriais e estabeleceu outros valores distintivos. A adesão a esta ou aquela escola deixou de ser uma questão automática, determinada pelo bairro em que se mora, para passar a ser uma escolha por identificação ideológica, afetiva, estética ou utilitária.

A competição entre as escolas é uma extensão carnavalesca de outras competições mais sérias, que se dão no nível do "mundo real": as brigas entre gangs de comunidades, que tumultuam as saídas dos bailes funk nas noites de fim de semana, e as disputas de prestígio entre os patronos das agremiações. Em termos puramente carnavalescos, há também muitos interesses em jogo, já que o sucesso no desfile significa valorização no mercado para uma infinidade de profissionais que fazem dele o trampolim para vôos mais altos: cenógrafos, modelos, aderecistas, compositores, todos têm a ganhar ou a perder, o que transforma a passarela numa arena. É o combate-espetáculo, tão importante na cultura carioca quanto foram os torneios medievais de cavalaria e as lutas de gladiadores na Roma imperial.

A escola de samba é uma agremiação (casa 11) recreativa (Sol, Vênus, casa 5) mas também guerreira (Marte) cujos combates se dão num espaço circunscrito (a passarela, casa 5) e de acordo com um regulamento (Júpiter).

No aspecto recreativo, o menos importante parece ser Vênus, pois não se trata de lazer pelo lazer, mas do exercício de afirmação de uma importante parcela da população da cidade, que se empenha para transformar o desfile no "maior espetáculo da Terra": Sol e Marte envolvidos num esforço coletivo, onde ocorre um imenso investimento de energia física com vistas à produção de energia simbólica. Poucas cidades do mundo têm uma necessidade tão intensa de produzir manifestações periódicas do poder de sua coletividade. O Rio de Janeiro torna-se, em função do Carnaval, uma cidade especial, e cobra do mundo o tributo do reconhecimento de sua singularidade.

Pessoas com Netuno no Ascendente costumam ter dificuldade para estabelecer limites e reconhecer sua auto-imagem. Definir uma identidade torna-se um problema específico, podendo gerar atitudes compensatórias. Ivan IV, o Terrível, czar da Rússia no século XVI (25.8.1530, 18h, LMT, Moscou), tinha o Sol em Virgem na casa 7 e Netuno em Peixes como único planeta de casa 1. Após uma infância vigiada por tutores, em que jamais sentiu-se seguro para ser autêntico e espontâneo, afirmou sua personalidade mediante seguidos genocídios, em que dizimou populações civis de cidades inteiras.

Fundação do Rio de Janeiro - 1.3.1565 - 11h49 - 22s54, 43w15.

O Rio de Janeiro também padece da problemática netuniana e da ênfase no eixo Peixes-Virgem. A excessiva seriedade com que seu povo trata o carnaval pode ser entendida como reflexo de uma atitude compensatória, em que a indeterminação da auto-imagem e a dificuldade de definir uma vocação coletiva (Netuno no Ascendente regendo a 10) produziram como resposta uma exibição totalitária de poder (Sol conjunto a Plutão no Meio do Céu). Júpiter na 3, regente do Descendente e co-regente do Meio-céu, completa o quadro mostrando que tal exibição se dá por um ato exacerbado de comunicação - mais de cem mil pessoas na avenida, ao longo de duas noites - mas com a minuciosa precisão de Virgem: o luxo ostensivo das escolas de samba é resultado de um paciente trabalho de detalhes, concebido e executado artesanalmente. Mercúrio, regente do Ascendente, em recepção mútua com Júpiter e Netuno, informa, finalmente, que a identidade do Rio de Janeiro é uma conquista coletiva.

Não é estranhável, pois, a importância no desfile da exibição de um símbolo marcianamente guerreiro, como o estandarte. Contudo, ele é portado por uma mulher ricamente vestida escoltada por um homem que volteja em torno dela como a mariposa em torno da luz. Ambos lembram figuras de uma corte européia do século XVIII e alguns dos passos do mestre-sala denunciam uma impensável referência ao minueto.

O que faz um casal "europeu" no meio de uma festa centrada nos valores da cultura afro-brasileira? Por que não uma rainha negra, escoltada por seus guerreiros? Parece que chegamos a uma questão nuclear da cultura carioca, cujas raízes encontram-se em dois séculos e meio de dominação colonial.

O Brasil se curva à Europa... ou a Europa se curva ao Brasil?

Atalhos de Constelar 80 - fevereiro/2005

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