Imperatriz
Leopoldinense
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Imperatriz Leopoldinense - Início
do desfile - 8.2.2005, 4h09 HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54,
43w12. |
Nada mais parecido com o estilo que deu tantos títulos
à Imperatriz Leopoldinense do que o mapa com que a escola
entrou na Marquês de Sapucaí na madrugada de 8 de fevereiro.
O Ascendente está no frio e controlado signo de Capricórnio,
enquanto a conjunção Vênus-Lua em Aquário
na casa 1 dá testemunho eloqüente da característica
mais forte da agremiação: o estilo clássico,
requintado, feminino, que traz a marca da minuciosa carnavalesca
e artista plástica Rosa Magalhães. A Imperatriz criou
a fama da escola que faz desfiles tecnicamente perfeitos, mas sem
empolgar a platéia. Foi a grande papa-títulos dos
últimos vinte anos, superando agremiações bem
mais populares, como a Mangueira e a Portela. Vênus, regente
do Meio do Céu, posicionada na casa 1 e em conjunção
com a Lua, regente da 7 (o público), mostra que a escola
faria um desfile com plena consciência de suas opções
estéticas e absoluto domínio do impacto que desejava
provocar. Saturno tensionado e em exílio na casa 7 revela,
porém, que a escola desperta a admiração dos
críticos, mas não a paixão da massa. Sempre
foi assim, e provavelmente continuará sendo. Já Mercúrio-Netuno-Sol
na casa 2 em trígono com Júpiter na 10 parecem indicar
a maneira segura como a escola lança mão de seus recursos
(casa 2) para manter-se nos melhores lugares (casa 10).
Beija-Flor
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Beija-Flor - Início do desfile - 8.2.2005,
7h00 HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12. |
A escola de Nilópolis fechou o desfile de
carnaval com um belo desfile cujo tema era a saga dos índios
do Sul do Brasil que defenderam os missionários jesuítas
da cobiça dos bandeirantes. Com cinco planetas e o Ascendente
em Aquário e Urano presente na casa 1, a Beija-Flor foi a
mais aquariana de todas as escolas. Não por acaso, apresentou
a história de uma comunidade considerada avançada
para a época, onde os índios recebiam tratamento de
seres humanos, e não de simples escravos. Em contrapartida,
a grande ênfase na casa 12, somada à presença
de Urano, regente do Ascendente, em Peixes explica a temática
do martírio e "a estética da dor" adotada
pela agremiação. Havia o genocídio dos guaranis,
havia as vítimas perseguidas pela Inquisição
e havia até mesmo um Cristo de coroa de espinhos e coberto
de sangue.
A leveza de Vênus:
Vila Isabel e Grande Rio
Duas escolas desfilaram com Vênus no Ascendente:
A Vila Isabel, no primeiro dia, e a Grande Rio, no segundo.
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Unidos de Vila Isabel - Início do
desfile - 7.2.2005, 5h56 HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12. |
Vênus, Mercúrio e Netuno em Aquário
prometiam leveza (signo de Ar) e um certo descompromisso com temas
sérios: a um Mercúrio enquadrado entre Vênus
e Netuno só restava contar sobre coisas belas e agradáveis,
e com a máxima graça possível. No caso da Vila,
a saga da conquista dos mares foi o tema concebido por Joãosinho
Trinta, que, vítima de uma isquemia, não teve tempo
de desenvolvê-lo pessoalmente. Todos os carros da Vila pareciam
flutuar sobre as águas, num oceano de panos azuis. A profusão
de navios, golfinhos e outras referências marítimas
deve-se tanto à conjunção Mercúrio-Netuno
na casa 1 quanto à presença de Urano, regente do Ascendente,
em Peixes.
A diferença da Grande Rio para a Vila foi
a presença da Lua colada ao Ascendente, sendo a Lua um significador
de nutrição. Por isso a Grande Rio assumiu outra faceta
de Vênus: a relação sensual e prazerosa do homem
com a comida.
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Grande Rio - Início do desfile - 8.2.2005,
5h32 HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12. |
Além do mais, a dupla ênfase feminina
no Ascendente - Vênus e Lua, sem falar de Netuno, também
na casa 1 - reforçou a empatia e a cumplicidade com o público
pelo fato de trazer algo familiar para a passarela: uma boa parte
do elenco da novela Senhora do Destino, que pegava carona
na Grande Rio para gravar cenas de uma escola de samba fictícia,
a Unidos de São Miguel. Nada mais Vênus-Lua no Ascendente
do que a agitação do público e a tietagem
na passagem de conhecidos astros televisivos.
Em volta milhares de componentes exibiam panelas
cheias e tentadoras guloseimas, confirmando, mais uma vez, a tese
de que as escolas de samba desfilam em sintonia com o céu.
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Fernandes.
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