![]() |
![]() |
Um
olhar brasileiro em Astrologia
Edição 108 :: Junho/2007 :: - |
|
|
Novidades em mapas do Brasil Um link direto para os vinte mapas mais recentes Em breve: uma nova versão de Mapas do Brasil. |
URANO EM PEIXES NA HISTÓRIA DO BRASILVentania sobre Pindorama:
|
Fernando Fernandes |
Um olhar na história do país revela que todos os trânsitos de Urano em Peixes sempre trazem à tona o confronto violento do antropófago contra a autoridade constituída. Do selvagem tapuia à guerrilha urbana do PCC, Urano em Peixes é tempo de armas em punho e corações acelerados.
Glória aos piratas
às mulatas
às sereias
Glória à farofa
à cachaça
às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
que através da nossa história
não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
que tem por monumento
as pedras pisadas do cais
(O Mestre-sala dos Mares, João Bosco
e Aldir Blanc)
Ventania sobre Pindorama é uma tentativa de entender, com base nos ciclos precedentes, o que poderia acontecer com o Brasil durante o trânsito de Urano em Peixes iniciado em 2003 e que se estenderá até 2010.
Este trabalho foi apresentado no Congresso Astrologia, Liberdade e Transformação, acontecido nos dias 22 e 23 de março de 2003, em São Paulo, para marcar a entrada de Urano em Peixes. As dez transparências então utilizadas estão reproduzidas neste artigo - sem qualquer alteração de conteúdo - na forma de quadros em fundo azul ou verde, ao que se agregaram comentários que ampliam e contextualizam os tópicos de cada tela.
Na ocasião, a palestra antecipou claramente o quadro de convulsão social que tendia a agravar-se a partir daquele momento, podendo levar a situações de guerrilha urbana ou de eclosão de atos de terror. Assinalou também que este quadro de radicalização é uma constante no Brasil durante os trânsitos de Urano em Peixes. A análise do passado deixava no ar a esperança: por mais violência que houver ao longo desta década, novos tempos, mais construtivos, virão após a entrada de Urano em Áries, em 2010.
Vamos às telas apresentadas na palestra de
2003, seguidas de comentários atuais:
Algumas analogias gerais: |
Urano em Peixes (Júpiter/Netuno)
Esfera de manifestação típica:
Reverbera processos coletivos desencadeados pela conjunções Urano-Júpiter e Urano-Netuno imediatamente anteriores. |
Comentários:
A passagem de Urano em Peixes tem um sentido análogo ao das conjunções de Urano com os dois regentes desse signo, Júpiter (regente tradicional) e Netuno (regente moderno). Júpiter é gasoso, expansivo, e, quando em conjunção com o renovador Urano, sempre traz à tona um certo grau de turbulência e explosões de rebeldia. É um aspecto um tanto adolescente, irreverente e provocador.
Já
Urano e Netuno em conjunção expressam a união de
princípios invisíveis e de alcance coletivo. Todas as conjunções
Urano-Netuno estão associadas a momentos de transformação
ideológica na sociedade, marcando as crises de grandes religiões
ou de sistemas políticos.
Urano em Peixes ecoa, portanto, todas estas possibilidades: ruptura ideológica, ampliação de horizontes, agitação, desestruturação (nem Urano nem Peixes têm compromisso com estruturas estáveis), movimentos coletivos que agem como marés (ou maremotos), desarrumando ou destruindo o que encontram pelo caminho. É como se uma parte do cardume se destacasse do grupo e resolvesse enfrentar a correnteza, criando situações conflitivas.
Este o sentido geral. Há que ver agora como
o trânsito de Urano pelo signo de Peixes interage especificamente
com os mapas do Brasil.
BRASIL |
Para o Brasil, Urano em Peixes tem duplamente o sentido de casa 1:
Adicionalmente, Urano:
Sentido geral:
|
Comentários:
Os diversos mapas que retratam momentos importantes no processo histórico de um país costumam ter um fio condutor - uma espécie de tema subjacente que se repete aqui e ali, reiterando sempre o mesmo clima. É o que ocorre com o Brasil, onde encontramos Urano e Plutão no mapa do Descobrimento ocupando praticamente a mesma posição do Ascendente e do Meio do Céu da Declaração de Independência, 322 anos depois. É como se Urano e Plutão já estivessem ali "marcando os lugares" e fixando o molde da permanente vinculação dos destinos do país aos signos de Aquário e Escorpião.
A conseqüência direta é que, sempre que Urano chega aos últimos graus de Aquário e ingressa em Peixes, reativa o Urano do mapa do Descobrimento e, ao tocar também a Lua, "eletriza" as massas e instaura o clima propício para grandes movimentos sociais.
Urano em Peixes afeta a casa 5 do mapa
do Descobrimento do Brasil
(22.4.1500, 16h53 LMT - litoral ao largo do Monte Pascoal, BA).
Neste passo, faz conjunções com Urano do Descobrimento,
no final de Aquário,
depois com a Lua, quadratura com Vênus e conjunção
com Júpiter.
Ao afetar a casa 1 do mapa da Independência - e fazer, durante seu trânsito de sete anos, quadratura com Lua e Júpiter em Gêmeos e oposição a Sol e Mercúrio em Virgem - Urano mexe poderosamente com a auto-imagem do país e com a disposição de seu povo, que tende a manifestar-se com maior agressividade, rebeldia e espírito de constestação.
Por estar presente na casa 11 da Independência, Urano é também um significador do Congresso Nacional e de partidos políticos, que tendem a estar em evidência durante o trânsito (e por evidência entenda-se: envolvidos em muitas polêmicas e situações difíceis).
Ao mesmo tempo em que afeta a casa 5
do mapa do Descobrimento,
Urano em Peixes cruza a casa 1 do mapa da Independência, formando
quadraturas
com Lua-Júpiter em Gêmeos e oposição a Sol
e Mercúrio em Virgem.
Por outro lado, por estar presente na casa 5 do mapa do Descobrimento, Urano, junto com a Lua, é também um significador dos "filhos da terra", dos brasileiros natos ou adotivos que se opuseram à dominação portuguesa e, de alguma forma, contribuíram para criar aos poucos uma consciência nativista.
A combinação destes significados costuma manifestar-se sob a forma de movimentos que se opõem aos projetos e à visão de mundo das elites. Ao longo da história, tais movimentos assumiram diversas roupagens, condizentes com a realidade social, econômica e cultural de cada período. O que há em comum entre eles é sempre a eclosão da violência, trazendo inquietação e colocando em risco a possibilidade de convívio entre classes e grupos de interesse divergentes.
BRASIL - TRÂNSITOS DE URANO |
Sempre que Urano retorna à posição do Descobrimento e penetra em Peixes, pode ocorrer:
|
Comentários:
A classe hegemônica, ou os grupos de interesse que estão momentaneamente no poder, sempre tendem a impor as regras da política econômica e tributária, sem falar na forma e sistema de governo e nos valores e crenças que deverão ser seguidos pelo restante da população. Isto é verdade desde que o mundo é mundo, e tal imposição sempre gera algum grau de resistência ou de reação. No caso brasileiro, durante os trânsitos de Urano em Peixes a rejeição ao modelo dominante sempre se agiganta e se torna mais violenta, especialmente nos três trânsitos posteriores à Independência. Grupos até então sem espaço de representação na sociedade tentam conquistar um lugar ao sol à força, levando o país a um estado de guerra civil. Nestes trânsitos, mais que em quaisquer outros, o Brasil é varrido por convulsões generalizadas, com a multiplicação de atentados, atos de selvageria e ferrenha contestação do governo vigente.
Freqüentemente tais grupos lutam em nome de algumas idéias nobres, se bem que convenientemente vagas, como liberdade e justiça. Freqüentemente também a nobreza dos ideais não encontra muita ressonância nos meios de ação, onde a radicalização atinge a fronteira da barbárie (quando não a ultrapassa).
QUADRO-RESUMO | |
|
1500-1508 1584-1592 1668-1675 1752-1759 1835-1843 1919-1927 2003 - |
Comentários:
Todas as passagens de Urano pela casa 1 do mapa da Independência (ou pela casa 5 do mapa do Descobrimento) colocam em evidência algum sério confronto entre classes ou grupos sociais em função de interesses e perspectivas irreconciliáveis. Bem... não será esta afirmação vaga demais? Conflitos de classe e projetos de mudança não estão presente o tempo todo no processo histórico? Sim, é verdade. O que ocorre durante os trânsitos de Urano é uma agudização deste processo, que tende a ganhar colorações violentas e revolucionárias. Um elemento que se repete é a não solução do conflito durante o trânsito de Urano em Peixes. A solução vem depois, com Urano em Áries ou até mesmo em Touro, e sempre representada por um redirecionamento das forças produtivas de forma a gerar um novo boom econômico.
Nos tópicos subseqüentes, cada uma das passagens de Urano em Peixes será analisada com mais detalhes.
|
Atalhos de Constelar 108 - Junho/2007 | Voltar à capa desta edição |Fernando Fernandes - Ventania sobre Pindorama: os
antropófagos estão de volta | O
sentido de Urano em Peixes para o Brasil | Edições anteriores: Equipe de Constelar - Em que congresso que eu vou?
| Comparando eventos | As
cidades | |
Cadastre
seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização
do site! |
|
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos. Reprodução proibida sem autorização dos autores. |