Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
TÉCNICA ASTROLÓGICA

Ninguém ganhou o desafio da retificação

Equipe de Constelar

 

Em dezembro o astrólogo Alexey Dodsworth lançou o desafio: descobrir a hora exata do nascimento de "Bruno" (pessoa real, mas cujo nome foi alterado) a partir de três dramáticos acontecimentos da vida do rapaz. Conheça agora o verdadeiro mapa e relembre as hipóteses apresentadas pelos leitores de Constelar.

"Bruno" - 19.8.1966, 1h38m10s - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w15.

Alexey é um astrólogo que não acredita muito nas possibilidades de retificação. Por isso mesmo fez o desafio. Diversos leitores de Constelar, de estudantes a astrólogos bastante experientes, arriscaram sua opinião. A análise de Jussara Campos, que chegou mais próxima, apresentou uma diferença de 14 minutos em relação ao horário real.

A opinião do editor:

O fato de que ninguém encontrou o horário correto de Bruno não significa que Alexey tenha conseguido provar que a retificação é impossível: três informações sobre a vida do nativo são ainda insuficientes para traçar um quadro realmente detalhado e testar a hipótese de horário de maneira completa. No trabalho de consultório, o astrólogo que precisa retificar o mapa do cliente normalmente dispõe de um volume muito maior de dados, além da colaboração ativa do próprio interessado.

O desafio que Alexey propôs assemelha-se, isso sim, ao que astrólogos encontram quando pretendem retificar o mapa de personalidades da vida política ou de instituições coletivas, como cidades e nações. Nesses casos, às vezes contamos apenas com uma parte dos dados biográficos necessários ou lidamos com informações truncadas, contraditórias ou fantasiosas.

Em outras palavras, a retificação, para ser bem sucedida, depende de pelo menos três fatores, dois dos quais dependem diretamente do profissional: a qualidade da metodologia adotada e a perícia do astrólogo em utilizá-la. Assim, astrólogos excelentes podem eventualmente optar por metodologias inconsistentes, ou astrólogos inexperientes podem não tirar partido de uma boa metodologia. Há, contudo, o terceiro fator, que independe do astrólogo e pode derrubar qualquer profissional experiente: a quantidade e qualidade da informação com que se trabalha.

A observar também que a variedade de técnicas utilizadas pelos leitores que tentaram a retificação mostra como o tema ainda está muito mais na área da Astrologia Experimental do que na dos métodos consagrados. Em terrenos experimentais, o astrólogo está sempre correndo riscos. E, sem riscos, não há ampliação do conhecimento. (Fernando Fernandes)

Relembre as hipóteses levantadas pelos leitores:

| Maria Tereza | Jussara Campos | Alfredo Madeira Junior |
| Roberto Carlos da Silva Borges
| Vinfredo Koch |

Em primeiro lugar, vamos recordar as pistas fornecidas por Alexey:

Irei chamá-lo de Bruno. Bruno nasceu a 19 de agosto de 1966, no Rio de Janeiro. Se não tivéssemos os astrólogos que anotaram a hora exata e fossemos depender da memória materna, teríamos o seguinte horário de nascimento: "entre quinze pra uma e duas da manhã", diz a mãe. Ela não lembrava da hora exata, quando a entrevistei. A certidão de nascimento informa duas horas da manhã. Mas um registro de diário dos astrólogos da família informa a hora, em minutos e segundos pontuais que, adianto, pode ser próxima ou totalmente diferente da informada pela certidão. Vale destacar apenas que a mãe está certa: o nascimento ocorreu entre 0h45 e 2h da manhã.

Seguem três acontecimentos para o trabalho retificador:

- No dia 19 de maio de 1976, por volta das dez e meia da noite (22h30), o avô de Bruno morreu (infarto fulminante) em seus braços no Maracanã, por conta da forte emoção de um jogo Brasil X Argentina. Bruno passou o resto da infância sentindo-se culpado, por ter insistido que o avô o levasse ao jogo de futebol.

- No dia 18 de janeiro de 1979 por volta das cinco da manhã (RJ) seu pai, um alcoólatra, cometeu suicídio por ter sido abandonado pela mulher (mãe de Bruno). O suicídio foi com gás de cozinha.

- No dia 16 de agosto de 1986, exatamente às 9h32 (9 horas e 32 minutos), na estrada Rio-São Paulo, Bruno sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico. Isso mudou radicalmente sua vida, pois ele ia cursar Educação Física. Mudou a opção para um trabalho mais intelectual: Direito. Atualmente trabalha numa ONG e defende a causa dos deficientes físicos e mentais.

A hora exata do nascimento de Bruno foi remetida em particular para o astrólogo Fernando Fernandes, editor de Constelar, para que ele sirva de testemunha de que eu informei a hora antes, apenas para ele, para que se alguém "for na mosca" ele possa confirmar.

Agora, as hipóteses dos leitores:

1) Maria Tereza [terezald@terra.com.br]

Após estudar o mapa de "Bruno", a partir dos fatos apresentados para o trabalho retificador, proponho o seguinte horário: 1h57 do dia 16 de agosto de 1966.

Para chegar a este horário, cruzei as seguintes técnicas: trânsitos (inclusive de planetas rápidos), progressão secundária e revolução solar. Isto me levou ao ascendente em 18º47' de gêmeos.

2) Jussara Campos [jussara.campos@terra.com.br]

Olá pessoal,

Efetuei o acerto de hora através do sistema "Balança (Trutina) de Hermes", a partir do horário indicado na certidão de nascimento - 2h00m, o horário foi retificado para 1h 24m 08s, dando um Ascendente a 11º32' Gêmeos.

Os eventos foram confirmados através das progressões secundárias conforme abaixo:

Morte do Avô - 19/05/1976 - MC progredido quadratura com Saturno (que está na Casa 10 e rege a 8) no horário de 1h 28m 16s;

Morte do Pai - 18/01/1979 - Ascendente progredido quincúncio com Urano (que está na Casa 4) no horário 1h 26m 59s e Asc progredido quincúncio com Netuno (que está na Casa 6 e rege a Casa 10) no horário de 1h 31m25s;

Acidente de Carro - 16/08/86 - MC progredido quincúncio com o Sol (está na Casa 3 e rege esta mesma casa) no horário de 1h 27m 12s.

Considerando uma tolerância aceitável de 4 minutos, acredito que o horário de nascimento, 1h 24m 08, está correto em vista dos acontecimentos.

Quanto à discussão sobre a validade ou não da retificação, pessoalmente acredito que ela é muito importante para se ter parâmetros. O horário de nascimento é o inicio de um ciclo na terra, assim como outras coisas a que estamos sujeitos, coisas que independem do livre arbítrio de cada um.

Faltou esclarecer que o Sistema "Balança (Trutina) de Hermes" é um método de retificação que tem como indicativo a relação existente entre a Lua e o Ascendente ou Descendente dos horóscopos de nascimento. Esta relação tem como base a coincidência existente entre a posição da Lua no horóscopo natal e sua posição nove meses solares (ou 10 meses lunares) antes do nascimento, ou seja a mesma posição em ambos os dias.

Encontrados este dias, acrescentando ou diminuindo uma determinada quantidade de dias, iremos encontrar a Lua transitando no mesmo signo e grau do Ascendente ou Descendente do horóscopo do nascimento. Através de algumas regras e cálculos, poderemos chegar à possibilidade da retificação da hora de nascimento que desejamos corrigir.

3) Alfredo Madeira Junior, Serra Negra (SP) [ramadei@terra.com.br]

O assunto retificação de horário de nascimento é o maior desafio que encontro para elaboração de mapa astrológico. Embora não o faça profissionalmente, apenas para alguns amigos, penso ser extremanente importante a discussão desse tema.

Com relação ao Bruno escolhi três aspectos progredidos para as datas:

19/05/1976 - Morte do Avô: Ascendente progredido quadratura Plutão (IV casa Radical e Culpa);
18/01/1979 - Suicídio Pai : Ascendente progredido quincúncio Netuno (regente da X Casa - Gás)
16/08/1986 - Acidente: Ascendente progredido quadratura Saturno (regente de VIII)

A média horária retificada que encontrei foi 01h 14m e 48S.

4) Roberto Carlos da Silva Borges [borgesrcs@terra.com.br]

Nunca estudei retificação nem li nada sobre. Tenho andado muito curioso a respeito de retificação, pq tenho a impressão de minha hora de nascimento necessita ser retificada. Mesmo assim, peguei os dados e os inseri em meu programa. Cheguei à 01h 01m A.M.

5) Vinfredo Koch, Porto Alegre [vinfredokoch@terra.com.br]

É uma vida com muitas tragédias e sofrimento, mas astrologicamente, é um bom caso para estudo. (...) Gostaria de lhe pedir um dado importante:

O acidente ocorreu na via Dutra, que tem mais de 400km no sentido, aproximado Leste - Oeste, o que em tempo local (solar ou sideral) pode dar uma variação de mais de 15 minutos, nesta latitude. Portanto para poder melhor aproveitar este importante evento, com horário tão virginianamente anotado, precisaria do local, km da rodovia e marco zero desta mesma rodovia (talvez na memória de quem anotou a hora, a localização esteja muito clara, mas faltou passar a informação).

Entretanto, aí vai, resumidamente, alguma coisa.

Foi necessário, inicialmente, analisar um mapa levantado para um horário médio, e para isso consideramos 00:45 horas como o início da fase conclusiva do trabalho de parto, e as 02:00 horas, a constante na certidão de nascimento, como um valor arredondado, que tipicamente oscila em torno de 15 minutos, podendo chegar a 30 minutos. Portanto, partimos de um mapa das 01:30 horas.

Chama atenção a oposição Lua-Saturno, e Marte em queda em Câncer, entre outras coisas, indicando as dificuldades de desenvolvimento emocional/psicológico, na infância, pelos motivos já apresentados por vocês no breve histórico do Bruno. Chama bastante atenção o eixo nodal, com o Sol em quadratura com os nodos lunares, e Netuno conjunto à cauda do Dragão, também quadrando o Sol. Parece ser um indicativo cármico da missão de vida do Bruno, pois com a cabeça do Dragão na casa 12, indicaria o térmico de um ciclo, com a necessidade de desenvolvimento da Compaixão, auto-sacrifício e dedicação do trabalho ao próximo. Com a cauda do Dragão na casa 6, do serviço, temos conjunto Netuno em Escorpião, indicando regeneração espiritual, e de onde virão forças para apoiar seu trabalho. O Sol em Leão, como ponto focal desta quadratura T, precisa ser integrado pelo exercício de grande generosidade e proteção leonina, em seu trabalho aos deficientes físicos e mentais.

Quanto à retificação, utilizamos a técnica de direção do Meio-Céu - MC, em Ascensão Reta - AR, com a chave de Naibod (1 ano =1 dia =00º59'08").

Evento (1): Descartamos o evento da morte do avô, por ter tido efeitos mais subjetivos sobre o Bruno, não se comparando aos outros dois eventos. Além disso, não foi informado se o avô era materno ou paterno, o que modifica as casas derivadas envolvidas. Existe a possibilidade de um envolvimento emocional de outras pessoas, como o pai, que não o quis levar ao jogo, e a mãe que convidou o avô para substituir o pai, daí a possibilidade de ter sido o avô materno, com repercussões muito grandes sobre a mãe. Isto são apenas conjeturas, mas mostra que se sabe pouco sobre o Bruno, sua infância, para uma retificação segura.

Evento (2): Suicídio do Pai, por gás de cozinha, após o abandono pela esposa. Em 18 de janeiro de 1979, pelas 05 horas AM, no Rio de Janeiro.

O mapa natal de partida das 01:30 horas tem Ascendente em 12°48' de Gêmeos e Meio-Céu em 20°351 de Peixes, o que corresponde a ARMC (Ascensão Reta do Meio-Céu) =351º21'.

Para este evento, o arco da idade = 18/01/1979 - 19/08/0966 = 12anos, 4meses e 29dias solares = 12º14' (pela chave de Naibod), o que representa o deslocamento do MC natal até o MC dirigido, para a data do evento.

Observa-se que o MC dirigido tende a formar uma conjunção com Saturno, regente da casa da "Morte" ou transformação, e quem já perdeu um dos pais, mesmo que sejam ausentes ou alcoólatras (que é sabidamente uma doença), sabe a experiência dilacerante que é, marcando a pessoa para o resto da vida, afetando seus valores e referências. Já o eixo IC-MC representa o desenvolvimento, crescimento, individuação, durante a vida, iniciando nas raízes, família, e culminando como indivíduo perande o grupo social.
Portanto, como a Ascensão Reta de Saturno (no mapa natal) é de 359º35', teríamos o MC retificado, em AR Saturno - Arco da Idade = 359º35'-12º14' = 347º21' (novo ARMC).

Evento (3): Grave acidente de carro, em 16/08/1986, às 9:32 horas AM, na rodovia Rio - S.Paulo, km?, ficando paraplégico, e com radical mudança de vida. Observa-se neste acidente a quadratura exata, do Urano em trânsito, em 18°25' de Sagitário, com o Urano Natal, em 18°28' de Virgem, pressionando para grandes mudanças e reorientação de vida, marcando o início de uma fase mais "adulta" ou responsável perante a vida. Observa-se ainda que a Lua transita pela cúspide da casa 8, transformação profunda, se tornando o planeta focal de um YOD (dedo de Deus), formado pelo Ascendente e seu regente Mercúrio.

Sistemática idêntica à anterior:

Arco da idade = 19 anos e 362 dias = 19º42'18" (por Naibod)
Observa-se que o MC, por direção, tende a fazer oposição ao SOL, na casa 3 e regente desta casa 3, regendo as pequenas viagens.

ARMC nova = (AR SOL+ 180º) + arco da idade = (148º01' + 180) + 19º42' = 347º43' (novo ARMC)

Portanto, adotamos a média dos dois eventos:

ARMC = (347º49' + 347º21')/2 = 347º35' (o que corresponde ao MC=16º30' de peixes e ao Ascendente = 09º30' de Gêmeos)

Convertendo a Ascensão Reta em Tempo Sideral Local (na base de 15º/h):
Tempo Sideral Local: TSL=23h10m20s, e
Tempo Sideral em Greenwich às 0 horas: TSGo=21h47m35s (da Efeméride)
Tempo médio local (solar): LMT= (TSL-TSGo) - acel(9,81s/h)= 23h10m20s - 21h47m35s - 14s= 1h22m31s (Lat 43W14)
Corrigindo para Latitude 45º (centro do fuso horário): 1h 22m 31s - 7m 4s = 1 hora 15 minutos 27 segundos

Conclusão: O nascimento ocorreu por volta da 1 hora e 15 minutos, hora do Rio de Janeiro.

(Como a análise foi bastante expedita, e baseada em poucas informações, já que não houve contato ou entrevista com o Bruno, não se pode esperar uma precisão maior. Como ainda, o período dado foi muito grande, o estudo mereceria ser aprofundado.)

Você ainda pode mandar sua hipótese até o dia 25 de março. Na edição de abril saberemos se alguém venceu o desafio!

Mande o horário resultante de sua retificação, devidamente justificado, para o endereço desafio@constelar.com.br . Seu e-mail será recebido simultaneamente pelo desafiante Alexey Dodsworth e pela equipe de Constelar. Todas as respostas serão publicadas, com identificação.

Atalhos de Constelar 81 - março/2005

A Menina Superpoderosa que comanda a América | O mapa de Condoleeza Rice | Docinho, Florzinha e Lindinha: bebês de proveta de um estranho casal | Uma versão moderna das Eríneas | Condoleeza x Superpoderosas |
Batman, o Cavaleiro das Trevas do Zodíaco | As origens | Robin e os vilões | O sádico palhaço Coringa | O Batman de 1939 | O eterno retorno do reprimido |
O desafio da retificação | Cinco hipóteses | O coletivo em 2005 | Júpiter e Saturno mudando de signo
Rio Constelar | Cursos ao vivo no Rio |
Astroletiva | Programação de cursos online de março |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.