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A TRADUÇÃO SIMBÓLICA DA NOVELA DAS OITO

Mulheres apaixonadas,
o mito por trás da novela

Carlos Hollanda

 

O levante do feminino com Urano em Peixes

Capa do catálogo da exposição da Semana de Arte Moderna, de 1922 (Di Cavalcanti)

Peixes, para Aquário, representa a transição do radicalismo ideológico para a via humanitária. Urano em Peixes é como Aquário assumindo uma contraparte relativista, flexível, não isenta de contradições, é claro, mas com potencial de inclusão e tolerância mesmo para divergências ideológicas extremas. É em sua passagem pelo eixo Virgem-Peixes que Urano ativa na coletividade o levante do feminino e, em seu ressurgir, diversos trabalhos iconográficos contendo mulheres ou manifestações femininas de impacto na sociedade. Boas provas disso são a capa do catálogo da Semana de Arte Moderna e um quadro de Menotti del Picchia, "Branca de Neve e os Sete Anões". Menotti retrata a si e a outros seis artistas e escritores minúsculos ante uma mulher que para os anões parece uma gigante. Os anos 20 também foram críticos para Lampião, rei do cangaço, que estava sempre acompanhado de sua não menos famosa consorte, Maria Bonita. Outra vez a figura feminina em evidência.

Finalmente, durante a passagem de Urano em Virgem, na década de 60, houve a liberação sexual feminina proporcionada pela pílula anticoncepcional. Além disso, o estilo unissex permitiu às mulheres usar em massa roupas tradicionalmente tidas como masculinas. O conjunto "Os Mutantes", embora tivesse como líder um homem, tinha em Rita Lee a figura mais expressiva. Rita Lee veio a tornar-se, posteriormente ao fim do grupo, símbolo do rock nacional. Sutiãs foram queimados em praça pública e o cúmulo do feminino em evidência, ao menos em termos simbólicos, foi a chegada do Homem à Lua, corpo celeste relacionado astrologicamente ao feminino.

Retornando a Atená, sabemos que ela é a deusa da guerra justa, da sabedoria. O mito afirma que ela inventou a roda do oleiro e o esquadro empregado por carpinteiros e pedreiros. As artes metalúrgicas e os trabalhos femininos estavam sob sua proteção; o culto a Atena se baseava no amor ao trabalho e à cidade. É interessante notar que os "trabalhos femininos", assim como outras atividades ligadas ao masculino, eram associadas a Atená. Se observarmos Mulheres Apaixonadas com foco nas atividades desempenhadas pelas personagens femininas, logo veremos o singular "amor ao trabalho" das mesmas. É o que lhes dá um sentido de independência e maturidade diante das questões complicadas com que se deparam.

O que vemos em nosso mundo agora, inclusive o que é retratado na novela, é um foco potente da decadência do poder patriarcal.

Configurações, emblemas e características

E onde mais vemos o declínio do poder patriarcal? Em toda a novela. Há por exemplo o caso do personagem Carlão e seus pais idosos, com problemas com a total falta de sensibilidade de Dóris, a neta, para com qualquer pessoa que não ela mesma. A retirada do mundo familiar e a cessão do quarto que Dóris julga ser seu direito inalienável, a ida para o Retiro dos Artistas, tudo isso dói mais em Carlão do que nos dois velhinhos. Ao mesmo tempo em que ele é atingido, sim, pela piedade, pela carência e pela gratidão aos pais, ele também vê claramente seu poder pátrio ser desafiado pela filha e pelas circunstâncias. Urano no eixo Aquário-Leão e Urano e Netuno em recepção mútua representam bem essa problemática entre o novo e o velho, entre o egoísmo e o altruísmo e, mais ainda, de declínio do poder fálico. Por conta do quincunce natural de Aquário com Câncer está toda a situação de conflito com a tradição familiar demonstrada nas cenas daquela família. Idem quanto à dissolução netuniana e a imposição de valores incompatíveis com a vida em família, ao menos no contexto mais conhecido pela maioria das pessoas.

Outro ponto importante na questão do gradual declínio desse poder fálico está na relação entre Stella e o Padre Pedro. A Igreja, embora seja uma instituição que tem na figura de Maria, Mãe de Deus, um de seus mais potentes ícones, é essencialmente patriarcal, sendo o sumo pontífice o Papa, isto é, um homem. E apesar de os padres serem celibatários (ao menos em teoria), tendo como justificativa a necessidade de serviço ao próximo e o amor universal, é significativo o fato de o dilema vivido pelo Padre Pedro entre a batina e a saia (a saia de Stella, para ser mais exato), ser retratado justamente numa novela em que as outras manifestações de poder masculino descem do pedestal. Arquetipicamente falando, podemos associar esse dilema, contextualizado na obra de Manoel Carlos, à mesma perda de noção de superioridade masculina ante o feminino. É a desconstrução do mito da expulsão do Paraíso ocasionado, segundo muitos, pela Eva bíblica. É reverter a mesma ótica contida no mito da Caixa de Pandora, que, por sua desobediência, curiosidade e instabilidade, liberta todos os males colocados pelos deuses, invejosos dos homens, na caixa que estava sob a guarda de Epimeteu, irmão imprudente de Prometeu. É como se fosse um recado para o futuro, dizendo que Adão reencontra sua Eva, ou melhor, o ser humano se reencontra consigo mesmo e percebe que o Paraíso é a união dos opostos e a coexistência das ambigüidades num só ser em harmonia.

Caetano, o taxista garanhão, e Sílvia, a madame fogosa, de um certo modo lembram a Ônfale grega, com seu escravo poderoso: Héracles ou Hércules. Na lenda, Héracles é condenado por Apolo a permanecer escravo por um ano, sendo vendido a Ônfale, rainha da Lídia.

Contudo, os dois se apaixonam e chegam a trocar de papéis, com Ônfale divertindo-se em vestir o couro do leão da Neméia e a brandir as armas do herói, enquanto este, prazerosamente, fiava lã e usava os vestidos e brincos da rainha.

O taxista Caetano e a elegante Sílvia reproduzem o mito de Héracles como escravo de Ônfale. A relação entre a granfina e o taxista, embora não seja idêntica, tem um pouco do mito, ao colocar uma mulher com acesso ao poder econômico e status social tirando proveito de um homem que ela considera bonito, porém rústico, que a excita pela postura pouco dada a rapapés e pela descomplicação.

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O declínio do Patriarcado
Raízes do declínio nos ciclos planetários
O levante do feminino com Urano em Peixes
Configurações, emblemas e características

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