Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ASTROLOGIA E CULTURA DE MASSA

Hulk, o herdeiro do lobisomem

Fernando Fernandes

 

O mapa do monstro verde

O mapa do lançamento de um personagem de ficção não explica necessariamente a natureza do personagem, até porque, na maioria dos casos, sua concepção já acontecera num momento anterior. Superman, por exemplo, só foi lançado quatro anos após ter sido desenhado pela primeira vez por seus criadores. A utilidade do mapa do lançamento do personagem é mostrar seu potencial como símbolo de valores, expectativas, sonhos, necessidades, esperanças e temores presentes em estado latente no imaginário popular. O personagem "afinado" com o momento de seu lançamento é aquele que parece catalisar e dar forma a algo que já andava na mente de todos mas ainda não tinha um nome e um rosto.

Hulk foi lançado publicamente numa revista da Marvel Comics chamada The Incredible Hulk, cuja capa portava a data de 1º de maio de 1962. É difícil precisar a hora exata do lançamento de uma revista vendida em bancas, mas pode-se adotar, como regra geral, o horário do nascer do sol, por uma razão muito simples: é a hora em que os primeiros trabalhadores, ganhando as ruas, tomam contato com as notícias do dia estampadas nos jornais. É o momento, enfim, em que uma publicação "vem à luz". Quanto à cidade, consideramos Nova Iorque, principal metrópole e maior centro de formação de opinião nos Estados Unidos.

Carta especulativa do lançamento de Hulk - 01.05.1962, 5h59 AM - Nova Iorque, EUA. A carta é especulativa apenas quanto ao horário, por tomar o momento do nascer do sol como aquele que melhor representa o da abertura das bancas de jornal da cidade.

O mapa levantado para Nova Iorque, ao nascer do sol do dia 1º de maio de 1962, apresenta o Sol em Touro numa fechada oposição a Netuno em Escorpião na casa 7 e em quadratura, igualmente estreita, com Saturno em Aquário na casa 10.

Sol em oposição a Netuno? Já temos aí o tema da vitimização do Hulk, argumento que é reforçado pela conjunção de Lua e Marte em Áries, na casa 12: o Hulk é um perseguido solitário, isolado, obrigado a enfrentar sozinho as próprias Forças Armadas (Áries na 12) - o anti-herói por definição. A quadratura de Saturno a Sol e Netuno fala do sentido de responsabilidade social e de sacrifício do Dr. Bruce Banner e, por outro, do peso da repressão que desaba sobre ele depois que se transforma em Hulk.

Os planetas na casa 1 deste mapa são Mercúrio e Vênus, que falam de desejo de comunicação e de afeto. Como Vênus está em quadratura com Plutão, trata-se de uma afetividade rude, sem qualquer verniz de civilização. Hulk é a exteriorização do desejo primitivo, que precisa ser controlado para não tornar-se perigoso.

O grosso pescoço, assim como o desenho das costas e o formato do rosto, falam claramente de um Ascendente em Touro. Foto: Divulgação do filme.

Júpiter em Peixes também faz parte desta configuração, enviando uma quadratura a Vênus e uma oposição a Plutão. Júpiter rege o fígado e, como se sabe, Hulk é verde. A medicina antiga via no fígado o órgão mais nobre, sede dos sentimentos de raiva e de indignação. A cor do Hulk é indício de um temperamento bilioso, explosivo, raivoso, incontrolado. A oposição Júpiter-Plutão tematiza a intensidade dessas explosões, metáfora da insatisfação do homem moderno com tudo o que o impede de ser natural e espontâneo. Há um certo parentesco entre Hulk e o Carlitos de Tempos Modernos. Em ambos, uma das questões centrais é o inconformismo em relação às normas sociais.

Touro no Ascendente é visível na aparência do monstro, terráquea e maciça. O pescoço do Hulk lembra exatamente o de um boi, assim como o andar pesado e a fúria cega, quando explode. Já a conjunção Lua-Marte em Áries na 12 pode ser identificada o tempo todo no comportamento do personagem, bastando que se transcrevam algumas de suas falas nas histórias:

E Hulk... não sente saudade de Banner. Hulk está... feliz de estar sozinho, sim. Hulk está... feliz. Hulk nunca precisou de Banner, nunca precisou de nenhum deles, porque, se precisasse... Hulk seria fraco, e Hulk nunca, nunca pode ser fraco.

Hulk vai achar jeito de derrotar insetos um dia.

Porque aí... todo mundo que tentou matar o Hulk... vai ganhar... e Hulk não pode deixar eles ganharem, mesmo que já estejam mortos... Hulk precisa ganhar, Hulk não pode perder.

"Hulk precisa ganhar, Hulk não pode perder." Não é a competitividade exacerbada de Marte/Áries falando pela voz de Hulk? O personagem parece exagerado, parece distante de nossa realidade. Mas é exatamente o que os pais dizem para os garotos que vão tentar o vestibular, ou o que a sociedade espera de milhares de homens que lutam para preservar seus empregos frente ao fantasma da demissão. "Você precisa ganhar, você não pode perder. Afinal, você não é um homem?" Acontece que há mais monstros verdes por aí do que gostaríamos de admitir. E, às vezes, a pressão é tanta que leva à explosão, como acontece com aqueles adolescentes americanos que saem matando os colegas de escola.

O mais chocante não é que a sociedade puna o comportamento dos seus eventuais Hulks por ser violento, mas sim por ser improdutivo. É permitido e até estimulado usar a agressividade para jogar bombas sobre o Iraque de Saddam Hussein. O que não se admite é o Marte de casa 12, cuja energia não pode ser canalizada para a produção organizada (casa 6). É aí que percebemos que quem realmente manda naquele mapa do lançamento do Hulk, em 1962, é Saturno elevado em Aquário. Talvez por isso o tema volte com toda a força agora, quando a oposição Júpiter-Netuno em trânsito ativa o Saturno de 1962. Cronos continua a devorar seus filhos... agora com efeitos especiais e sob a direção de Ang Lee.

Mais Hulk:

Hulk, o Viagra radioativo
Receita prática para identificar um lobisomem
Dr. Jekyll e Mr. Hyde - a novela de um escritor marciano
O mapa do monstro verde
O Hulk visita o site de Astro-Síntese

Leia outros artigos de Carlos Hollanda e Fernando Fernandes.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.