Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ASTROLOGIA E CULTURA DE MASSA

O Clone: um debate sobre os mitos
da ficção televisiva

Texto coletivo dos participantes de cursos de Astroletiva

 

Said, o marido de vida infernal

LARA - Esta personagem possui um traço de Touro por ser possessivo e ao mesmo tempo voltado à família. Possui também o olhar magnético de Escorpião.

MARTA MARQUES - Said lembra muito um capricorniano pela sua seriedade, pelo seu zelo com a família (casa e pessoas), dá ares de um profissional frio. Sua imagem é sempre séria e sempre na família, característico do Capricórnio que apesar de voltar seus esforços para o sustento da família (eixo Capricórnio/Câncer), não consegue ser emocionalmente "leve". Mas não podemos deixar de observar um traço escorpiano na paixão por Jade manifestado por seu "olhar" profundo e intimidador.

PATRÍCIA GOLDSCHMIDT - Virginiano. Pelo menos em se tratando de amor está agindo como um.

ANA MARIA - Sagitário-Escorpião-Capricórnio. Ao princípio parecia uma coisa, agora tem um lado negro demasiado vincado.

Mohamed, o marido de Latiffa

LARA - Creio que esta personagem é do signo de Gêmeos, por estar entre a dualidade de ter ou não outra esposa, lidar com o comércio e estar atento às modernidades.

PATRÍCIA GOLDSCHMIDT - Touro. Gosta do dinheiro, respeita as tradições, faz tudo para agradar sua companheira, tem um certo humor, gosta de uma boa festa, revanchista (mas se arrepende rapidinho logo que passa a raiva inicial!).

Latiffa, a prima de Jade

NEUZA LOPES - A esposa e mãe bela, que ama o marido e os filhos, que respeita as tradições tem tudo a ver com Touro e Câncer. O afeto verdadeiro que ela tem pelo marido, o sentido de proteção que ela tem até para com a filha rebelde, o respeito às tradições remetem a esses dois signos.

JOÃO BRÁULIO - Conservadora mas compreensiva. É Capricórnio. Morre de medo de perder o status de esposa, de mulher com a vida resolvida. Faz o papel capricorniano da mulher que ajuda o marido a crescer na vida e educa bem os filhos. Uma capricorniana também pode ser uma mãe muito carinhosa, e falo por experiência própria, pois tive uma mãe assim...

CLAUDIA - Latiffa preza a harmonia da casa, esquivando-se de qualquer discussão, sobretudo com Mohamed. Busca uma convivência pacífica (família). Condena as atitudes impensadas de Jade (movida por impulso). É serena e ponderada, não suporta situações conflitantes. Características que podem sugerir ênfase em Libra.

Ali, o tio de Latiffa e de Jade

NEUZA LOPES - Vejo cores tanto de Sagitário quanto de Câncer nesse personagem. Sagitário pelo lado da religiosidade e sabedoria, bem como o fato de ele transitar bem entre diferentes culturas. Cheguei a pensar em Capricórnio para traduzir a manutenção da tradição e a chefia do clã, mas acabei achando que ele faz isso de uma forma mais leve e menos ditatorial e fria do que o Capricórnio simbolizaria... ele o faz da forma paternal e tolerante que é bem expressa em Câncer.

JORGE L. - Ali parece mais ser Sagitário. Ele se comporta como sacerdote, conhece a fundo a lei corânica e tem uma fé jupiteriana. Tudo que diz tem base na sua ética e na sua filosofia. É Sagitário sem ser dogmático, como muitos sagitários são.

SILMARA - Peixes / Capricórnio / Libra. É uma pessoa muito justa, muito pé no chão. Tem profundo conhecimento religioso, mas também adquiriu a sabedoria da vida, que o torna ainda mais justo, um sábio, que mescla a sabedoria, a justiça e a emoção.

MARTA MARQUES - Vejo na figura de Ali várias características. A de Sagitário pela religiosidade combinada com sabedoria que dá um tom de "sábio". Também o fato de estar envolvido sempre com a família, sua preocupação com o futuro dela, em arranjar casamentos e não ter ênfase alguma nele próprio como indivíduo, traz uma "fumaça" de Capricórnio. Mas o que mais me chama atenção em seu comportamento é justamente o fato de estar sempre transitando em todos os meios, de uma forma bastante social, promovendo festas (com muita beleza), não tendo destaque para sua individualidade, e sempre o tema de suas conversas é o relacionamento (homem x mulher e homem x Deus). Isto, sem dúvida, é coisa de Libra.

GUILHERME RICHARDS - Ali tem intimidade com Deus. A todo momento "traduz" o que Alá diria naquela situação, exercendo, assim, a função de sacerdote, típica de Sagitário. Ali é o vigário de Alá (vigário é aquele que representa, que se coloca no lugar do outro, o intermediário).

Nazira, a escandalosa, Alicinha, a fria e calculista, Lucas, o apagado, e Lobato

DEBATE:
Introdução
Signos dos personagens
Albieri, Jade
Zoraide, Yvete, Leônidas
Maysa, Mel, Dalva e Dona Jura
Said, Latiffa, Mohamed e Ali
Nazira, Alicinha, Lucas e Lobato

OUTRA VISÃO:
Os dois lados de Saturno
Jade, mulher jogada no vento
Filhos do nevoeiro e do trovão
Albieri, Parsifal e o Santo Graal


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.