Um
olhar brasileiro em Astrologia
Edição 108 :: Junho/2007 :: - |
|
|
Novidades em mapas do Brasil Um link direto para os vinte mapas mais recentes Em breve: uma nova versão de Mapas do Brasil. |
PESQUISA ACADÊMICA SOBRE SITES ASTROLÓGICOSAstrologia e Internet
A web é ainda uma ferramenta subutilizada no marketing de serviços astrológicos. O fato novo é que já existe uma geração de clientes disposta a escolher um astrólogo com base exclusivamente em informações obtidas na Internet. Faço pós-graduação em comunicação empresarial e relações públicas na faculdade Cásper Líbero e, no primeiro semestre de 2009, cursei uma matéria chamada Comunicação e negócios na sociedade digital. Por ser astróloga e ter uma grande afinidade com a Internet e, por ter uma grande quantidade de clientes e alunos que chegam até mim por este tipo de mídia, surgiu a vontade de fazer uma pesquisa relacionada a este tema. Minha intenção principal era investigar por um lado como os astrólogos utilizam a Internet nos dias de hoje como ferramenta de divulgação e marketing pessoal. Por outro lado, quais os critérios utilizados pelo público interessado ao procurar um Astrólogo através do mundo virtual. Assim, entrevistei astrólogos e pessoas interessadas em Astrologia, com o objetivo de traçar um paralelo entre a forma utilizada pelo primeiro grupo em sua divulgação e o que o público espera afinal. Elaborei um questionário para cada grupo e entrevistei diversas pessoas. A tabulação da pesquisa encontra-se no trabalho a seguir apresentado. Ressalto que este trabalho partiu, em primeiro lugar, de uma curiosidade pessoal, já que utilizo muito a Internet em meu marketing pessoal e tenho um bom retorno desta forma. Por outro lado, vejo a consultoria astrológica como um serviço extremamente pessoal e justamente por isso a curiosidade em saber como uma pessoa decide optar por determinado astrólogo com um contato apenas virtual. O objetivo inicial era poder melhorar minha atuação na web, levando as conclusões ao conhecimento dos demais astrólogos, para não apenas melhorarmos nossa divulgação, mas também e principalmente para criar uma forma mais efetiva e positiva de divulgar a Astrologia como um todo, de forma séria e responsável, atingindo um público cada vez maior. Metodologicamente, a pesquisa visava ser quantitativa e qualitativa. Mas percebi que muitas coisas já se mostram extremamente eficientes neste mundo digital e que podemos tirar melhor proveito disso. Em relação aos astrólogos, percebi haver ainda uma grande resistência em utilizar a internet por parte de muitos profissionais, por razões das mais variadas. Até mesmo em relação aos que utilizam a web, muitos aproveitam pouquíssimas das ferramentas que têm a disposição e não costumam avaliar a eficiência do que fazem. Grande parte das vezes por nem saber que existem ferramentas excelentes que permitem avaliar o desempenho de uma campanha on line, de seu site, etc. O mundo virtual é ainda algo muito novo para muitos astrólogos, que poderiam utilizar muitos recursos a mais para divulgar não apenas seu serviço pessoal, mas a própria Astrologia. Até porque em algumas buscas que fiz na web é possível notar que, como em qualquer outra área, muita bobagem se fala sobre Astrologia e por isso é fundamental que cada vez mais astrólogos possam divulgar uma Astrologia mais séria e profissional na Internet, cuja velocidade ao levar a informação é ainda única e a mais rápida possível. Quanto ao público interessado em Astrologia, pude notar que muitos dos entrevistados se consultariam com um profissional encontrado em uma busca virtual, e os critérios mais citados costumam ter afinidades e pontos em comum. Ainda as pessoas que não buscam serviços como Astrologia virtualmente, nos dias de hoje geralmente utilizam a web para obter mais informações acerca da pessoa com quem desejam agendar uma consulta. Assim, diante de tudo que foi falado pelos entrevistados, aliado a minha experiência pessoal e de outros astrólogos entrevistados, pude chegar a algumas conclusões e a uma proposta de melhoria na utilização da Internet como ferramenta de divulgação e marketing pessoal para Astrólogos, especialmente utilizando os novos recursos que a web apresenta, como mídias sociais e web 2.0. Por fim, o trabalho não tem o intuito de ser totalmente conclusivo, tendo em vista que o mundo virtual ainda é relativamente recente e está passando por constantes transformações e mudanças. Com isso, é preciso estarmos atentos a cada novidade e termos a flexibilidade necessária para adaptar nosso marketing a cada novo recurso que surge na web. Baixe o pacote zipado com o texto do trabalho e os formulários de pesquisa. Saiba mais sobre Titi Vidal. |
|
Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |Carlos Hollanda - Mercúrio, inteligência emocional e mal-entendidos | Mercúrio retrógrado e Inteligência Emocional | Edições anteriores Lúcia D. Torres - A trajetória de Plutão de Câncer a Capricórnio | A profecia kafkiana | Pai, uma espécie em extinção | |
Cadastre
seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização
do site! |
|
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos. Reprodução proibida sem autorização dos autores. |