A importância de Saturno
na dramaturgia
Mas a dramaturgia de Maria Clara não foi apenas
uma exibição inconseqüente e descompromissada
de criatividade. Não era apenas o exercício lúdico
da imaginação. Tratava-se de uma escritora disciplinada,
capaz de estruturar uma peça com absoluta competência
de artesã, amarrando personagens e situações
numa teia sólida, onde nada é dispensável.
Como diretora de espetáculos e como professora, Maria Clara
demonstrou o mesmo sentido de ordem, de articulação
lógica, de distinção entre o essencial e o
acessório. Em seu mapa, percebemos que tais qualidades guardam
relação direta com o aspecto de Saturno em Virgem
em oposição a Mercúrio em Peixes.
Saturno é o planeta do tempo, e a correta
percepção do tempo - o timing, para utilizar
a expressão em voga - é requisito absolutamente essencial
para um dramaturgo. Escrever uma peça exige distribuir os
episódios de uma história num tempo real (o da duração
do espetáculo) para criar uma impressão psicológica
que mantenha a platéia ligada e cúmplice. Esta é
a dimensão saturnina do domínio cênico, o "esqueleto"
de qualquer espetáculo. O dramaturgo em pleno domínio
de seu ofício é, via de regra, econômico com
as palavras e privilegia a ação, em vez de usar seus
personagens como meros cabides de idéias.
O disciplinado Saturno em Virgem de Maria Clara provavelmente
em muito a auxiliou a inventar histórias com uma forte espinha
dorsal, capaz de canalizar a fantasia vivaz de Mercúrio em
Peixes. Suas peças são obras-primas de concisão,
onde é quase impossível retirar uma cena sem comprometer
a compreensão do todo: não há cenas desnecessárias,
não há verborragia, não há diálogos
gratuitos. Não fosse a oposição de Saturno
a Mercúrio, talvez Maria Clara escrevesse poesia em vez de
teatro. É este aspecto que dá o suporte técnico
ao ato lúdico e permite que textos como Pluft, o Fantasminha
mantenham o atrativo diante de tantas gerações de
crianças.
Já a atuação de Maria Clara
na formação de atores e na produção
de espetáculos revela novas facetas de seu mapa. Como idealizadora
do "útero artístico", que é o Tablado,
foi antes de tudo um tipo lunar - a mãe no sentido amplo,
a nutridora, a que cria as condições para a semente
germinar. Como a professora exigente, se bem que paciente, que estimulava
o apuro técnico de futuros atores e dava-lhes as ferramentas
para enfrentar o mercado de trabalho, juntou a praticidade terráquea
de Marte-Vênus em Touro ao espírito crítico
igualmente terráqueo de Júpiter-Saturno em Virgem.
Ao acreditar no próprio sonho e no sonho de milhares de jovens
que queriam fazer teatro, foi Lua-Netuno em Aquário-Leão,
e foi também a expressão da doce ousadia de Mercúrio-Urano
em Peixes. Ao arremeter contra a mesmice pseudopedagógica
do teatro infantil de seu tempo, ao identificar-se plenamente com
a mente imprevisível de seus pequenos espectadores - e, principalmente,
ao contribuir com algo de absolutamente novo para a cultura do país,
foi a mulher que viveu intensamente seu Sol em Áries.
Maria Clara deixou o mundo em 2001, mas seu Sol não
se extinguirá: continua, com a energia primaveril de Áries,
a iluminar cada palco deste país onde se monte uma peça
infantil.
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Introdução
Tablado: Como se fosse o baú da vovó...
O Lobo Mau não era um estuprador
A improvisação no mapa de Maria
Clara
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Na montagem: Maria Clara Machado e desenho
de criança de 5 anos que assistiu A menina e o vento. |
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Fernandes.
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