Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
PESQUISA E ENTREVISTA

O que os clientes e estudantes pensam
da Astrologia e dos astrólogos

Equipe de Constelar

 

Melhor forma de ler Constelar

10. Sobre Constelar, você:

Prefere ler as matérias no site.
53,85%
Prefere ler as edições na tela, em formato PDF.
44,15%
Prefere imprimir.
2,00%

Pontos fortes e pontos fracos de Constelar

11. Na sua opinião, qual o ponto mais forte e o mais fraco, que poderia ser melhorado, em Constelar?

Pontos fortes

Os mais apontados: Também foram relacionados:
· Qualidade das matérias
· Atualidade
· Seriedade
· Variedade de assuntos
· Variedade de autores
· Caráter opinativo
· Qualidade estética
Foram citados pelo menos uma vez:
· Facilidade de navegação
· Banco de dados
· Comunicação periódica com assinantes
· Cursos gratuitos
· Inteligência/Dignidade da proposta
· Identidade de estilo

Pontos fracos:

Os mais apontados:

· Textos difíceis, complicados, uso excessivo de "astrologuês"
· Enfoque brasileiro demais, poucas matérias com astrólogos internacionais
· Editor incompetente ou mal intencionado
· Preconceito do editor contra astrologia esotérica

Comentários sobre os pontos fortes:

Sem querer encher-lhes a bola, acho a Constelar o melhor veículo de matérias astrológicas que conheço, mesmo comparado com outros veículos estrangeiros. Os pontos fortes são a inteligência com que as matérias são tratadas, assim como as opiniões. Todos são ótimos autores. (Serjo Robert)

Vários astrólogos comentando sobre vários assuntos, e justificando segundo seus próprios conhecimentos e experiências, isso contribui para fornecer ao leitor mais conhecimento sobre Astrologia. (J.G.A. Junior)

Trata-se de uma tentativa de revista de astrologia séria on-line. Poderia investir, agrupar e informar muito mais, dentro dos limites econômicos que a estruturam. (Gustavo Zakkera)

Constelar tem estilo próprio, uma "marca registrada" muito forte. Todas as matérias têm um tratamento muito digno, sem apelação. (Jorge S. L.)

Atualidade e diversidade dos assuntos. Banco de Dados. Comunicação periódica aos assinantes da mala direta. Cursos gratuitos. Quero ainda utilizar esse espaço para agradecer o excelente serviço que vocês têm prestado, tanto na qualidade estética quanto informativa. Muito obrigada! (Elke Houghton)

Na internet, fácil entendimento, facilidade de navegação, excelente visual, excelente conteúdo e seriedade com que trata seus artigos. (Mirian Ghizoni Pereira Silva)

Comentários sobre os pontos fracos:

O mesmo dos sites em geral: a lentidão da navegação e a impossibilidade de se consultar várias páginas ao mesmo tempo. (Eliana Romanis Diegues)

O ponto fraco talvez seja o astrologuês. Enviei, uma ocasião, o endereço da Constelar para um amigo que entende medianamente de astrologia, e depois ele me retornou, dizendo que o material era para quem entende muito desta. No entanto, talvez descer a uma linguagem mais próxima do público comum, talvez pudesse enfraquecer a publicação. (Serjo Robert)

Existe uma tendência a fazerem previsões de forma radical, como já foi dito aqui é necessário mais cuidado. (J.G.A. Junior)

Às vezes é chato a análise do mapa de pessoas e assuntos que são manchete dos jornais, como por exemplo falar do presidente dos EUA... (Elis R. Ribas)

Poucas entrevistas. Poucas matérias com e de astrólogos internacionais. Por que não??? Não existe uma continuidade de assuntos. Cada edição trata de assuntos diferentes. Séries e edições especiais seriam interessantes. Poderia se incentivar a construção do conhecimento em relação a outras áreas do saber, como astrologia e chakras, astrologia e reiki, astrologia e os orixás etc. Criação de espaço de editoria na Constelar com o objetivo de discutir aspectos da profissão como técnicas, comportamentos e exemplos. Ou seja, tratar no site não apenas da astrologia mas também do astrólogo, ou seja, literalmente humanizar o site. (Elke Houghton)

Pensei e pensei, e não consegui achar algo que me desagrade. (Mirian Ghizoni Pereira Silva)

Muitos dos artigos não têm grande interesse para mim, o que se deve ao facto de ser portuguesa e muitos dos artigos ligados directamente à cultura brasileira não me dizem muito (por exemplo o artigo sobre os concorrentes do Big Brother). Mas é compreensível que abordem esses temas, afinal é um site brasileiro. (Sílvia L.)

Falta um editor com mais competência espiritual-astrológica-filosófica. Já li muitas matérias preconceituosas com outras formas de vivência da espiritualidade, má informação e um ranço na defesa de pontos de vista por questões de insegurança pessoal. (Gustavo Zakkera)

Constelar é um tremendo desserviço. O editor vende uma farsa, querendo convencer o público de que existe uma astrologia brasileira que pode sobreviver sem base ocultista e sem beber nas fontes da boa tradição esotérica. O que vocês fazem é uma astrologia rasteira, medíocre, limitada, materialista. Ficam propondo "um olhar brasileiro" e são provincianos. Falando em olhar, só um cego é que não percebe que essa panelinha da Constelar veio comendo pelas beiradinhas e já está quase fincando o pé aqui dentro de SP. Vamos abrir o olho e correr com essa gente!!! (Sam)

 

TEMAS EM DEBATE

Horóscopos de jornal
Desempenho de astrólogos na imprensa
É possível viver de astrologia?
Quanto vale uma consulta?
Autores estrangeiros x nacionais
Critérios de escolha de astrólogos
Regulamentação profissional
Fazer ou não fazer previsões?
Afinal, o que é astrologia?
Constelar: pontos fortes e pontos fracos
Os artigos favoritos de cada leitor


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.