|
|
|||
A questão das altas latitudes Wendel Polich, no livro El Sistema Topocéntrico, con Tablas de Casas y Ascensión Oblicua para Todas las Latitudes - Editorial Regulus, Buenos Aires, 1976 - livro que dedica à memória de Page, na página 31 esclarece: "En la fórmula del Ascendente no polar, la Eclíptica se consideró matemáticamente como fija y el horizonte como movible, efectuando una completa rotación en un día sidéreo. De este modo, el Ascendente es el punto donde el horizonte por rotación corta a la Eclíptica. Esta definicion es correcta tanto para el horizonte esférico como para el temporal, pero solamente hasta el Círculo Polar. De allí en adelante hay un cambio de roles: el horizonte es considerado como fijo y la Eclíptica como movible, de manera tal que el Ascendente es el punto de Azimut donde la Eclíptica en su rotación aparente corta al horizonte. Es importante observar que el Ascendente obtenido por medio de los polos de tiempo, es decir por ascensión, no es igual al obtenido por medio de polos esféricos, es decir por rotacion. Esta es la razón del porque el Sistema Topocéntrico obtiene en las regiones polares Ascendentes diferentes de los de los sistemas esféricos." Nota: as palavras estão grifadas conforme o texto original. Outro texto sobre o Sistema Topocêntrico de Domificação Em 1970 o Centro Astrológico de Buenos Aires publicou as Tablas de ascensión recta eclíptica com manual de direcciones primarias dos criadores do sistema topocêntrico, com tabelas construídas por Alexander Marr. Nesse livro, como exemplo de processo de acerto de horário de nascimento, é utilizada a carta da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Pelo processo topocêntrico, a hora oficial desse nascimento, 1h 40min GMT, é "retificada" para 1h 12min 41s GMT. Essa diferença dificilmente pode ser aceita. Primeiro, porque a carta conhecida da rainha, estudada por astrólogos competentes (vários deles ingleses) responde muito bem a fatos ocorridos na vida da monarca. Segundo, porque os horários de nascimento da realeza britânica, há muito tempo, tem sido bem anotados. O sistema topocêntrico considera uma multiplicidade de aspectos com cúspides topocêntricas, facilitando dessa forma o encontro de concordâncias que "justifiquem" o que se pretende demonstrar, inclusive a validade dessas cúspides.
Concluindo O sistema topocêntrico, por não atender a princípios astronômicos básicos, que fundamentam construções e resultados astrológicos, apenas pode ser considerado um método de construções geométricas (repetindo, sem fundamento astronômico-astrológico), que utiliza a latitude geográfica como uma de suas variáveis, para obter valores que são atribuídos às cúspides intermediárias de suas casas astrológicas. Para latitudes a partir dos círculos polares essas construções também geram valores que são atribuídos a "Ascendentes". Método Koch
No n° 22 da revista Linguaggio Astrale, do Centro Italiano di Astrologia (Gen-Mar 1976), F. Snethlage diz que o sistema de Koch toma por base a latitude geográfica do local do nascimento e que subdivide em seis partes iguais ao percurso do plano do horizonte, para passar teoricamente do Meio-Céu ao Fundo do Céu, computado acima do equador. Este plano, com inclinação sobre a linha do equador igual à co-latitude, passa progressivamente por esses seis pontos, determinando na eclíptica as cúspides das casas. Em seguida, Snethlage ilustra graficamente, de forma não muito clara, o princípio do método. Dona Marie Lorenz, no livro Tools of astrology: Houses (1973), diz que o sistema de Koch, geometricamente é um método de interseção de arcos de movimento diurno, que de certa forma guarda semelhanças com o de Placidus. Diz ser esse método um exemplo de como um algoritmo pode ser confundido com uma definição. Fala que o método de Koch, conhecido como método do lugar do nascimento, é um método de quadrante, que determina as cúspides das casas intermediárias calculando os comprimentos dos arcos de conjunto de ''quase-eclipticas" ... Diz ainda que Koch enganosamente reivindica ser seu método o único de cálculo para o ''local exato de nascimento'' e que ao procurar eliminar ''quase-latitudes'' de um algoritmo, Koch introduziu "tempos quase-siderais." Esses "quase" não existem em astronomia e em astrologia, fazendo lembrar o que foi falado sobre o sistema topocêntrico, ou seja, o método de Koch possivelmente seja apenas outro método de construções geométricas sem fundamento astronômico-astrológico, que utiliza a latitude geográfica como uma de suas variáveis, para obter valores que são atribuídos às cúspides intermediárias de suas casas astrológicas. Mais Processos de Domificação Além dos métodos elencados acima há outras formas de domificação, talvez menos conhecidas. Por exemplo, o programa astrológico (gratuito) para computador, utilizado na elaboração de exemplos de cálculos neste texto, o Astrolog 5.41, permite que as cúspides sejam apresentadas de catorze formas diferentes.
© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda. |