|
|
|||||
O baixista sem calças Entre os momentos mais grotescos do Rock in Rio 3, destacaram-se dois: a nudez do baixista da banda Queens of The Stone Age e a chuva de garrafas de água mineral dirigida contra Carlinhos Brown. O Queens of The Stone Age entrou no palco às 20h25 (horário de verão) da noite de 19 de janeiro. Espantada, a platéia percebeu que o baixista estava absolutamente nu, e logo vieram as vaias. Era a noite metaleira, e o público, majoritariamente masculino. Às 20h35, o nudista decidiu vestir as calças. Mesmo assim, foi detido por 15 policiais por volta de 21h10, por ordem do Juiz de Menores. Às 21h30 foi liberado e às 21h40 pediu desculpas publicamente ao Juiz Siro Darlan. O Ascendente do início do show está em Leão, e seu regente, o Sol, em conjunção com Netuno, um quadro astrológico apropriado para uma situação de exibicionismo equivocado. Saturno, significador de limites, ocupa o Meio-Céu (uma posição de autoridade), simbolizando o irritado juiz que ordenou a prisão. Mercúrio em conjunção com o Descendente e em quadratura com Marte representa as vaias da platéia. Como o Sol também forma trígono com Júpiter, símbolo de justiça, o exibido baixista foi beneficiado pela condescendência das autoridades, e tudo acabou em paz no momento em que Lua e Plutão cruzavam o Fundo do Céu.
O show de Carlinhos Brown, iniciado às 19h25 (horário de verão) do dia 14 de janeiro, apresenta Câncer como signo Ascendente e sua regente, a Lua, envolvida num Grande Trígono. O Sol ocupa o Descendente, também em aspectos fluentes com Saturno e Júpiter. Em princípio, nada que possa indicar especialmente um show marcado por conflitos entre artista e platéia. Na verdade, Carlinhos Brown acabou ganhando uma inesperada projeção com o incidente, que se reduziu à hostilidade de uma parcela dos fãs do Guns N' Roses. Para a maioria do público e para a imprensa, Brown ficou como o brasileiro injustamente rejeitado pela intolerância de adolescentes metaleiros. Se os organizadores do Rock in Rio tivessem comparado o mapa do show de Carlinhos Brown com a carta do lançamento de Rock Around the Clock em 1954, teriam observado a presença de Urano dos primórdios do rock sobre o Ascendente do show do músico baiano, um interaspecto "nervoso" e capaz de conduzir a desdobramentos inesperados. Era um show de música nativa ativando o regente da rebeldia roqueira e da modernidade das guitarras elétricas. Deu no que deu: uma tempestade (Urano) de garrafas d'água (Câncer) sobre o rei da timbalada.
Alguns horários de início dos shows foram anotados pessoalmente, na própria Cidade do Rock. Outros foram recuperados do noticiário da imprensa. Leia outros artigos de Fernando Fernandes.
© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda. |