Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

O GRANDE ALINHAMENTO DE MAIO DE 2000
O encontro marcado

Fernando Fernandes
Início | Parte 5

Localização de eventos com uso de equivalentes geodésicos

Esta técnica consiste em estabelecer um esquema de correspondências entre os meridianos da Terra e os graus da eclíptica, a partir de uma equivalência entre o meridiano de Greenwich e o grau zero de Áries. Assim, o meridiano zero corresponderia a um Meio Céu em 0° de Áries. Meridianos a leste de Greenwich teriam seu Meio Céu avançando no sentido natural do zodíaco (de Áries para Touro e assim por diante), enquanto meridianos a oeste recuariam para Peixes, Aquário e assim sucessivamente. Ao longo de um meridiano, cada latitude corresponderia a um esquema fixo de casas, levantadas a partir do Meio Céu. Não entraremos aqui nas minúcias desta técnica, chamando a atenção apenas para o fato de tratar-se de um esquema de correspondências simbólicas que permite localizar eventos na superfície da Terra. Naturalmente, uma localidade que apresente diversos planetas em posição angular estará mais sujeita a ocorrências, se bem que uma série de outros fatores também devam ser levados em consideração.

Regiões com Ascendente ou Meio Céu geodésico em Touro ou Aquário estariam na alça de mira do grande alinhamento, assim como aquelas que apresentassem estes signos no Fundo do Céu ou no Descendente. Vejamos rapidamente que países correspondem a esta descrição:

Brasil (Ascendente geodésico em Touro e Meio Céu em Aquário) - Todos os planetas em Touro, com exceção de Marte, estão ocupando o Ascendente em cidades brasileiras no dia 3 de maio, variando o planeta de acordo com a localidade. Em grandes áreas do Sul e do Mato Grosso, Netuno está no Meio Céu; em regiões mais próximas do litoral do Sudeste e do Nordeste, o planeta mais angular será Urano. De forma geral, as principais cidades brasileiras estarão entre as mais mobilizadas do mundo por planetas do alinhamento.

Leste do Canadá e Nordeste dos Estados Unidos (Nova Inglaterra), com Touro no Ascendente - Estas regiões terão seus Ascendentes fortemente ativadas pelos planetas do alinhamento, mas não apresentam Meio Céu geodésico em Aquário, e sim em Capricórnio.

Califórnia (Ascendente geodésico em Aquário) - A presença simultânea de Marte no Fundo do Céu e Urano no Ascendente (uma combinação explosiva) caracteriza algumas regiões em torno de Los Angeles, já por natureza muito instáveis geologicamente, o que pode ser associado à possibilidade de ocorrência de fenômenos sísmicos.

Japão (Ascendente geodésico em Escorpião e Meio Céu em Leão) - Urano está no Fundo do Céu nas proximidades de Tóquio, enquanto Mercúrio ocupa o Descendente em algumas regiões do sul do país.

Austrália (Meio Céu geodésico em Leão) - A região central do país é uma das mais ativadas em todo o globo terrestre. Em algumas localidades (em áreas quase despovoadas, aliás), Marte ocupa o Descendente e Urano, o Fundo do Céu. Em outras, a mesma combinação envolve Sol, Júpiter e Netuno.

Na técnica dos equivalentes geodésicos, o Meridiano de Greenwich corresponde a um Meio-Céu no grau zero de Áries. Cada grau de longitude leste corresponde a um grau no sentido direto dos signos. Cada grau de longitude leste equivale a um grau no sentido retrógrado. Assim, boa parte do Brasil situa-se em áreas com Meio-Céu em Aquário e Ascendente em Touro.

Indonésia (Meio Céu geodésico em Leão e Ascendente em Escorpião em parte do arquipélago) - Combinações Urano-Saturno afetam a Nova Guiné, enquanto Mercúrio-Netuno ativam outras ilhas menores. Dependendo da região, todos os planetas do alinhamento podem ocupar posições no Ascendente.

China - A única região afetada é a Mandchúria, com Lua no Fundo do Céu e Netuno no Descendente. Sendo dois planetas "úmidos" e ligados às grandes massas humanas, pode-se pensar em inundações, contaminação ambiental ou problemas com movimentos coletivos.

Arábia Saudita e Iêmen (Ascendente geodésico em Leão e Meio Céu em Touro) - Em regiões diversas, há combinações de Urano no Descendente e Sol ou Júpiter no Fundo do Céu.

Somália (Ascendente geodésico em Leão e Meio Céu em Touro) - País fortemente afetado, com a presença de Urano no Descendente e Saturno no Fundo do Céu. No Sudão e no Egito, esta combinação se dá entre Netuno, Mercúrio e Vênus.

Rússia - Todos os planetas do alinhamento estão em conjunção com o Fundo do Céu em diversas regiões do país. A região do Mar Negro (Ascendente geodésico em Leão e Meio Céu em Touro) é a mais afetada, pois também apresenta Urano no Descendente. Esta combinação também envolve a Turquia e trechos da Ucrânia.

Conclui-se, portanto, que o Sudeste e o Nordeste do Brasil, a Califórnia, a Austrália, a Indonésia, a Somália e a região do mar Negro são aquelas que potencialmente apresentam maior risco de ativação de eventos em concordância com o grande alinhamento de maio. Estes eventos não acontecem necessariamente no mesmo instante do alinhamento, apresentando um período de latência com a duração de seis meses a um ano, durante o qual podem ser disparados por lunações, eclipses ou novas configurações tensas.

Acrescente-se ainda que resultados diversos podem ser encontrados com uso de Astrocartografia, outra técnica de localização especial aparentemente semelhante, mas que não trabalha com modelos de equivalência simbólica.

O grande alinhamento na carta de países e personalidades


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.