Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
RASTREANDO A HISTÓRIA DE UMA TÉCNICA

Monômeros ou Graus Simbólicos

Raul V. Martinez

 

Exemplos de Aplicações dos Graus Simbólicos relacionados por Hitschler:
Volosfera e Calendário Tebaico


Algumas aplicações dessas Imagens podem ser vistas nos textos que compõem as Noções de Astronomia e Princípios de Astrologia, que tive oportunidade de encaminhar a várias listas de discussão na Internet, juntamente com os Graus Simbólicos considerados por Hitschler.

Esses textos, em forma de lições, envolvem a figura de Ayrton Senna, piloto profissional de Fórmula 1, morto em conseqüência do acidente ocorrido as 14h13 do dia 1o de maio de 1994, quando liderava o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Senna nasceu no dia 21 de março de 1960, às 2h35, na maternidade Pro-Matre, em São Paulo, conforme dados pesquisados e publicados pelo jornal Folha de S.Paulo de 2 de maio de 1994.

Ayrton Senna - 21.03.1960, 2h35 - São Paulo, SP.

Imagens de Ascendentes na tragédia de Imola

Carta do nascimento de Senna: Ascendente 11°17' Aquário

AQUÁRIO 12
Volosfera - Um touro se atira sobre um outro que pasta tranqüilamente na borda de um precipício, mas que o tendo visto vir recebe o choque sem tropeçar, sobre sua testa chifruda.
Tebaico - Um homem armado batendo um rei.

Essas imagens permitem associações com luta, força, competição, determinação, perigo e risco de vida.

Outra imagem simbólica significativa é a do grau onde se encontra Plutão na carta radical do piloto [5o de Virgem], que foi o Ascendente em Ímola logo em seguida à colisão, quando Senna começou a ter atendimento médico, já provavelmente morto.

VIRGO 05
Volosfera - Uma águia sobre seu ninho se levanta como que para alçar vôo, e, abaixo dela, vê-se um homem com botas e capacete, tendo a seus pés acessórios diversos: escada de corda, remos, espada e polindo a placa de um cinturão.
Tebaico - Uma águia em repouso.

Imagens que lembram Senna sendo atendido no solo da pista de Ímola, como dramaticamente mostrou a televisão.

Na véspera da corrida que vitimou Senna, por ocasião dos treinos de classificação, às 13h18 do dia 30 de abril de 1994, outro acidente matou o piloto Roland Ratzenberger, nascido no dia 4 de julho de 1962, em Salzburg, Áustria. Esse piloto tinha disputado apenas um GP da Fórmula 1, no dia 17 de abril desse ano, no Japão. Essa morte, conforme declarações da Adriane Galisteu, então namorada de Senna, quase o levou a não participar da prova fatídica.

Acidente que matou Roland Ratzenberger - 30.04.1994, 13h18 - Imola, Itália. Ascendente 21°28' Leão

LEO 22
Volosfera - No ramo de uma árvore morta, um ninho onde jovens avezinhas gritam vendo um gavião planar acima delas; enquanto na cabana vizinha se nota um leito no qual deita um homem doente.
Tebaico - Um homem deitado em um leito, com a cabeça tombada.

No dia 12 de maio de 1994, em torno das 11h27, em Mônaco, o piloto Karl Wendlinger sofreu sério acidente nos treinos livres, entrando em estado de coma profundo. Wendlinger nasceu na Áustria, em Kufstein, no dia 20 de dezembro de 1968. Observe-se que, após meses de luta contra a morte, o piloto conseguiu sobreviver...

Acidente com Karl Wendlinger - 12.05.1994, 11h27 - Montecarlo, Mônaco - Ascendente 05°43' Leão

LEO 06
Volosfera - Um homem em traje de esgrimista, mas sem máscara, tem na mão uma espada desembainhada, da qual testa a flexibilidade; no solo, dois sabres e uma manopla de ferro de onde sai traiçoeiramente um punhal.
Tebaico - Um homem tendo na mão direita um gládio desembainhado.

Outra figura dessas lições, utilizada como carta de controle, é a da Unesp [Universidade Estadual Paulista], que tem o Ascendente a 16°31' Áries.

ARIES 17
Volosfera - Um jovem estudante, um livro na mão, passeia por um caminho sombreado; os raios do sol passam através dos ramos e iluminam seu rosto.
Tebaico - Um homem ricamente vestido, em pé e imóvel.

Outro exemplo: o caso PC Farias


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.