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TOM JOBIM

Wave

Angela Schnoor

 

1967, o ano da decolagem internacional de Tom

A maior parte de suas músicas, além das que têm como tema central a Natureza e os passarinhos (em suas palavras - o Ar como elemento forte em seu mapa), versam sobre amor e relacionamentos. Mas, embora tendo diversos parceiros durante a vida, neste momento - 1967 - a parceria com Sinatra vem modificar a abordagem material que dava à sua ação e a competitividade de um descendente Áries. A letra de Wave fala de algo invisível aos olhos e da impossibilidade de "ser feliz sozinho", numa clara expressão e confirmação de um aquariano com Ascendente Libra.

A importância no cenário musical mundial começa a despontar. Os trânsitos e progressões da época sobre o mapa natal de Tom, têm como foco principal:

· O Trânsito de Plutão em trígono com o Marte natal de Tom

· A passagem de Júpiter pela casa 10 em Câncer (Sinatra é um sagitariano e os EUA um país com Sol em Câncer e Ascendente Sagitário, tendo a Lua em Aquário em conjunção com a Vênus Natal de Tom).

· Júpiter, em Câncer no Meio do Céu, faz um trígono com Urano natal enquanto Saturno fica em conjunção com este mesmo Urano. Ao mesmo tempo em que Tom sai de seu centro conhecido (pátria, parceiros e amigos), começa a concretização (Saturno sobre Urano) de sua posição de Ser do Mundo.

· A progressão do mapa leva o Meio do Céu para Leão e seu Ascendente para Sagitário - começa a trilha do Maestro.

Tom Jobim começa a gravar com Frank Sinatra em Los Angeles - 30.01.1967, 20h30 PST - Los Angeles, EUA - 34n06, 118w24.

Sente-se só em Los Angeles (Los Angeles=Os anjos - outra símbolo de Ar e de parcerias), mas o bom humor do aquariano, bobo da corte, o acompanha: enquanto esperava um sinal de Sinatra, Tom escreveu várias cartas a Vinícius. Numa delas autodefiniu-se como "um infeliz paralisado num quarto de hotel, esperando o chamado para a gravação, naquela astenia física que precede os grandes acontecimentos, vendo televisão sem parar e cheio de barrigose". E assinava: "Astênio Claustro Fobim".

Triste
(Antonio Carlos Jobim, 1967)

Triste é viver na solidão
Na dor cruel de uma paixão
Triste é saber que ninguém
Pode viver de ilusão
Que nunca vai ser nunca vai dar
O sonhador tem que acordar
Tua beleza é um avião
Demais prum pobre coração
Que pára pra te ver passar
Só pra me maltratar
Triste é viver na solidão

O texto abaixo, retirado do site do maestro, serve como complementação para aqueles que não tiveram a oportunidade de acessá-lo.

As gravações de "Albert Francis Sinatra & Antonio Carlos Jobim" começaram às 20h do dia 30, no Studio One da Warner Western Sound, em Sunset Strip. Por precaução, Sinatra gravou primeiro duas das três canções americanas incluídas no repertório (...). A primeira de Tom que ele encarou foi "Dindi", seguida de "Change Partners". A última faixa da noite foi "Inútil Paisagem". Apesar do natural nervosismo do brasileiro, a sessão transcorreu num clima de extrema afabilidade. Nas duas noites seguintes não seria diferente.

A crítica americana elegeu o encontro de Sinatra e Jobim o álbum do ano. Nas vendas perdeu apenas para "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles. Um segundo disco com os dois seria gravado dois anos depois, com o título de "Sinatra & Company", com arranjos de Eumir Deodato. Àquela altura, Tom e o cantor já haviam se tornado amigos. Quando dos preparativos de um especial sobre Sinatra, A Man and His Music, co-estrelado por Ella Fitzgerald, para a rede de televisão NBC, em setembro de 1967, Francis Albert não se esqueceu de convidar Antonio Carlos. Sinatra, aliás, abriu o programa cantando "Corcovado".

Termino com uma sugestão: seria interessante pesquisar o mapa da gravação com Sinatra e a sinastria da cidade de Los Angeles com o mapa de Tom. Agradeço a idéia do tema e a colaboração ímpar de meu amigo C. Roberto Oliveira, médico e estudioso da Astrologia antiga.

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