Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
VINICIUS DE MORAES

Pela Luz dos Olhos Teus

Barbara Abramo

 

Além de poeta maior, Vinicius é o melhor exemplo de Libra em ação na MPB. Composta há quatro décadas, Pela Luz dos Olhos Teus voltou a fazer sucesso em 2003 como tema de novela.

Pela Luz dos Olhos Teus
(Vinicius de Moraes)

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é, meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
Meu amor, juro por Deus,
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.

Vinicius nasceu quando o Sol estava em Libra, signo por excelência da beleza e da arte do relacionamento.

Nesta canção, uma das mais emblemáticas da Bossa Nova, Vinicius descreve a luz do amor que fulgura no encontro dos olhos, a meio caminho das identidades. A luz dos olhos teus e a luz dos olhos meus existe no espaço da casa 7 e da casa 1, no eixo do relacionamento das casas zodiacais. A luz que ele vê no espelho nos olhos é um dos melhores tradutores da força libriana de ser espelho da alma do outro. Como os olhos sao os espelhos da alma, e representam na Astrologia o Sol, pode-se imaginar um diálogo perfeito entre signos complementares e nas casa opostas, que, ao invés da repulsão, criam luz. Como é o autor da canção que vê a luz, imagino que ele deve ter visto a luz de Áries nos olhos de alguma ariana que possuía o Sol na sua própria casa 7. Áries é o Fogo que cria vida. O Fiat Lux da Astrologia. Ainda mais perfeito nesta linha: a Luz que provoca, como Áries provoca! De maneira que a luz que só existe no espaço inter-olhares, e que só pode existir no encontro entre seres diferentes, que se reconhecem como diferentes, pois são opostos, e daí se encontram e se reconhecem - afinal, o horizonte, a casa 7, é o lugar onde, por efeitos da física da luz, as coisas distantes parecem próximas...

Vinicius, o libriano, descreveu a situação-limite do encontro, que termina depois em proposta de casamento, outro assunto bem libriano!

Leia outros artigos de Barbara Abramo.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.