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ATAULFO ALVES & MÁRIO LAGO

Ai, que saudades da Amélia

Raul V. Martinez & Fernando Fernandes

 

Seria Amélia um símbolo de anulação da mulher? Ou seria uma idealização da companheira ideal, personificação da Lua pisciana do mapa do Descobrimento do Brasil? Qualquer que seja a resposta, Amélia é, com certeza, uma das personagens femininas mais conhecidas da história da MPB.

Amélia vista por Raul V. Martinez

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

(Ai, que Saudades da Amélia,
de Ataulfo Alves, com letra de Mário Lago)

Amélia, embora tenha se tornado dito popular de referência à subserviência feminina, a música Ai, que Saudades da Amélia não é considerada ofensiva às mulheres. Em associação astrológica, essa mulher idealizada, que aceita tudo por amor, pode ser representada por Vênus, possivelmente por Vênus bem aspectada, submissa, e com certo toque de originalidade. Concordando com isso, no dia em que Ai, que Saudades da Amélia foi gravada pela primeira vez, pelo próprio Ataulfo e suas Pastoras, em 27 de novembro de 1941 (ver http://musicasantigas.kit.net/m_1p100.html), Vênus estava a 22° de Capricórnio, em trígono com seu dispositor Saturno e em trígono com Urano - ambos no signo vocal de Touro. Vênus também estava em sextil com Mercúrio, em Escorpião. Nesse dia, Vênus começava a ficar em conjunção com Netuno do nascimento de Mário Lago (26.11.1911, Rio de Janeiro) - que havia aniversariado na véspera.

Primeira gravação de Amélia - carta especulativa. Tomou-se como Ascendente a posição da Lua em Peixes (calculada para as 12h), o que enfatiza o eixo Peixes-Virgem. Posições planetárias para 27.11.1941, Rio de Janeiro, RJ.
Círculo interno: mapa especulativo da gravação de Amélia; círculo intermediário: planetas do nascimento de Mário Lago (26.11.1911, Rio de Janeiro); círculo externo: planetas do nascimento de Ataulfo Alves (2.5.1909, Miraí, MG). Como os horários são desconhecidos, as três cartas foram calculadas para o meio-dia. A observar: 1 - Vênus de Amélia recebe a conjunção dos Uranos de Mário Lago e Ataulfo. 2 - O Sol de Amélia está em conjunção com o Sol de Mário Lago. 3 - A Lua de Mário Lago se opõe ao Plutão de Amélia, enquanto o Plutão de ambos os compositores faz quadratura com a Lua de Amélia. Interaspectos tensos Lua-Plutão podem indicar que os temas do controle e da submissão estão presentes na relação afetiva. [nota de Fernando Fernandes]

Por sua vez, para Ataulfo Alves, que nasceu no dia 2 de maio de 1909, em Miraí, Minas Gerais, no dia da primeira gravação dessa jóia da música popular brasileira, Vênus estava sobre seu Urano de nascimento, enquanto Saturno e Mercúrio ativavam seu Mercúrio de nascimento - concordando com recusas de intérpretes da época para gravação desse samba, que foi sucesso no carnaval carioca de 1942.

Amélia vista por Fernando Fernandes

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