Revista Constelar Revista Constelar

 

CONGRESSO
Astrologia, Liberdade e
Transformaçã
o

São Paulo,
22 e 23 de março

Programa e inscrições

Título da Figura

 
 
 
O IMPACTO DA ENTRADA DE URANO EM PEIXES

Fraternidade humana: da utopia à realidade

Carlos Maltz

 

A Astrologia, assim como a física contemporânea, parte da premissa hermética de que existe uma relação entre as coisas que acontecem no universo, em um dado momento... "Assim na Terra, como no Céu".

Podemos dizer que a Astrologia é uma espécie de idioma, e para quem o conhece, o ano de 2003 reserva uma pérola rara.

Teremos, neste ano, uma "troca domiciliar" importante: Urano, o astro "regente" do signo de Aquário, estará entrando no signo de Peixes, e Netuno, o regente de Peixes, está em Aquário. O significado dessa mútua visitação será, provavelmente, uma ênfase muito maior nos assuntos que são governados por estes dois ministros cósmicos.

Urano em Peixes tira o pó da nossa imaginação.

Urano é um raio que vem do alto, clareando e eletrizando a vida aqui na Terra. À sua passagem, rompe padrões, formas-pensamento, Urano é terremoto. Quer avançar. Quebra paradigmas, tradições. São as novas idéias que chegam com urgência e sem pedir licença.

O signo de Peixes está relacionado com o inconsciente, o mundo dos sonhos, visões, imaginação. O mundo invisível e os seus reflexos. O mundo dos anseios por perfeição.

Urano em Peixes vem sacudindo os nossos sonhos, trazendo novos sonhos, renovando sonhos. Urano em Peixes tira o pó da nossa imaginação, nos faz querer ir além dos limites aparentemente intransponíveis da realidade que está diante dos nossos olhos. Expande as possibilidades do sonho. Vem revitalizar a nossa busca espiritual.

Netuno é uma "esponja psíquica". Vem absorvendo e dissolvendo tudo por onde passa. É água pura que lava os corações e abre caminho para que um dia possamos compreender realmente o que vem a ser "Amor Cósmico Universal". Netuno é fé, intuição, misticismo, percepção espiritual. Netuno reina no mar. A uniformidade e a humildade das pequenas gotinhas diante da grandeza do oceano não nos deixam esquecer que somos todos grãos de areia e que a união dos pequenos, faz grande a força.

O Signo do Aquário é tempestade que vem sacudindo os galhos velhos para dar lugar aos novos, O "Aguadeiro" rega a terra e faz crescer a vida. O Aquário nos lembra que acima das etnias e das diferenças culturais entre os povos, a humanidade é uma-unidade.

Netuno em Aquário vem nos trazendo uma esperança de que possamos, um dia, sermos realmente uma verdadeira fraternidade.

A combinação desses quatro símbolos é poderosa. Mas a Astrologia nos oferece uma possibilidade de confirmarmos se realmente as nossas especulações simbólicas estão corretas. Basta examinarmos o passado e conferirmos como foi das outras vezes em que esta configuração celeste ocorreu.

Há pouco mais de cento e sessenta anos atrás, os mesmos personagens estavam nas posições que se preparam para ocupar hoje novamente.

Em 1834, o tráfico de escravos foi declarado ilegal dentro das fronteiras do Império Britânico. Em 1839, o Papa Gregório XVI condenou publicamente a escravidão e o tráfico. E em 1848, a escravidão foi abolida em todo o território Francês.

Socialismo utópico: um fruto
de Urano em Peixes

Os anos 1830 e 1840 viram também o florescimento de um movimento que ficou conhecido como Socialismo Utópico. Seus principais expoentes foram: Robert Owen na Inglaterra, e Charles Fourier e Saint Simon na França.

Baseados em um livro chamado Utopia, de autoria de Thomas Morus, os socialistas utópicos idealizaram e criaram modelos práticos de organismos sociais mais justos e fraternos, mais humanos e solidários. Foram uma resposta veemente ao capitalismo industrial que nascia esfomeado e sem limites na sua ânsia desumana por riqueza material.

Saint Simon chegou a ir mais longe, preconizando o que ele chamava de "religião científica", baseada no conhecimento das leis naturais, e não no dogma, como acontecia até então. Tinha, como grande inspirador, o físico Isaac Newton.

Apesar de ser atualmente considerado romântico e ingênuo, o movimento utópico deixou marcas profundas no pensamento do século XIX. Muito adiante do seu tempo, possuía uma visão mais verdadeiramente fraterna e humanista do que o frio socialismo científico e o comunismo que o sucederam.

Interessante é que o livro de Thomas Morus foi publicado em 1516, e escrito provavelmente alguns anos antes, quando Urano estava em Peixes, e Netuno em Aquário.

E Isaac Newton publicou o seu "Principia Matematicum", considerado o mais importante livro científico já escrito, em 1687, poucos anos depois da passagem de Urano por Peixes, e Netuno por Aquário.

E agora, o que podemos esperar desse bailado cósmico?

A hora é de permitirmos ao nosso espírito voar alto. E de acreditarmos e trabalharmos pela realização dos nossos sonhos. É hora de criarmos as ferramentas para que cada um de nós possa se dar de presente um mundo mais justo, fraterno e feliz.

Vamos receber de braços abertos esse momento tão fértil, e, sintonizados com o novo, plantar as sementes que germinarão um dia na flor encantadora que os visionários vêm anunciando, e que todos nós aguardamos ansiosamente: Um mundo de paz e harmonia, aqui mesmo nesta Terra.

E a guerra?

Como dizia um filósofo espiritualista japonês, que escrevia a respeito do paraíso na terra, em mil novecentos e quarenta e pouco, ao lado de Nagasaki: "Para a construção do novo edifício, se faz necessária a demolição do prédio velho. E a limpeza do terreno."

Saiba mais sobre Carlos Maltz.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2003 Terra do Juremá Comunicação Ltda.