Revista Constelar Revista Constelar

 

CONGRESSO
Astrologia, Liberdade e
Transformaçã
o

São Paulo,
22 e 23 de março

Programa e inscrições

Título da Figura

 
 
 
O IMPACTO DA ENTRADA DE URANO EM PEIXES

A invenção da alma

João Acuio

 

Urano em Peixes?

Um fio elétrico desencapado sob as águas da imaginação.

De repente, uma imagem: René Descartes fumando cannabis sativa na mata virgem brasileira. É, aquele mesmo, do método da ciência. Um baita baseado chapando a sua lógica.

Agora, imagine você: o pai da ciência espreguiçando o olhar num bicho-preguiça. Depois disso, ele é bem capaz de dizer isso: caracol é uma solidão que anda na parede. Ou: há um silêncio parado banhando as moscas. [frases do poeta Manoel de Barros]

Este trânsito, que começa agora em março e se estende até 2011, é como se Urano, a Ciência, fosse um fio elétrico desencapado sob as águas da imaginação, Peixes. Então, Urano não deixará o Sonho pegar no sono.

A última vez que Urano visitou Peixes, André Breton lançou o Manifesto do Surrealismo (1924), no qual batiza de surrealismo toda a arte que privilegia a lógica do sonho, a beleza do nonsense, a psicologia do inconsciente. Uma espécie de conjunção entre o sonho e a realidade. Era o fim, nas artes, do império da lógica [*].

[*] Na Física, Heisenberg cria o Princípio da Indeterminação (1926) que, juntamente com a obra de Einstein, Plank e Bohr, fundamenta a física quântica. O seu postulado traz para o interior da ciência que só é possível estabelecer a PROBABILIDADE de que algo aconteça e, mais, de que o observador perturba a coisa observada e vice-versa. É a cientificação (Urano) do mistério (Peixes).
[ **] Hitler publica Mein Kampft, Minha Luta, em 18 de julho de 1925. Portanto, durante um trânsito de Urano em Peixes. O nazismo, sob a sua ótica, não deixava de ser a criação de um novo homem, mais próximo da divindade.

Breton dizia coisas assim: "Não é o medo da loucura que nos vai obrigar a hastear a meio-pau a bandeira da imaginação". Corajoso. Mas como nem sempre somos capazes dessa coragem, será que agora, numa resposta defensiva a Urano em Peixes, o medo da loucura surtará as massas? Ou seremos capazes de imaginar, Peixes, um novo Homem, Urano? [**] Messianismo talvez. Imaginado aqui poderá virar semente logo adiante quando Urano pular para Áries.

Mas enquanto Áries não vem, fico imaginando que André Breton é uma das encarnações do espírito grego-romano. Aquele que imaginava histórias com deuses. Nada mais surrealista do que uma Medusa, um Príapo, um Narciso. Já imaginou a Medusa lavando o cabelo?

E Urano neste surrealismo todo situa-se na origem do mundo. Numa leitura aberta, essa história é mais ou menos assim...

Era uma vez Urano, o Céu, que deitado sobre Gaia, a Terra, gerou filhos monstruosos. Um seguido do outro. Para ele, um mais feio que o outro. Ninguém detinha Urano: um raio, um filho. Potência criando criaturas à velocidade da luz.

Entre as bestas descendentes, Saturno - o inventor do tempo. E, logo uma eternidade depois, devorador dos próprios filhos. Que o faz ganhar a fama de ser o primeiro deus comedor de deuses. Dr. Hannibal Saturn, devorador de carne divina. Assim como o tempo.

Saturno não fazia apenas uso de seus dentes. Ele tinha uma foice. E foi Saturno que capou Urano.

Era de dia. No mundo de Urano, sempre é de dia. Gaia, a mulher em forma de terra, a vulva frutífera, guardava suas crias dentro da barriga. Urano não se via imagem e semelhança de suas criaturas. Seres horrorosos de um falo descomunal. Sem sombra de dúvida, culpa dos desejos desejosos de mulher. O que quer a mulher? Um dia um certo homem, Freud, edificou sua obra em cima desta pergunta.

Enquanto a resposta não vem, Gaia tem por destino guardar os filhos em suas entranhas.

Bem longe do pai.

No meio-dia da ereção criativa do Céu, Saturno sai das sombras e dá cabo daquele gozo sem fim.

Mas mãe só existe se os seus filhos vierem à luz. Então, um dia, Gaia decidiu existir. Era de noite. No mundo de Gaia sempre é noite. Seduziu Saturno e conspirou. Deu a ele uma foice e um motivo: a rejeição. Bastaria Saturno castrar o pai e, assim, tomar o seu lugar. O Tempo no lugar do Falo. Gaia queria para ela o Falo?

No meio-dia da ereção criativa do Céu, Saturno sai das sombras e dá cabo daquele gozo sem fim. "Pai, por que me abandonastes?" E assim, forja a História e a mortalidade de Urano. Nos seus primeiros segundos de vida, vê a morte e goza. Seu sêmen cai no mar e, numa espécie de redenção, nasce, pela primeira vez, uma criatura querida, desejada: Vênus - a mulher feita de desejo e beleza. (Será que é por isso que Vênus em Peixes fica exaltada? Peixes rege o mar.)

Nasce Vênus e o Mar como o último ventre da violência criativa de Urano.

O tempo passa e Saturno também vira pai. Pai dos titãs. Netuno, Júpiter, Plutão, entre outros. Com medo de ser traído por Gaia, agora também sua amante, ele mesmo engole seus filhos. Nada como ter controle sobre tudo. Até o dia em que Gaia o engana e pensando estar comendo Júpiter, devora uma enorme pedra. Ironia da sua mãe-amante, já que Saturno é o senhor das pedras. Gaia deveria estar querendo dizer: "Mastigue a si mesmo!"

O fim da história todo mundo sabe. Júpiter ascende ao poder numa batalha sangrenta e divide os reinos entre seus irmãos. Plutão fica com Hades, ele, Júpiter, com o Olimpo e Netuno com os mares. Um triunvirato. E assim dá-se o início da democracia.

Portanto, em breve, Urano estará visitando o reino de seu neto. A Era de Peixes começa com Urano visitando Peixes.

Utopia? Esse é o outro nome de Urano em Peixes.

Jesus nasceu sob Urano em Peixes. [*] Vale lembrar que na era de Peixes, Urano rege a 12, a casa que revela ocultando. Urano transitando em Peixes é como se estivesse andando na casa 1, revelando, incorporando (Ascendente) o que sempre esteve oculto.

[*] Alterações no calendário, realizadas na Idade Média, produzem esta anomalia: Jesus teria nascido, na realidade, uns 3 ou 4 anos antes do ano que dá início à era que leva seu nome. De qualquer forma, Urano estava em Peixes. E a data que se dá a cristalização textual dos evangelhos, sua mensagem, 70 a 100 d.c., também engloba um trânsito de Urano em Peixes.

E o essencial da mensagem de Jesus é o anúncio do advento de um certo "Reino de Deus". Na maioria das vezes, depois desta vida. Mas, em alguns casos, nesta vida mesmo. "Eis que o reino de Deus está DENTRO de vocês."

Utopia? Esse é o outro nome de Urano em Peixes.

Para ir adiante com sua utopia, Jesus fez uso, predominantemente, da parábola. Mensagem que se constrói através de "estórias paralelas". O essencial das mensagens de Jesus está longe de ser transmitido por cadeias lineares de raciocínios. Mas sim através de "estórias paralelas". A parábola, a metáfora, tem o poder de fazer o milagre da multiplicação dos significados.

Quando indagado pelos discípulos, por que lhes fala em parábolas, Jesus respondeu:

"A vocês, é concedido conhecer os mistérios do reino dos céus, a eles, não. Pois a quem tem, vai ser dado, e abundará. De quem não tem, até o que tem vai ser tirado. Por isso, falo a eles por parábolas. Para que, vendo, não vejam. E, ouvindo, não ouçam, nem compreendam. Assim se cumpra neles a profecia de Isaías: ouvindo de ouvir, não vão entender, e, videntes, vendo, não vão ver".

André Breton poderia ter escrito isso. Será que o profeta Jesus, estava, na verdade, avistando a chegada da Era de Aquário, o Reino dos Céus?

E mais: são as crianças, os mendigos e os animais os primeiros a adentrar no "reino dos céus". "Felizes os pobres, porque deles é o reino." Peixes rege os desvalidos, os excluídos, os loucos, os poetas. Mais tarde, os bolcheviques vão se lembrar disso e instaurar o socialismo, o poder do proletariado na Rússia. Um terremoto histórico sob Urano em Aquário e em Peixes [A Revolução Russa iniciou-se em outubro de 1917].

Uns com medo, outros centrados
no infinito brilho do olho do gato.

A propósito, Lula, com o trânsito de Urano em Peixes, terá em seu mapa o fecho de um grande trígono de água. A eleição do excluído como o primeiro a ser contemplado em seu governo o incluirá na lista dos grandes líderes de caráter universal. De quebra, o Brasil como portador da solidariedade como ato político. Lula tem tudo para ser o primeiro brasileiro reconhecido como líder do mundo. A Índia tem Gandhi, os USA, Lincoln, Roosevelt, Kennedy.

A ideologia, Urano, da compaixão, Peixes, já bastaria para tornar a mensagem de Cristo revolucionária. É radical colocar a espiritualidade no lugar da moeda. Na era de Aquário, Peixes ficará na casa 2, a dos valores.

Mas o que há de mais revolucionário na mensagem de Jesus é a invenção (Urano) da alma (Peixes). Alma é o super-signo que todos somos "dentro". Não que não existisse a idéia de alma antes, mas Cristo tornou-a popular.

Esta é a vingança de Urano, o Céu, aquele que um dia foi capado. Criando o invisível, ressuscita através de Peixes. Ninguém poderá castrar o que não vê.

O Céu também se encontra onde existe Eros, outro nome de Vênus. Aliás, a doutrina de Jesus exercia grande fascínio sobre as mulheres. Nada de mais nisso: a espiritualidade nas mulheres é mais intensa. Peixes é feminino e a alma é uma mulher.

Agora, Urano entrará em Peixes, eletrificando o imaginário, criando utopias, cientificando a subjetividade, rompendo a barreira do interior com o exato, e assim, deixando uns com medo e outros centrados no infinito brilho do olho do gato. Até que ele pisque: psique.

Urano em Peixes: a reinvenção do dentro. Por fora.

Leia outros textos de João Acuio.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2003 Terra do Juremá Comunicação Ltda.