Revista Constelar Revista Constelar

 

CONGRESSO
Astrologia, Liberdade e
Transformaçã
o

São Paulo,
22 e 23 de março

Programa e inscrições

Título da Figura

 
 
 
O IMPACTO DA ENTRADA DE URANO EM PEIXES

Um mundo mais amoroso e sensível

Héctor L. Othon

Parte 1
 

A descoberta de Urano

Urano foi descoberto em 1781, pelo cientista alemão William Herschel, durante uma pesquisa sobre a posição de estrelas. Na ocasião Urano transitava pelo signo de Gêmeos. Herschel, procurando mais confirmações, demorou em anunciar a descoberta e seu colega russo Lexell tomou a dianteira.

Urano, tem um brilho de uma estrela de sexta grandeza. É interessante observar que seu movimento pelo zodíaco tenha estado despercebido por tanto tempo.

Herschel, como descobridor, tinha direito a batizar o planeta com um nome e pensou em homenagear a seu rei, George III, colocando o nome Georgium Sidus ("Estrela de George"). O meio astronômico, por questões políticas, não aprovou este nome. Pensou-se no nome do próprio Herschel, mas, aparentemente guiado pelo Céu, prevaleceu o costume de nomear os planetas com nomes de deuses da mitologia greco-romana: o astrônomo alemão Bode, sugeriu Urano, pai de Saturno, seguindo a lógica de Saturno ser Pai de Júpiter.

Imagine a repercussão que teve esta descoberta para o mundo e especialmente no meio esotérico, astrológico: novo e excêntrico planeta, com órbita da idade média do homem - 84 anos! Até então a humanidade só conhecia o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, o brilhante Júpiter e o apagado Saturno, e com eles conseguia entender e explicar as sincronias entre o Céu e a Terra. Urano chegou rompendo um paradigma de séculos no mundo e especialmente na ciência-arte que passou a reger, a Astrologia.

Com a presença do novo planeta, teve que ser revisada a Astrologia, que não parou até hoje, depois da descoberta de Netuno (1846), Plutão (1930) e, na atualidade, inúmeros asteróides e possível planeta com significados astrológicos.

Urano está em Aquário desde 12/01/96 até 10/03/2003. A passagem de Urano por Aquário se refletiu principalmente no grande desenvolvimento que teve a Internet e a tecnologia de informática, estruturando o que poderíamos chamar do Sistema Nervoso do planeta Terra. Todas as partes do mundo se conectaram. Todos fomos informados de todos. A rede de informações e fluxos mentais foi estabelecida.

A informática chegou a todos os lugares, facilitando o contato e as informações em todo o mundo, instantaneamente e a baixo custo. Todos os países se conheceram melhor e aprofundaram seus relacionamentos, participando de uma rede de informação na hora e em todo lugar. Houve modernização do funcionamento das instituições.

Nestes anos também expandiu-se a consciência na dinâmica de grupos e intergrupos. Apareceram com força as organizações não governamentais. O mundo passou por vários intentos de organização de seus diversos fluxos e redes.

Concretização e idealização de grandes organizações inter-países: Mercado Comum Europeu, Alca, Mercosul.

No plano da vida pessoal, todos passamos por grandes transformações nas nossas vidas. No plano íntimo familiar, ficamos mas amadurecidos para saber conviver em harmonia entre diferentes. A irmandade e amizade se introduziu como verdadeiro modelo nos relacionamentos. Todos melhoramos, cada um no seu estágio e forma de ser. A consciência cidadã foi uma conquista que dá gosto sentir em todo canto. A responsabilidade e participação social invadiram nossos corações e transformaram-se em paradigma a ser conquistado com orgulho e vontade.

Em março Urano deixa Aquário, signo que visitou durante os últimos sete anos (abril/95-março/03) e só voltará a fazê-lo daqui há 84 anos. Sua última visita a Peixes foi entre 1920/27, época do surgimento do fascismo na Europa, da grande revolução das ciências, do início da fusão da ciência com a subjetividade e a espiritualidade.

10/03/2003 - Entrada de Urano em Peixes às 17h54m

Urano estará em Peixes por 9 anos. Peixes é o signo portão do amor no seu plano mais amplo, social e cósmico. Peixes é o mar de sentimentos e emoções onde estamos imersos todos e, quando acordamos para ele, sentimos o que nos une a todos, ainda percebendo que todos somos especiais e complementares.

Urano, oitava espiralada de Mercúrio, ao entrar no signo de Peixes no contexto atual de configuração dos planetas do sistema solar e no momento galáctico que vivemos, será um dinamizador forte da passagem da Era de Peixes para a Era de Aquário.

É interessante observar que o planeta Netuno (que rege Peixes) está em trânsito pelo signo de Aquário enquanto o planeta Urano (que rege Aquário) estará em trânsito pelo signo de Peixes, mantendo-se Netuno em Aquário. Esta situação se manterá até 2011, quando Urano sai de Peixes.

O que Urano em Peixes propiciará?


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2003 Terra do Juremá Comunicação Ltda.