Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 

 

O ALCANCE DE UMA CARTA ASTROLÓGICA
A morte de Jango vista
na carta de Getúlio Vargas

Raul V. Martinez
Início | Parte 3

Direções na Carta de Retorno Solar

Quando Jango morreu, faltava para o Sol percorrer 135°18' para voltar à sua posição na figura do retorno (29°32' de Áries - 14°14' de Sagitário). Plutão, significador geral da morte, planeta da casa V do retorno, dirigido, fica a 24°31' de Touro, sobre a Lua radical, regente da casa XII radical (casa VIII da casa V). Júpiter, planeta da casa XII do retorno de 1976, regente da casa V radical e da casa VIII do retorno, dirigido, fica a 20°22' de Sagitário - na casa V radical, em quincunce com Marte, da casa XII radical. Marte dirigido, vai para 0°07' de Peixes, ficando em quadratura com Júpiter radical.

1976, dezembro - Carta de Retorno Lunar, construída para São Borja

Marte, Sol, Netuno e Mercúrio, nesse retorno lunar, imediatamente anterior à morte de Jango, estão em Sagitário, signo que rege a casa V radical de Getúlio (filhos). Júpiter, regente desse signo, nessa figura está sobre a Lua, a dona do retorno. Essa conjunção da Lua com Júpiter forma um trígono com Vênus do Retorno Lunar (afeto, amor) - permitindo associação com alguma coisa agradável para Getúlio!

Retorno lunar de Vargas, calculado para São Borja, em cuja vigência dá-se a morte de Jango. O retorno ocorreu no dia 4 de dezembro, às 20h09:59 LMT.

Direções na Carta de Retorno Lunar

DIREÇÕES SIMBÓLICAS EM CARTAS DE RETORNO LUNAR - Para uma determinada data, são somados às posições da RL o arco percorrido pela Lua desde o instante em que ocorreu a RL anterior. Neste caso, 1° corresponde aproximadamente a duas horas.

Quando Jango morreu, a Lua havia percorrido cerca de 14°49' desde sua posição na carta de retorno lunar de Getúlio. O Sol (coração, filho), dirigido, vai para 27°48' de Sagitário, sobre Mercúrio do Retorno Lunar, planeta da casa VIII radical. Plutão, regente da casa V desse retorno, dirigido, vai para 28°29' de Libra: em sextil com Mercúrio do Retorno Lunar, em oposição ao Sol radical e em quincunce com Plutão-Júpiter da carta do Getúlio.

Conclusão

Em termos astrológicos, como foi visto, tudo indica que João Belchior Marques Goulart nasceu no dia 1° de março de 1919 e que seu pai biológico tenha sido Getúlio Vargas.

Leia outras matérias de Raul Martinez.


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.