Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

ASTROLOGIA MUNDIAL
Os muitos mapas
da Guerra do Afeganistão

Equipe de Constelar
Início | Parte 5

A tomada de Cabul pela Aliança do Norte

Em 13 de novembro de 2001 a Aliança do Norte, uma das facções de "Senhores da Guerra" que lutam pelo poder no Afeganistão, tomou Cabul num rápido movimento de ocupação, pegando de surpresa até mesmo seus aliados americanos e ingleses, que esperavam que as tropas da Aliança da Norte aguardassem pacientemente às portas de Cabul pela chegada das tropas ocidentais (o que prova que americanos nunca entenderão completamente a mentalidade e os valores de seus atuais inimigos).

Depois de alguma pesquisa em sites de jornais americanos e paquistaneses, o mais perto que foi possível chegar de um horário para a tomada de Cabul foi a referência do Washington Post, que fala num vago "final da manhã". Já o Dawn, jornal paquistanês, afirma que por volta das 13h a cidade já estava toda ocupada, o que faz crer num início de invasão por volta das 11h. O Ascendente (para Cabul) cairia por volta de 21º de Capricórnio, com Netuno, Marte e Urano em Aquário na casa 1 formando quadraturas com Vênus, Mercúrio e Sol, respectivamente. A quadratura - exata em 13 de novembro - entre Sol e Urano explica muito da natureza rápida e surpreendente da invasão, além de relacionar-se com o sentido que a população de Cabul atribuiu ao evento, qual seja, o de uma libertação.

Tomada de Cabul pela Aliança do Norte (fim do regime Talibã) - 13.11.2001, 11h +04:30 (horário estimado) - Cabul, Afeganistão - 34n31, 69e12.

Entretanto, o detalhe mais significativo é que o regime talibã nasceu sob uma conjunção Netuno-Urano quase exata (órbita de menos de um grau), no dia 25 de abril de 1992. Tal conjunção, com ambos os planetas retrógrados, estava em 18 de Capricórnio, e é muito provável que o fim do regime talibã tenha ocorrido com o Ascendente da tomada de Cabul sobre essa conjunção de 1992. Por coincidência, o Brasil também nasceu sob uma conjunção Urano-Netuno em Capricórnio, e com ambos os planetas retrógrados. Na ocasião, Pedro I gritou "Independência ou Morte". Horas antes da queda de Cabul, o Mulá Omar, líder talibã, bradava pelo rádio: "Resistir ou morrer!" Na verdade, não resistiu nem morreu: simplesmente fugiu, depois de promover o saque dos bancos do país. A Aliança do Norte encontrou o tesouro afegão totalmente zerado! (Segundo fontes da Aliança do Norte, o que o mulá Omar realmente bradava pelo rádio era algo bem menos nobre: "Eu ordeno que vocês obedeçam a seus comandantes e não fiquem indo para lá e para cá.")

Marte em Aquário conjunto a Netuno no mapa da tomada de Cabul soa como o guerreiro (Marte) libertário (Aquário) que chega como uma resposta a uma grande aspiração coletiva (Netuno). Mas Netuno na casa 1 é sempre algo que parece mas não é, ou não é o que parece. Em outras palavras: o novo regime que se instala no Afeganistão nasce sob o signo da confusão, ou sob uma cortina de fumaça que esconde sua verdadeira natureza. Netuno está também em quadratura com Mercúrio e Vênus, indicando um processo confuso, difícil de entender ou propositalmente tortuoso. A guerra terminará? Não parece. No máximo, pode ter uma pausa. Ainda ouviremos falar muito de pushtus, tadjiques e outras etnias de nome complicado.

Uma mesquita em Cabul, em foto de 1993. O patrimônio arquitetônico do Afeganistão ficou em ruínas após o domínio Talibã e os bombardeios americanos.

Leia outras matérias sobre Astrologia Mundial.
Leia outras pesquisas da Equipe de Constelar.


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.