Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 

 

ASTROLOGIA MUNDIAL
Os muitos mapas
da Guerra do Afeganistão
Equipe de Constelar

O grande problema para quem se debruça na análise dos acontecimentos internacionais que nos assustaram em 2001 é a variedade de alternativas para o mapa dos países e personalidades envolvidas. Para início de conversa: há mais de uma dezena de mapas possíveis apenas para os Estados Unidos. Para o terrorista Osama bin Laden, nem pensar. Este artigo enumera as principais hipóteses e explica por que há tanta controvérsia.

Os muitos mapas dos Estados Unidos

Normalmente, toma-se como base para o mapa dos países das Américas (inclusive o Brasil e outras nações latino-americanas) o momento de sua independência em relação ao colonizador europeu. Os problemas são dois: identificar claramente o que define esse momento de ruptura (pode ser uma declaração formal, um ato de guerra, a instalação de um novo governo etc.) e encontrar fontes confiáveis que dêem conta do horário exato em que ocorreu.

No caso dos Estados Unidos, o evento utilizado com mais freqüência é a Declaração de Independência elaborada pelos representantes das treze colônias inglesas na América reunidos em Filadélfia, Pensilvânia. Esta declaração foi longamente discutida e finalmente assinada em algum momento da tarde de 4 de julho de 1776, mas o anúncio público do ato só veio a acontecer quatro dias depois, por volta do meio-dia de 8 de julho.

Se considerarmos a Declaração de Independência, outra questão filosófica se apresenta: levantar o mapa para o início da reunião ou para o momento em que foram coletadas as assinaturas? A escolha mais comum recai sobre a última opção, e aí começam os problemas com o horário.

A primeira carta levantada para os Estados Unidos foi de um astrólogo inglês contemporâneo, Ebenezer Sibley, que conheceu de perto vários dos signatários da declaração e baseou-se, ao que tudo indica, em testemunhos pessoais. Ebenezer situa o momento da independência americana às 22h15, hora local de Londres (LMT), o que corresponderia às 17h14, hora local de Filadélfia. Neste caso, o Ascendente americano estaria em 13º15' de Sagitário. Uma variante da mesma carta aponta o horário das 16h50 LMT (exatamente o que vem sendo utilizado em Constelar), com o Ascendente em 8º14' de Sagitário. A diferença entre as duas cartas é que o Ascendente por volta de 8º de Sagitário deixa Netuno em conjunção com o Meio-Céu americano, enquanto a opção de 13º de Sagitário resulta num mapa onde a atual oposição de Plutão e Saturno em trânsito ativa com mais exatidão o eixo Ascendente-Descendente dos Estados Unidos.

Dane Rudhyar fez uma retificação da carta de Sibley que recua o horário ainda mais, para as 16h37 LMT. Neste caso, o Ascendente estaria em 5º35' de Sagitário, e tanto Urano quanto Netuno ocupariam ângulos da carta.

Independência dos Estados Unidos da América, segundo Ebenezer Sibley - 04.07.1776, 17h14 LMT - Filadélfia, Pensilvânia - 39n57, 75w10
 
Independência dos Estados Unidos da América, variante 2 - 04.07.1776, 16h50 LMT - Filadélfia, Pensilvânia - 39n57, 75w10 (Este mapa é o nosso preferido).

Contudo, há muitos defensores de dois outros Ascendentes: o segundo na ordem de preferência seria Escorpião, com base em diversos testemunhos e evidências que dão a Declaração de Independência como assinada por volta das duas horas da tarde. Um dos defensores dessa tese é Marc Penfield, autor da detalhadíssima obra Horoscopes of the Western Hemisphere. Penfield lembra que o horário das 14h é o admitido oficialmente pelo Departamento de Estado norte-americano e adotado nas comemorações oficiais. Além disso, a águia é o símbolo presente no brasão americano, sendo esta ave regida por Escorpião. Lembra Penfield também que muitos dos signatários da Declaração de Independência eram maçons ou rosacruzes, e que as assinaturas foram mantidas em segredo até 1777, já que a coroa britânica, ainda lutando pela preservação das colônias, estabelecera um prêmio em dinheiro para a captura dos "rebeldes", que corriam risco de punição por enforcamento, na condição de traidores. Escorpião é um Ascendente que combina adequadamente com uma declaração assinada sigilosamente e mantida escondida durante algum tempo. Para o Ascendente Escorpião, Penfield propõe o horário de 14h20 (obtido através de estudos de retificação), que corresponde a 8º13' do signo.

Há ainda pelo menos três hipóteses para um Ascendente em Gêmeos, com os horários variando entre 2h13 e 2h17 da madrugada. Tal hipótese, que começou a circular no final do século XIX e logo tornou-se muito popular, parece hoje a mais absurda, pois, como ironiza a astróloga Nilsa Gorey, uma independência declarada no meio da madrugada só poderia ter acontecido "num plano extrafísico", já que todos os representantes das colônias encontravam-se ainda dormindo a sono solto...

A hipótese de um Ascendente em Virgem é defendida por aqueles que preferem considerar não o horário da assinatura da Declaração de Independência, mas sim do início da reunião, ainda no período da manhã. Não é uma corrente expressiva.

Independência dos Estados Unidos da América, segundo Marc Penfield - 04.07.1776, 14h20 LMT - Filadélfia, Pensilvânia - 39n57, 75w10

Outras possibilidades de mapas para os Estados Unidos:

· Declaração de guerra das colônias contra a Grã-Bretanha - 6 de julho de 1775, 11h LMT, Filadélfia, Pensilvânia (75W09, 35N57).

· Adoção dos artigos da Confederação (das 13 colônias) - 15 de novembro de 1777, 12h46 LMT, York, Pensilvânia (39N58, 76W44).

· Vigência da Constituição americana: 4 de março de 1789, 12h LMT, Filadélfia, Pensilvânia (75W09, 35N57).

Osama bin Laden


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.