Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 

 

OS JORNALISTAS DO COSMOS
SIGNOzine:
atrevimento em formato portátil
João Acuio

Um pouco da história e dos textos do menor boletim astrológico do mundo: o SIGNOzine, que circula em Curitiba e algumas outras cidades do Paraná e de Santa Catarina.

SIGNOzine nasceu em março de 1999 em Curitiba. Ele é a cara do seu mapa natal. Sol em Áries, Lua em Leão e Ascendente Gêmeos. Ou trocando em miúdos, pioneiro, brigão, criativo e ligeiro. E como vocês podem ver, SIGNOzine é metido, sem modéstia alguma.

Nasceu da necessidade de veicular de forma lúdica e rápida o universo que compõe a Astrologia. Nada melhor, para invadir os lares curitibanos, do que fazê-lo em formato de bolso. Aí está o pioneirismo: um informativo mensal de Astrologia que, devido ao seu tamanho , quebra resistências, mina tabus, enfim, come a pizza pela borda.

Dê uma espiada no editorial do primeiro número:

Agora é a estréia. SIGNOzine nasce sob a batuta do signo de Áries. De parto lutado. E como bom cabrito velho de guerra, vem para dar cabeçadas, afiar a espada e, se possível, cravar algumas idéias no coração de quem ama ou detesta astrologia. Você terá a oportunidade de encontrar nesta e nas próximas edições, curiosidades, provocações, agenda de cursos, opiniões e, principalmente, esclarecimento sobre questões astrológicas. Sempre com o objetivo de contribuir para o seu discernimento do que é astrologia e de revelar o poder de transformação que ela pode ter na sua vida. Enfim, ajudar a separar o joio do tijolo.
Avante, que Marte, o Deus da Guerra, vem aí...

Acreditando na idéia de que a Astrologia deve ser levada ao maior número de pessoas de modo que ela possa fazer sentido em suas vidas, SIGNOzine preza e faz questão de que seus textos sejam brinquedos, despertem polêmicas, façam rir, façam franzir a testa. Em suma, linguagem. Ficar metido a besta e falar do signo do mês, do que é o mapa astrológico, o que são trânsitos, tudo de forma muito pessoal. Áries com coração de Leão.

O SIGNOzine é feito no tamanho de 21,5 x 31,5 cm. Ao ser dobrado fica no tamanho de 15,8 x 8 cm, de maneira que caiba no bolso.

O seu primeiro número, que aliás está esgotado há muito tempo, teve a tiragem de 600 exemplares. Hoje, já no seu segundo ano, circulam 5000 exemplares que são distribuídos por toda a cidade de Curitiba e também em Florianópolis. Farmácias homeopáticas (muitas chegam a guardar determinados números a pedido de clientes), bancas, bares, livrarias, cafés, são invadidos todo mês com idéias novas e informações diversas sobre o universo astrológico. Há também o envio gratuito pelo correio ao Brasil todo.

Se você não conhece o informativo que tem asas nos pés, não vá pensando que nele há horóscopo. Muito pelo contrário. SIGNOzine hoje já não está tão briguento (risos), mas nasceu como opção alternativa, jogando palavras-bomba aos horóscopos de jornal. E também promovendo a campanha desLigue Djá contra os serviços 0900 de Astrologia.

As bombas do SIGNOzine


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.