Revista Constelar Revista Constelar

 

Potenciais de Violência

 
 

 

O BRASIL E O PLANO COLÔMBIA
O ano Escorpião de FHC

Carlos Hollanda
Início | Parte 6

Analisando o mapa progredido do Brasil

Para o mapa progredido do Brasil (progressão secundária), temos a chegada de uma quadratura Lua-Marte (aspecto de planeta progredido para progredido), indicativa de forte excitação dos grupos regidos por Marte, isto é, militares, esportistas, bombeiros, metalúrgicos, motoristas e cirurgiões. A excitação mostrada por uma quadratura com Marte difere da mostrada por uma conjunção com o mesmo. Na quadratura temos uma série de bloqueios e impedimentos que exigem uma estruturação maior e uma aplicação de forte disciplina para alcançar intentos antes conseguidos facilmente ou até deixados de lado. A quadratura tem uma natureza similar à de Saturno, justamente por provocar uma supercompensação onde se percebe uma inadequação às exigências dos assuntos suscitados no tema. Tal supercompensação é que torna o aspecto dinâmico, pela tentativa de reverter o bloqueio e transformá-lo em algo produtivo. Eis que tivemos uma participação abaixo do esperado nas Olimpíadas. Já que tratamos de competitividade, nada mais natural do que associar a condição atual de Marte ao baixo desempenho. A Lua progredida (em progressão secundária) está em Sagitário, que remete ao encontro com culturas diferentes e, como no caso dos outros dois signos de Fogo, também aos esportes. Sagitário tem uma especial associação com os esportes olímpicos: afinal de contas, Júpiter (Zeus), seu regente, é o senhor do Olimpo.

Carta central: Independência. Carta externa: Progressões secundárias
01.10.2000.

Na comparação entre técnicas diferentes para o mapa do Brasil, a Lua por arco solar está em Sagitário. Na progressão secundária a Lua também está em Sagitário. Por incrível que pareça, na Revolução Solar do Brasil e na Revolução Solar de FHC a Lua igualmente está em Sagitário. Isso é extremamente significativo do potencial que, de setembro de 2000 a setembro de 2001, temos de envolvimento com a economia globalizada e com importantíssimas mesclas culturais. Há que se considerar muito as conversações sobre os direitos do cidadão, em vista do simbolismo sagitariano estar ligado às leis, direitos e deveres. A questão da territorialidade também relaciona-se a Sagitário, pois percorrer distâncias e aumentar a abrangência ou influência cultural e territorial são atributos deste signo.

Utilizando a progressão por arco solar, analisamos a posição de Marte e Saturno progredidos com relação ao mapa radical do Brasil Independente. Decorridos 178 anos desde a Proclamação da Independência, estamos passando por uma fase de inversão conceitual e perceptiva. Segundo essa inversão, há vários anos o Brasil mostra a tendência a liderar, posto que o Sol progredido encontra-se na casa 1 do mapa radical. Estamos falando do aspecto de oposição. Todos os planetas e pontos do mapa estão cerca de 180 graus de distância de sua posição original, segundo o arco solar. Sendo assim, Marte e Saturno, que estão em oposição no mapa radical, agora fazem conjunção mútua por progressão, ou seja, Marte progredido está iniciando uma conjunção com Saturno radical e Saturno progredido está encerrando uma conjunção com Marte radical. Isso também é indicativo de uma necessidade prioritária de redução de expectativas irreais. É uma conscientização enfática dos limites. Simbolicamente, Marte representa um impulso desprovido da consciência de limitações. A temeridade e a coragem de muitos pioneiros está justamente no desconhecimento ou na negligência das variáveis mais pessimistas de determinadas empreitadas. Quando se encontram estes dois princípios, opostos em essência, temos um direcionamento no sentido desta conscientização.

Problemas enfrentados pelas polícias das grandes cidades, especialmente o Rio de Janeiro, que já perdeu cerca de 80 policiais em atentados de quadrilhas, a movimentação e tentativa de reestruturação do Exército e o enorme esforço de contenção das queimadas pelos bombeiros. Todas estas manifestações são típicas de um contato Marte-Saturno. Note-se que a Polícia Militar do Rio de Janeiro está passando por um novo e rigoroso processo de treinamento, apresentado ao público no dia 17 de outubro, nos jornais televisivos. A busca de excelência, o rigor, o pragmatismo e a conscientização de pontos fracos são características de uma ênfase saturnina sobre o dinamismo marcial no ciclo que passamos.

Carta central: Independência - Carta externa: Arcos solares para 01.10.2000
 
A Lua e a economia do país

Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.