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Nível Especialização - Astrologia Empresarial

Astrologia Empresarial 2

Este curso, que é a continuação natural de Astrologia Empresarial 1, tem caráter bastante prático, permitindo ao estudante ganhar segurança na aplicação das técnicas mediante o estudo de uma série de casos reais que também servem de base para exercícios. Alguns destaques:

  • Júpiter, Mercúrio e as correspondências sobre Marketing e Propaganda.
  • A análise sobre os dirigentes (CEO), as técnicas de prognósticos e alguns problemas técnicos.
  • Correspondências entre o mapa dos dirigentes e os setores da vida da coletividade.
  • Os empreendimentos, os setores e os potenciais de prosperidade: o que a empresa pode aproveitar nas mudanças de ciclos coletivos?
  • O momento de início de uma empreitada e seus desdobramentos. Técnicas de previsão sobre o mapa de empresas.

Entre os temas estudados estão mudanças de poder na Petrobras, as empresas criadas pelo Visconde de Mauá e mapas de entidades esportivas.

Leia um trecho do curso:

 

Júpiter, Mercúrio e as correspondências sobre Marketing e Propaganda

Qual seria a mais correta correspondência entre Marketing e Propaganda e o simbolismo dos planetas? Uma resposta muito lógica é: Mercúrio. Este planeta é significador essencial de vendas e de contatos com o consumidor. Entretanto, Mercúrio e Júpiter, no sentido de Propaganda, não podem ser dissociados tão facilmente. O ato da venda e da comunicação das referências do produto de fato é puramente mercurial. No entanto, há um componente jupiteriano especialmente marcante no século XX: a uniformização de pensamento em torno de uma marca ou de um modo de vida. Raciocinemos: Júpiter é símbolo de sistemas de crença e, por conseqüência, de religiosidade. O que tem a ver religiosidade com propaganda? Tudo. Os modelos de pensamento uniforme promovidos pela religiosidade há milênios são formas de unificação de impérios e de convergência política, mesmo entre nações diferentes sob um mesmo domínio.

Só para se ter uma idéia, na Idade Média, o processo de conversão das mentalidades de todo o mundo dominado pelo Império Romano, isto é, pela Igreja Cristã, uniformizou o sistema de crenças da maior parte do mundo conhecido. Deste modo, as tribos analfabetas no latim, mesmo com idiomas e costumes diferentes dos de Roma, eram influenciadas e unificadas pela religião. Elas tinham este ponto de convergência que as submetia à autoridade papal. O processo era conseguido não pela argumentação teórica, nem pela coerção moral, mas pela conversão. Em outras palavras, a filosofia defendida pelos detentores de poder na época era a de modificar as crenças dos outros povos mostrando a "verdade" - e uma verdade baseada em conceitos filosóficos vigentes no mundo de então. O processo de evangelização contava com uma arma talvez mais poderosa que qualquer bomba atômica: a imagem. Daí o poder dos artistas na Europa medieval, uma vez que os mesmos formavam sistemas de crença. A iconografia é nada menos que uma linguagem não verbal, porém muito mais assimilável, pois não depende de alfabetização ou contextualização num idioma ou numa cultura. Por isso é tão rápida em atingir seus fins.

Tudo isto nada mais é que a propagação de uma marca, de um modelo comportamental que se torna comum mesmo em culturas altamente dissociadas. Excelentes paralelos desta situação no mundo moderno são:

  • O uso da calça jeans;
  • O consumo da Coca-Cola;
  • O modo de vida que preza pelo conforto tecnológico (o computador, por exemplo);

Estes exemplos estão entre muitos outros de uniformização comportamental. Mas não se trata apenas de comportamento. O que está em jogo aqui é a uniformização do sistema de crenças, haja vista o poder que tem a iconografia das peças de propaganda (linguagens não-verbais = Júpiter e Netuno) como promotoras de percepções de acordo com o que deseja o anunciante. É inegável que a imagem provoca uma reação na mentalidade coletiva, dando a ilusão de que o "melhor", o "certo", o "real" e "sublime", não são o cotidiano cultural vivido por cada um, mas sim aquilo que é expresso através da imagem. A mesma imagem dá a idéia de que as tais vantagens são passíveis de serem partilhadas e usadas por quaisquer pessoas. Isto é ou não é uma força que produz sistemas de crenças? Assim sendo, Júpiter figura como um significador crucial nas estratégias de propaganda e uniformização do pensamento.

Ficha Técnica:

73 páginas, distribuídas por 6 lições
Autor principal: Carlos Hollanda
37 mapas de exemplos e exercícios

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