Um
olhar brasileiro em Astrologia
Edição 116 :: Fevereiro/2008 :: - |
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ASTROLOGIA E SIMBOLISMOAstrodramaturgia e o caso "Cinderela"
3. Resumo da estrutura narrativaO processo inteiro pode ser resumido no quadro a seguir.
Cabe observar que essa estrutura astrodramatúrgica vale mesmo quando o Sol não é um dos planetas envolvidos no aspecto, afinal cada personagem é o herói de sua própria aventura. Se a identificação e a transformação maiores referem-se ao Sol, isso não implica que os outros personagens permanecerão imutáveis. O mesmo vale para o mapa astral: embora o foco principal da transformação pessoal seja o Sol, as outras energias representadas pelos demais planetas também sofrerão modificação, bem como as pessoas em quem o cliente costuma projetar essas energias. 4. O mapa de Cinderela
Aplicaremos agora o que foi exposto acima a um caso concreto. Uma criança a que nos coube fazer o mapa astral. Interpretando-o, descobrimos muitas correspondências com a história de Cinderela. Trataremos de expor tais correspondências baseando-se em três versões da história: a de Charles Perrault (2000), do séc. XVII, a dos irmãos Grimm (2003), do séc. XIX, e a de Walt Disney (1950), do séc. XX. Neste artigo, não enfatizaremos as diferenças entre as versões, em vez disso as compreenderemos como variações de uma mesma unidade simbólica. O mapa astral de que trataremos é o seguinte.
O Sol encontra-se em Virgem (o signo do serviço e da purificação) e seus aspectos mais exatos são em relação à Lua (conjunção) e a Plutão (quadratura de 90º). O aspecto mais exato tanto da Lua quanto de Plutão é a quadratura entre eles. Logo vemos que a mãe acompanhará o herói durante toda a sua aventura (Lua conjunta ao Sol) e que essa relação será marcada por mudanças trazidas pela morte (Plutão em quadratura a Sol e Lua). Essas mudanças ativarão a função dramática do camaleão, possibilitando que a Lua se metamorfoseie. A mãe de Cinderela morre logo no começo da história, não antes de dizer à filha que se mantenha boa e piedosa e de prometer-lhe que, lá do céu, sempre velará por ela. A mãe camaleônica então se transforma numa madrasta terrível, embora dissimulada, que mantém o padrão virginiano obrigando Cinderela a conservar a casa sempre limpa. Interessante observar que, seguindo a lógica de Bettelheim (1980) em sua psicanálise dos contos de fadas, a madrasta é a própria mãe vista com olhos de ódio por uma filha ciumenta do pai. Menina com mapa análogo ao de
Cinderela Próximo ao Sol, logo depois do limite da conjunção, encontramos uma conjunção Marte-Mercúrio em Libra, que bem descreve as duas irmãs postiças de Cinderela, caracterizadas por sua preocupação estética e pelo espírito aguerrido. Mercúrio tem seu aspecto mais exato em relação a Netuno (um trígono de 240º), na cúspide da X casa, e grande parte da comunicação na história gira em torno do sonho romântico da ascensão social, que as irmãs, principalmente, têm como certo. Sol, Lua, Marte e Mercúrio estão na quinta casa, a casa da expressão e, especialmente na versão de Walt Disney, isso é expresso pelos ensaios musicais empreendidos tanto pelas irmãs quanto pela própria Cinderela. Do outro lado do Sol, no limite da conjunção, temos Vênus, cujo aspecto mais exato é um semi-sextil (de 30º) com Saturno na cúspide da 4ª casa. A autoridade é fria, ausente, embora tenha papel importante na história, seja personificado pelo Rei (que é quem cria a situação do baile) seja pelo pai que (com Saturno fazendo 330º em relação a Vênus), tenta resgatar a feminilidade da filha aprisionada aos serviços do lar (Vênus em Virgem na 4ª casa) em dois momentos. Primeiro ao perguntar às filhas o que queriam que ele lhes trouxesse da feira: as filhas da madrasta pediram vestidos enquanto Cinderela pediu um ramo de árvore (que plantaria no túmulo de sua mãe, onde lhe apareceria mais tarde uma pomba-falante). A segunda tentativa de resgate foi no final da história, quando o pai falou ao príncipe que tinha uma filha de um primeiro casamento que poderia experimentar também o sapatinho de cristal. Foi o reconhecimento do pai que resolveu a história a favor de Cinderela. Netuno na 10ª casa, que é o foco para onde se dirige a historia, tem como aspecto mais exato uma quadratura (de 270º) com Júpiter na sexta. É um sapato que encaixa em um pé (Netuno) que fecha a mudança em relação à enorme quantidade (Júpiter) de tarefas (na casa 6) com que Cinderela tem que lidar. Urano, regente da 10ª casa e situado nela mesma, tem seu aspecto mais exato com Júpiter, um trígono de 120º. Para realizar suas muitas tarefas, Cinderela conta com a ajuda de seus amigos marginais: passarinhos, ratos, cachorros. E esses mesmos amigos compartilham da ascensão social obtida por Cinderela: pelos encantos da fada-madrinha, eles são promovidos e se transformam em animais mais complexos ou mesmo em seres humanos. O próprio objetivo da história como um todo,
em associação com o Nodo Norte em Peixes na 11ª casa,
parece ser o da criação de uma comunidade de fantasia em
oposição à expressão individualizada de serviço
(Nodo Sul em Virgem na 5ª Casa) do mundo cotidiano inicial. De todo modo, mesmo com essa rápida introdução, julgamos estar abrindo um caminho que será muito frutífero para a astrologia, tanto no que se refere à compreensão de sua simbologia quanto no que está mais ligado à prática cotidiana de interpretação. REFERÊNCIAS ARISTÓTELES. Poética. Coleção:
Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Ilustrações: cartaz do filme Cinderela, dos Estúdios Disney, e ilustrações de uma versão em espanhol da história de Cinderela no site da Universidade do Arizona. Outros artigos de Eduardo Loureiro Junior. |
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