Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
PESQUISA INÉDITA

Princípios de Astronumerologia

Raul Varella Martinez

 

O segundo ciclo de base doze

Lâmina 13 - A Morte
Essa lâmina é a primeira do segundo ciclo zodiacal. Com ela se inicia novo período e nova forma de existência. Por ser associada a transformações, é bom lembrar que tudo que surge como nova forma deixou de existir como outra forma ou substância. Na Astrologia, Áries, o primeiro signo, está ligado ao começo, e Escorpião à transformação e a morte. Esses signos, como já foi dito, possuem Marte (morte) como regente comum.

Lâmina 14 - A Temperança
A lâmina 14, a segunda do segundo ciclo zodiacal, mostra uma mulher (em concordância com o Segundo Princípio da Divindade) transferindo um líquido de um vaso para outro. Nesse processo um vaso ganha conteúdo e o outro perde. A lâmina está ligada a transferências, a fecundação e a ganhos. Touro e a casa 2 também estão ligados a ganhos; lembrando que comumente os ganhos de uns representam perdas para outros.

Lâmina 15 - O Diabo
No tarot, o Diabo significa força descendente, de concretização, podendo ter conotação sexual. A terceira lâmina do segundo ciclo de base 12 tem em comum com o Terceiro Princípio da Divindade o poder de realização, de multiplicação. Gêmeos (o terceiro signo) e a casa 3 são os elementos iguais, multiplicados. São associados a comunicação, falada ou escrita.

Lâmina 16 - A Torre Fulminada
A lâmina 16 do tarot se correlaciona com o fim de formas e substâncias, com a transitoriedade dos elementos, com o demolir para reconstruir. É a quarta lâmina do segundo ciclo de base 12. Mostra que tudo que foi construído acaba voltando à situação básica, ao pó da terra - elemento associado à lâmina 4 do primeiro ciclo. Câncer e a casa 4, ligados à gestação e à formação dos seres, aglutinam substâncias - que deixaram de existir no estado em que se encontravam. Por isso, Câncer e a casa 4 têm muito em comum com significados da lâmina 16.

Lâmina 17 - A Estrela
A lâmina 17 do tarot se associa ao que expande e liberta. É a quinta lâmina do segundo ciclo de base 12, tendo significados comuns com os da lâmina 5, Leão e casa 5 - casa dos filhos, da expansão familiar, de alegrias e de educação.

Lâmina 18 - A Lua
A lâmina 18, a sexta do segundo ciclo de base 12, está associada a características astrológicas lunares. Possui em comum com significados da lâmina 6 a instabilidade do processo dual de canalização de energia, para criar ou para procriar.

Lâmina 19 - O Sol
A lâmina 19, a sétima do segundo ciclo de base 12, está associada a características astrológicas solares, concordando também com significados da lâmina 7, o caminho do Sol.

Lâmina 20 - O Julgamento
A lâmina 20, a oitava do segundo ciclo de base 12, associa avaliações e julgamentos. Essa lâmina ocupa a mesma posição que a lâmina 8, a Justiça. É outra concordância extraordinária.

Lâmina 21 - O Mundo
A lâmina 21, a nona do segundo ciclo de base 12, está associada a realização dos objetivos da existência, a aquisição de conhecimentos e individualização. Tem muito em comum com a lâmina 9 e com significados de Sagitário e da casa 9.

O número 21 é outro número extraordinário. Como o número 12, é formado pelos algarismos associados aos dois Primeiros Princípios da Divindade. Sua redução também fornece o 3, do Terceiro Princípio da Divindade Tri-Una. Se o número 12, associado ao zodíaco, limita, o número 21, com os mesmos algarismos, mas em ordem contrária, liberta, expande.

Lâmina 22 ou 0 (zero) - O Louco
A lâmina 22 mostra alguém que chegou ao final de uma trajetória e está prestes a iniciar outra. Alguém sem compromisso, no ponto zero de um novo ciclo. Esse arcano também é considerado como sendo a lâmina 0 (zero) dos arcanos maiores do tarot. Representa o ponto de encontro do fim de um ciclo de base 22 e o começo do seguinte, onde o círculo se fecha.

Essa lâmina final/inicial do ciclo 22 ocupa a décima posição do segundo ciclo de base 12, onde está o arcano 10, a Roda da Fortuna - que representa fundamentalmente os processos cíclicos. É outra concordância importante...

Alfabetos

Do F ao N, novas associações
As letras finais do alfabeto

Voltando atrás:

Signos, números e arcanos
Do Papa ao Enforcado


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.