Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

A CRISE NO SENADO
Três senadores
à beira de um ataque de nervos

Fernando Fernandes
Início | Parte 5

Uma gravação explosiva

17 de fevereiro - Já fora da presidência da instituição, ACM volta a metralhadora giratória contra tudo e todos. Neste dia afirma a O Estado de São Paulo: "Façam uma pesquisa e verão os resultados. Nós somos invencíveis pois somos éticos." Na mesma entrevista, faz uma afirmação ironicamente profética: "Os fatos se sucedem a toda hora e movimentam a política brasileira." Pura verdade: logo ACM deixaria de ser pedra para ser a vidraça da vez.

19 de fevereiro - No início da tarde ACM reúne-se com três procuradores federais, entre os quais o polêmico Luiz Francisco de Souza, que grava secretamente a conversa. Na reunião, o senador afirma ter uma lista dos votos da sessão secreta que cassou o mandato de Luiz Estevão. A posterior divulgação da conversa, em matéria de IstoÉ, desencadeia toda a discussão que levou aos depoimentos de ACM e Arruda e complicou a situação dos dois senadores.

O trânsito mais significativo desta data é Marte no início de Sagitário, ativando Saturno natal de ACM. Durante a conversa, ACM abriu mão da cautela (Saturno) e não resistiu a fazer uma bravata (Marte) que lhe acabaria custando muito caro. Netuno em trânsito também fazia oposição ao Meio-Céu do senador, mas este é um aspecto de longa duração, funcionando como pano de fundo de todo o período de ocaso do poder do líder político baiano.

ACM começa a perder o controle e abre a guarda na conversa com os procuradores.
(ilustrações: Carlos Hollanda)

21 de fevereiro, Brasília, por volta das 11h30, no final da manhã - Jornalistas de IstoÉ reúnem-se com o procurador Luiz Francisco e ouvem pela primeira vez a fita gravada dois dias antes, na conversa com Antonio Carlos Magalhães. Quando a reunião começa, Saturno está na 1, próximo do Ascendente, e Mercúrio está conjunto a Urano em Aquário, ambos enquadrando o Meio-Céu. No conjunto, o mapa (veja abaixo) aponta para materialização (Saturno em Touro na 1) de informações (Mercúrio) cuja divulgação súbita (Urano) iria abalar personagens poderosos (Meio-Céu). A Lua (emoções, comportamento da opinião pública), em conjunção com Netuno (escândalo) na casa 9 (ética), fala dos desdobramentos que adviriam daquela reunião. A Parte da Fortuna na casa 12 indica que o tema do encontro dizia respeito a assuntos encobertos ou ilegais.

28 de fevereiro - A revista IstoÉ publica o teor da conversa de 19 de fevereiro entre ACM e os procuradores federais.

1º de março - A equipe de IstoÉ passa a fita gravada pelo procurador Luiz Francisco ao perito Ricardo Molina, em Campinas.

7 de março - A senadora Heloísa Helena passa uma descompostura pública em ACM no plenário do Senado, levando-o a subir à tribuna e negar que tivesse conversado sobre a violação do painel com os procuradores federais.

8 de março - Em Jequié, Bahia, no final da tarde, o palanque em que estavam o senador Antonio Carlos Magalhães e um grupo de correligionários desaba, sem vítimas. A imagem de um ACM assustado, afundando repentinamente, é mostrada em todas as emissoras de TV. Marte em trânsito (acidentes) está na casa 1 de ACM, em quadratura exata com seu Sol natal.

Jornalistas da IstoÉ e procurador Luiz Francisco ouvem fita que compromete Antonio Carlos Magalhães - 21.2.2001, 11h30 - Brasília, DF - 15s47, 47w54.

 

A hora dos depoimentos


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.