Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
OUTRO MAPA PARA SÃO PAULO

O avesso do avesso do avesso do avesso

Raul V. Martinez

 

São Paulo tem Ascendente em Aquário e nasceu às seis horas da manhã. Esta é a hipótese defendida por Raul, com base na revelação de que os jesuítas não chegaram a pé de Santo André para fundar São Paulo em 25 de janeiro, mas já estavam lá desde alguns dias.

Anchieta

Do semanário Santuário de Aparecida, de 8 de junho de 1980 (ano 80 n° 3955) - edição especial dedicada a José de Anchieta:

Anchieta

José de Anchieta nasceu em São Cristóvão da Laguna, na Ilha de Tenerife, Arquipélago das Canárias, no dia 19 de março de 1534. Ingressou na Companhia de Jesus no dia 1° de maio de 1551. Junto aos jesuítas, após alguns meses de noviciado, teve problemas de saúde, agravados pela queda de uma escada sobre as costas, que lhe causou defeito físico para o resto da vida. Em 13 de julho de 1553 chegou à Bahia, no Brasil, e na véspera do Natal desse ano aportou em São Vicente. Inácio de Loiola acabava de designar o Pe. Manuel da Nóbrega para Provincial no Brasil, com a missão cuidar da formação de futuros missionários na piedade e nas letras.

Depois da festa da Epifania começou a casa de estudos do sertão de Piratininga, aos cuidados do Superior Manuel de Paiva e de José de Anchieta, que ia como mestre de humanidades de doze companheiros, entre padres, estudantes e noviços.

De acordo com esse texto, os padres começaram a construir a casa de estudos, onde seria celebrada a missa que consagraria o local ao apóstolo São Paulo, logo depois da festa da Epifania. Ou seja, os padres, inclusive Anchieta, chegaram ao local poucos dias depois de seis de janeiro, com tempo para construir a casa para a solenidade do dia 25. Essa situação é muito mais plausível que aquela imaginada por um historiador, onde os padres teriam saído de Santo André no mesmo dia dessa missa, a tempo e com situação física para rezá-la, em local que não conheciam e que teria sido construído e preparado para a missa não se sabe por quem.

Palavras do próprio Anchieta, conforme o semanário Santuário de Aparecida:

A primeira Missa celebrou-se no dia da conversão de São Paulo, em um altarzinho que para isso se aparelhou, porque não havia ainda igreja: por esta causa se dedicou aquela casa a São Paulo e tem seu nome.

Aureliano Leite, em sua A Historia de Sam Pavlo , diz:

Aos 8 de setembro deste mesmo ano (1553), Santo-André da Borda do Campo (*) é promovida a vila e exerce o posto de alcaide-mor [um posto semelhante ao do atual prefeito] e capitão o luso João Ramalho.

Em Dezembro de 1553, governando o Brasil Duarte da Costa, desembarcam em São-Vicente, vindos da Bahia, os Padres Manuel de Paiva, José de Anchieta e outros, aos quais se confia a catequese dos indígenas da Capitania.

Assim devia ser a cabana que sediou o colégio dos jesuítas, primeira construção de São Paulo.

Mais tarde o colégio foi ampliado, ganhando pouco a pouco a aparência atual.

 

No ano seguinte (1554), passa pela localidade Ulrico Schmidt, aventureiro alemão, que, no seu regresso à Europa, faz imprimir notável relato sobre a região.

Aos 25 de Janeiro de 1554, funda-se São-Paulo dos Campos de Piratininga, que começa em torno de um pequeno rancho coberto com folhas de palmeiras (com 14 pés de comprimento e 10 de largura), o qual serve ao mesmo tempo de residência de Anchieta e seus 12 companheiros, colégio e igreja. Só depois, seriam iniciadas, e porventura concluídas aos 1556, as definitivas construções de taipa. [LEITE, Aureliano. A Historia de Sam Pavlo, em Breve Resumo Chronologico, desde MD a MCMXXX. SP, Livraria Martins, 1944. A citação está na página 13.]

Neste ponto, Aureliano Leite insere a seguinte nota:

Baseado na informação de Diogo Ordonhez, reproduzida por Augusto de Saint-Hilaire (São Paulo nos tempos coloniais, tradução de L. Pereira), admitimos, em Pequena História da Casa Verde, o levantamento de dois pequenos ranchos em torno dos quais nasce o povoado paulopolitano. Acrescente-se que Anchieta profetiza então que aquele povoado, anos depois cercado de muro, com guaritas e portas trancadas a cadeado, haverá de ser a maior metrópole da metade meridional do continente americano.

São Paulo com Ascendente Aquário?


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.