Constelar - Última edição Astroletiva

Serviço:
DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES ASTROLÓGICAS


 


a

Fórum Astrologia

O que rolou no III Fórum Astrologia

COMUNICADOS GERAIS

Céu Aberto participa por telefone

Uma das representantes do Céu Aberto (www.ceu-aberto.org.br), Barbara Abramo (SP), não pode comparecer ao FÓRUM por motivos de ordem pessoal. No entanto, comunicou por telefone a criação da comunidade brasileira de professores de astrologia, representada por escolas e professores independentes que existem em vários Estados, onde se desenvolveu um modelo único de certificação de alunos que reconhece mutuamente os diversos cursos realizados pelos seus profissionais ali representados.

PALAVRA ABERTA

1) A Comissão Organizadora do Fórum Astrologia comunicou que o próximo encontro do será realizado na cidade de São Paulo no dia 13 de abril, data e local a serem confirmados, e o seguinte será no Rio de Janeiro, também em data a ser confirmada, provavelmente no segundo semestre.

2) Celisa Beranger, Presidente do SINARJ o Sindicato dos astrólogos do Rio de Janeiro comunicou a aquisição de sede própria para a entidade com recursos da própria entidade através de seus associados.

3) A ABA o Ordem Nacional dos Astrólogos comunicou a eleição e posse da nova Diretoria eleita no dia 13 de dezembro de 2003, encabeçada pelo Prof. Waldyr Bonadei Fücher. Foi solicitado pelo novo Diretor Presidente da ABA que os antigos associados retornem para a ABA, o que sem dúvida será para benefício de todos.

4) Maurice Jacoel lembrou que o SINABRA está em processo de finalização de muitas das definições que um sindicato propõe. No entanto, considera o saldo de todas as reuniões, discussões e a elaboração de estatutos e código de ética muito positivos para a comunidade de astrólogos que atuam em Brasília e para a classe em geral.

5) Ana Gonzalez sugeriu e alertou para a necessidade de se incluir na grade curricular que está para ser analisada e elaborada pelo GRUPO CURRÍCULO uma disciplina que ensinasse ao astrólogo o domínio da língua portuguesa para que ele bem escrevesse e falasse em público. Sugeriu também que se abrisse também uma vaga para a disciplina de Metodologia Científica, ensinando ao astrólogo como levar adiante uma pesquisa e uma investigação, tão necessárias para o desenvolvimento da Astrologia.

6) Antônio Facciollo lembrou que em toda documentação da ABA já consta boa parte das propostas para o GRUPO CURRÍCULO, visto que no passado esta instituição já elaborou um currículo-padrão necessário para todas as escolas. Lembrou que já fez um recenseamento da área, sobretudo por estimativa, baseada no número de pessoas interessadas no assunto que passaram tanto por escolas quanto por sociedades esotéricas e por grupos de estudos, e que, em média, somos em torno de 11 mil astrólogos espalhados por todo o país.

7) Edil Carvalho fez questão de frisar que o FÓRUM ASTROLOGIA não foi criado com a finalidade única e exclusiva de discutir a regulamentação da profissão de astrólogo, e que este é apenas um dos assuntos que se discute no evento, visto a sua emergência e atualidade.

8) Lídia Vayner lembrou que foi uma coincidência o fato deste Projeto de Lei ter sido aprovado momentos antes da realização do primeiro evento, quando praticamente todo o cronograma já havia sido organizado.

9) Edil Carvalho advertiu que boa parte das discussões e das propostas levantada pelos Grupos talvez nem sejam tão inovadoras, muito embora soem ambiciosas. Porém, a dimensão e a respeitabilidade adquiridas pelo FÓRUM ASTROLOGIA garantem que esses trabalhos serão realizados e terão a colaboração de toda a classe. A sua concretização só se tornará possível se for realizado em conjunto, pelos muitos profissionais que integram a classe. Este não é um empreendimento possível para uma única pessoa, exigindo a soma de forças.

10) A COMISSÃO ORGANIZADORA DO FÓRUM ASTROLOGIA aproveitou a oportunidade para lembrar que, surgido esse FÓRUM de modo espontâneo e sem interesses políticos, comerciais ou pessoais, tornou-se, pela sua neutralidade e maneira democrática e civilizada de suas reuniões, responsável pela re-integração da classe, propiciando encontros e reencontros de profissionais há tanto tempo afastados. Mesmo com idéias e opiniões divergentes, todos puderam utilizar o espaço livre do Fórum para se manifestar sobre a Astrologia e seus rumos, e, reunidos em paz e harmonia, puderam conciliar-se e unir forças em prol de um mesmo objetivo: a construção de um corpo para a Astrologia Brasileira.

Sendo assim, o FÓRUM torna-se um evento permanente, regular e itinerante, com o objetivo de integrar os astrólogos de todas as regiões do país.

SÃO PAULO, 15 DE DEZEMBRO DE 2002

A COMISSÃO ORGANIZADORA DO FÓRUM ASTROLOGIA

Participantes do Terceiro Encontro do Fórum Astrologia 2002

Adonis Saliba, Alexandre Fucher, Ana Gonzalez, Ana Luiza Fonseca, Angelina Ponte de Abere, Beatriz Ferrio, Carlos Cavalcanti Pessoa, Celio de Paula Barros, Celisa Beranger, Edil Carvalho, Everton Batista Ribeiro, Fabian A. Cubakowic, Florinda Cristina Ferrio, George Ferreira Jorge, Henrique Romeo, Izabel Piccarone, Katia Ripani, Mara Lucia Romeo, Marcia Bernardo, Marcia Ferreira da Silva, Marcos Eduardo dos Santos Perin, Maria Alice Carneiro de Paula, Marisa Jelen Damous, Marta Cunha, Maurice Jacoel, Mauricio Bernis, Monica Bordin, Monica Horta, Nadia Cristiane de Oliveira, Patricia Boni, Patricia Quelin Foloni, Regina Beatriz Berretta, Robson Papaleo, Silvia Augusto Molari, Soraia Malafaia Gomes, Waldyr B. Fucher, Zeferino P. Costa

Sumário desta seção | Astroletiva |