Simpósio do Sinarj com programação definida
Inscrições abertas. Garanta a sua vaga!
Crises sociais espalhadas pelo globo, colapsos financeiros na Europa e nos EUA, insurreições políticas nos países árabes, drásticas alterações climáticas e ampla divulgação das profecias maias para dezembro de 2012.
O mundo de muitas pessoas cujas crenças eram – e ainda são – rígidas e sem sentido também está ruindo, além das crenças religiosas que já não dão conta de explicar as desigualdades e injustiças, e ainda a ciência, cujos paradigmas desde o século XVIII vêm sofrendo severas revisões.
Diante da desinformação, das expectativas, anseios e temores coletivos torna-se fácil criar um clima de incertezas. Quando as situações fogem do normal, quando a humanidade percebe que não detém o controle sobre as circunstâncias, não raro astrólogos sao chamados a dar esclarecimentos a respeito do que está acontecendo e o que vai acontecer.
Querendo ou não, a Astrologia sempre está entre os saberes sobre os quais as atenções se voltam em épocas como esta.
É quando acontecem as rotulações de “Astrologia” para quaisquer afirmações, nem sempre embasadas astrologicamente, que levam o senso comum a questionar o valor das previsões e da própria Astrologia. As publicações de grande tiragem e a mídia televisiva retomam essa temática utilizando a Astrologia como um dos motes para chamar a atenção dos leitores e telespectadores, sem, contudo, fornecer um esclarecimento adequado.
O SINARJ promove, neste ano, o 13º Simpósio Nacional e o 5º Internacional de Astrologia com o tema “A Humanidade e seus Apocalipses: olhares astrológicos e interdisciplinares” com o objetivo de esclarecer e ampliar o estudo a respeito de tão mobilizante assunto.
Entre os dias 18 e 20 de novembro serão apresentadas 30 palestras e cinco mesas redondas por 42 profissionais altamente qualificados em suas áreas.
Desde a tradução fiel do termo “Apocalipse”, que vem do grego e significa precisamente “Revelação”, até as práticas astrológicas antigas, seus usos atuais, as repercussões de descobertas recentes, a interação da Astrologia com outros saberes e na sociedade contemporânea.
Para tanto, o 13° Simpósio terá um caráter inter e transdisciplinar, bem aos moldes da Teoria da Complexidade e o SINARJ convidará para tomar parte do Simpósio: físicos, matemáticos, psicólogos, filósofos, médicos, astrônomos, historiadores, antropólogos, jornalistas, escritores, artistas, economistas e, é claro, astrólogos no âmbito nacional e internacional. Em sua maioria, são profissionais pós-graduados, mestres e doutores.
Embora o Simpósio possa funcionar como uma forma de atualização e aperfeiçoamento para os profissionais de astrologia, também pode ser de grande valor se percebido pelo público em geral, uma vez que trataremos de um tema de interesse coletivo!