• Quem somos
  • Mapas do Brasil
  • Escola Astroletiva
  • Aldeia Planetária
  • Contato

Constelar

Um olhar brasileiro em Astrologia

  • Astrologia Aplicada
    • Cinema e TV
    • Comportamento
    • Esporte
    • Literatura e Arte
    • Personalidades
    • Saúde
  • Comunidade
    • Astrólogos
    • Memória
    • Profissão
    • Livros
  • Técnica
    • Bases
    • Novas Propostas
    • Símbolo e Mito
    • Teoria
    • Tradicional
  • Colunas
    • Agenda
      • Midpoints
    • Fernando
    • Vanessa Tuleski
  • Astrologia Mundial
    • Brasil
    • História e Cultura
    • Mapas nacionais
    • Previsões
    • Presságios
Você está em: Home / Colunas / Vanessa Tuleski / Vênus retrógrado: alerta nas relações de 13/05 a 25/06/2020

Vênus retrógrado: alerta nas relações de 13/05 a 25/06/2020

09/05/2020 por Vanessa Tuleski

A retrogradação de Vênus, de 13 de maio a 25 de junho de 2020, implica uma fase de revisão das relações. Todos os assuntos de Vênus vão exigir mais cuidado, incluindo relacionamentos pessoais, parcerias e até mesmo procedimentos estéticos de maior porte.
vênus

O nascimento de Vênus, por Sandro Botticelli

Vênus leva cerca de um ano e meio para retrogradar. Observe os últimos períodos:

  • * 22 de dezembro de 2013 a 1 de fevereiro de 2014
    * 25 de julho a 6 de setembro de 2015
    * 4 de março a 15 de abril de 2017
    * 5 de outubro a 16 de novembro de 2018
    * 13 de maio a 25 de junho de 2020

Quando um planeta fica retrógrado, todas as questões que ele rege requerem muito mais cuidado e atenção. Veja que áreas podem ser afetadas quando Vênus está retrógrado.

=> Dinheiro, valores e finanças

Vênus rege as compras. Comprar uma blusa ou camisa errado não é problema, pois o custo é relativamente baixo, mas um imóvel comprado equivocadamente pode ser uma grande dor de cabeça.

Portanto, para quem tiver de comprar algo de maior porte neste período recomenda-se ter muita certeza da escolha que está sendo realizada, procurando fazer várias pesquisas, das formais às informais (como, no caso do imóvel, coletar informações sobre vizinhança e outros detalhes). Nada de pressa, pois planeta retrógrado por excelência não deve ter afobação. Fechar negócios por impulso é contraindicado durante a retrogradação – somente se o processo de escolha for sólido e bem feito, estará de acordo com o que a retrogradação significa.

Quem escolher o imóvel antes de Vênus ficar retrógrado talvez não precise se cercar de tantos cuidados, mas é possível que você (ou quem vai vender) fique sujeito a mudança de ideias quanto ao preço, pois quando planetas passam de diretos a retrógrados (e vice-versa) isto pode acontecer.

E quem estiver vendendo um imóvel? Se o valor do imóvel foi corretamente estabelecido (não ficando abaixo e nem acima do preço médio de mercado), pode ser que se tenha de lidar mais com indecisões do comprador ou mesmo atrasos no recebimento, pois Vênus rege o dinheiro. Com Vênus retrógrado, o dinheiro pode atrasar ou demorar para ser liberado, por isto não será nada bom fazer dívidas contando com o que virá.

Vênus rege o processo de valoração, ou seja, dar valor a algo. É por isto que compras e vendas ficam mais complexas quando ele está retrógrado. Fica-se mais sujeito a vender um carro, por exemplo, por menos do que ele valeria. Ou a comprar um veículo que parece lindo por fora, mas que pode ter vindo com algum problema. Por isto será necessário pesquisar mais em tudo o que envolver valores e investimentos. Mas sem paranoias, é claro. Entretanto, se puder aguardar para fazer uma compra maior, será mais fácil para você. Se possível, evite abrir empresas neste período, pois o fluxo de dinheiro poderá mais complicado, e ninguém quer isto quando abre um negócio, certo?

Uma outra particularidade é que durante a retrogradação de Vênus talvez tenhamos mais despesas com coisas necessárias, como ter que trocar aquele micro que está lento como uma tartaruga, fazer um tratamento de canal, etc. Por isto, não é bom estar com as reservas no limite e nem fazer gastos exagerados.

=> Procedimentos estéticos de maior impacto: cirurgias, peelings profundos, etc.

Vênus também rege os procedimentos estéticos. Em geral, não se recomenda realizá-los com durante a retrogradação, mas há exceções. Se a pessoa fez uma cirurgia que não ficou boa, a retrogradação favorece outro procedimento cirúrgico que vise corrigir o que não deu certo. Retrógrados têm a ver com retorno ao passado. O que não foi bem sucedido no passado pode dar certo durante a retrogradação. O fato de Vênus estar retrógrado não é indicativo de que tratamentos estéticos mais impactantes possam dar errado, mas a pessoa vai se sentir mais insegura, o que por si só não é bom, ou o que for feito poderá não corresponder às expectativas que ela guarda. Ou, ainda, talvez ela se arrependa das dores que uma cirurgia causa. Mudanças de visual também precisam estar bem amadurecidas. Se não estiverem, vai ter gente que vai se arrepender de pintar o cabelo de vermelho, tirar a barba de muitos anos, e assim por diante. Elas devem ser feitas acompanhando mudanças internas reais que já venham acontecendo há algum tempo.

=> Relacionamentos

Vênus também é significador de relacionamentos. Retornos são possíveis com Vênus retrógrado, de felizes reconciliações até os relacionamentos viciados, que já não têm muita chance de dar certo, mas que precisam voltar para algum tipo de ajuste. Para que tenham chance, será preciso introduzir mudanças verdadeiras durante a retrogradação. Pode ser necessário, igualmente, ter mais cuidado com términos com Vênus retrógrado, pois podem ficar mal resolvidos.

Para quem tem um relacionamento recente, iniciado antes deste período, a retrogradação talvez possa significar alguma retração. O outro pode ficar mais frio, ou você. Longe de isto ser algo definitivo, tem a ver com a necessidade de avaliar e revisar dos retrógrados. Mas como a retrogradação é uma mudança no movimento do planeta, também é possível que quem andava frio mude e fique mais caloroso. É preciso ter em mente que a retrogradação dura menos de dois meses, e que este é um tempo de revisão. Talvez esta área fique mais delicada ou complicada, e quando Vênus voltar a ficar direto não sintamos tanta pressão. Mas este pode ser o momento de modificar posturas e padrões, enfim, pensar um pouco a respeito de como vem se relacionando.

Vênus não rege somente os relacionamentos afetivos, mas todos os relacionamentos. Então às vezes o afetivo poderá estar bem, mas uma relação de trabalho estar passando por ajustes e mudanças. Pode ser a hora de realizar ajustes, mudar posturas, etc. Não será incomum se, durante a retrogradação, relacionamentos mais desgastados entrarem em crise. É importante compreender que a crise em si não é o problema. Pelo contrário, ela surge porque há algo a ser resolvido. Entretanto, será importante observar se o grau de exigência não é exagerado. O que está se querendo do outro? Há muito exame interno para ser feito durante a retrogradação de Vênus.

Em geral, há duas manifestações com Vênus retrógrado:

1) as pessoas têm necessidade de pensar sobre os relacionamentos, com as ideias sobre o que fazer possivelmente ficando mais claras e bem formadas quando Vênus voltar a estar direto;

2) ou as pessoas tomam decisões baseadas em algo que já mudou internamente há muito tempo, mas que somente na superfície parecia igual. Neste caso, a decisão (ex: um rompimento ou afastamento) já foi pensada e amadurecida, o que tem a ver com o significado da retrogradação.

Espera-se que durante a retrogradação de Vênus os relacionamentos fiquem mais desafiadores, ou nós nos sintamos mais mobilizados por eles, por isto será preciso calma, frieza e discernimento para lidar com as questões que aparecerem. Do ponto de vista prático, pode ser melhor adiar conciliações e acordos em divórcios ou sociedades rompidas, se ainda não houver ambiente para tal. Há chances de a iniciativa, ao invés de significar uma solução, somente desandar.

Quem iniciar um relacionamento (inclusive uma sociedade ou parceria) com Vênus retrógrado precisará ficar atento. Não será uma boa partir com tudo com Vênus retrógrado, mas também não precisa ser frio. Apenas analise, observe, seja mais cauteloso e prevenido, pois a retrogradação é sempre um chamado para voltar-se mais para o próprio interior. É importante limpar e corrigir antigos padrões para que eles não sejam plantados no novo relacionamento. Esta é uma fase de ampla revisão de valores, isto é, daquilo que consideramos importantes e do que queremos para nós. Basicamente, é um tempo para trabalhar a autoestima.

Se possível, evite marcar noivados e casamentos para o período da retrogradação. Mas, se o casamento já está marcado há muito tempo, com igreja reservada e tal, nada de desespero. Só não vá para o altar sem ter as coisas resolvidas, definidas, amadurecidas, sem estar com a certeza de que quer noivar, casar e o outro também, ou seja, de que está tudo certo. Os retrógrados não impedem nada, mas solicitam um grau maior de amadurecimento e avaliação.

Se preferir, veja as dicas também em vídeo.

CURSO ONLINE – INÍCIO: 12 DE MAIO

Pontos obscuros

Explore também:

O céu astrológico de 22 a 28 de março de 2021
A Lua fora de curso em 2021
Mercúrio retrógrado

Arquivado em: Vanessa Tuleski

Sobre Vanessa Tuleski

É curitibana e atua como astróloga no Rio de Janeiro desde 1997. Foi pioneira em estilo próprio de fazer prognósticos diários voltados para o público leigo sem utilizar signos solares, e uma das primeiras a ter site de Astrologia na Internet brasileira: http://www.vanessatuleski.com.br. Autora do livro SIGNOS ASTROLÓGICOS - AS DOZE ETAPAS PARA A AUTORREALIZAÇÃO, colabora para o site Personare e é responsável pelo blog Cosmo & Cotidiano, em Constelar. Veja todos os artigos ou entre em contato com Vanessa.

Comentários

  1. luiza diz

    14/04/2017 em 15:25

    Muito bom o vídeo.

    Muito bom a possibilidade de seguir o coração/intuição, mesmo contra as forças astrais.

Seções

  • Agenda
  • Astrologia Mundial
  • Astrólogos
  • Bases
  • Brasil
  • Cinema e TV
  • Comportamento
  • Esporte
  • Fernando
  • História e Cultura
  • Literatura e Arte
  • Livros
  • Mapas nacionais
  • Memória
  • Novas Propostas
  • Outros Temas
  • Personalidades
  • Presságios
  • Previsões
  • Profissão
  • Saúde
  • Símbolo e Mito
  • Teoria
  • Tradicional
  • Vanessa Tuleski

Mapas do Brasil, o banco de dados da Astrologia Brasileira

Receba o boletim Constelar

  • Email
  • Facebook
  • Twitter

ACERVO 1998-2013

  • Arquivo por edição
  • Arquivo por autor
  • Índice Temático

Nuvem de Assuntos

1999 2000 2001 2002 2003 2007 2008 2011 2012 América Latina antiguidade Brasil congressos cultura de massa Curitiba eleições epidemias Estados Unidos Europa Futebol história Islamismo Marte mitologia Netuno Niemeyer perfis Plutão política previsões progressões Psicologia Região Sul religião retificação Rio de Janeiro Saturno Sinarj São Paulo tragédias trânsitos técnicas de consulta Urano Vênus Ásia

CONSTELAR, ANO 22

Constelar é um site voltado para a difusão da astrologia de boa qualidade produzida por autores brasileiros e do mundo latino. Em atividade desde 1998, reúne um dos maiores acervos em língua portuguesa. Logomarca: representação pré-histórica das constelações de Virgem-Libra, Pedra do Ingá, PB.

Últimos artigos

  • O céu astrológico de 19 a 25 de abril de 2021
  • O mapa de uma pichadora
  • Eurico Miranda, o vilão sem Água
  • Irmãos gêmeos na Astrologia: a hipótese do Globo Materno
  • O céu astrológico de 12 a 18 de abril de 2021

Copyright © 2021 · Constelar, um olhar brasileiro em Astrologia · Editor: Fernando Fernandse · Terra do Juremá Comunicação Ltda.

Copyright © 2021 · Metro Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login