GRAU SIMBÓLICO DA LUA CHEIA A 13º18’ DE SAGITÁRIO EM 04.06.2023:
Sagitário 14. Uma flecha cruza o espaço, mas o cavaleiro que acaba de lançá-la se agarra agora ao pescoço de sua montaria.
ou – Um homem segurando um livro aberto.
O simbolismo da Volosfera para este grau sugere que a ideia foi lançada, mas o idealizador não a segue ou não tem certeza de como fazê-lo – o cavaleiro que lança a flecha se agarra à montaria sem acompanhá-la. No mesmo sentido, pelo Calendário Tebaico, o homem apenas segura um livro aberto.
No Brasil, a Lua Cheia ocorrerá na casa 9, fortalecendo o assunto do aprendizado, da especialização, da busca por mais. A Lua na casa 9 está se afastando do trígono com Marte na casa 5 e da quadratura com Saturno na casa 12: já foi dado início ao momento de aceitação de culturas, filosofias e religiosidades diferentes, de inclusão daqueles que permanecem à margem ou mesmo escondidos.
Ao mesmo tempo o ascendente está em Peixes, com seu regente Netuno na casa 1, domiciliado e bem aspectado. Júpiter – o corregente – em Touro na casa 2, ponta do T-square com Marte e Plutão, amplia a necessidade do rompimento do “cabo de guerra”, do ímpeto desenfreado de manter o controle. O sextil com Saturno possibilita o exercício do poder de Zeus (Júpiter) de forma mais responsável e ponderada, ao mesmo tempo em que Urano entrando na casa 3 traz mudanças para os setores da educação, comércio, transporte e deslocamentos.
Perceba que a flecha cruza o espaço: o lançamento foi feito no início do ciclo (na lua nova) e o momento é de segui-la, de buscar e realizar o objetivo semeado e não de lançar o “estoque” de flechas em diferentes direções esperando que alguma chegue ao destino.
Isto vale tanto na esfera do coletivo quanto do comportamento pessoal. E para este também vale atenção com acidentes: a montaria pode não gostar de ter seu pescoço agarrado.