Qual o seu foco?
É humanamente impossível assistir a todas as palestras de um evento com programação simultânea, como o Simpósio do Sinarj. É preciso ter algum critério para definir o que ver e – infelizmente – o que deixar de fora. O mais lógico dos critérios é o temático: definir que assunto (ou que abordagem) interessa e estar presente em todas as palestras daquela área. Para facilitar a vida dos participantes, Constelar faz essa separação pra você, dividindo a programação do simpósio em sete grandes blocos:
- Astrologia Mundial & Política
- Astrologia e Saúde
- Astrologia Comportamental
- Astrologia como Profissão
- Astrologia e Espiritualidade
- Ciclos e Previsões
- Astrologia, Arte e Cultura
Assim fica mais fácil: basta marcar todas as palestras da sua praia e conferir horários e salas na programação do Simpósio do Sinarj 2014!
Astrologia Mundial & Política
Eclipses Conversos na Astrologia Mundial, com Adolfo Gerez
Para uma melhor precisão na previsão, as técnicas astrológicas estão em constante questionamento. A referência aos Eclipses Conversos é de Alexander Marr, que em seu livro “Astrologia Política. Análise e Previsão” utiliza os Eclipses Conversos na prática, em diversos países, para prever eventos de Astrologia Mundial. Este estudo nos leva a pensar o tempo de forma linear, considerando para trás um mesmo número de dias transcorridos a partir da data de fundação de um país ou de uma cidade. É uma técnica complementar e reveladora para aqueles eventos que não conseguimos prever aplicando a técnica de eclipses e trânsitos diretos de forma tradicional. Nesta palestra vamos ver exemplos práticos aplicados atualmente ao Brasil .
Reflexões Astrológicas sobre a Realidade Brasileira, com Dimitri Camiloto
A palestra visa aprofundar e apresentar novos ângulos para a compreensão do Brasil, tanto do ponto de vista histórico como da interpretação do quadro estabelecido entre os episódios de junho de 2013 e as eleições deste ano, de olho nos desdobramentos do futuro mandato presidencial e as implicâncias astrológicas relacionadas.
A PROLUNA e suas etapas em mapas pessoais e temas mundiais, com Leonardo Lemos
O km 00 Brasil / Júpiter.” – traçando relações entre o ciclo da PROLUNA (84 anos, equivalente ao ciclo de Urano) sobre o Júpiter natal do nosso país, e os trígonos formados nos trânsitos pelo Grande Benéfico Júpiter ao Inovador Urano simultaneamente.
Brasil: Mercado Interno x Mercado Externo, com Henrique Wiederspahn
As políticas econômicas brasileiras recentes se pautaram na defesa dos interesses internos, com um olho no mercado exterior, especialmente de commodities. As recentes crises na Europa e nos EUA, refletem-se agora em nossa economia interna. Quais as indicações astrológicas para o próximo ano?
Saturno em Sagitário, com Elias Mendes
Um estudo relacionado ao significado do trânsito de Saturno pelo signo de Sagitário, que durante séculos foi o local mais lento do trânsito de Saturno. Atualmente, como o afélio de Saturno está nos primeiros graus de Capricórnio, esses dois signos dividem igualmente o título de trânsitos mais lentos para saturno, com Capricórnio ficando a cada século ligeiramente mais lento. Pretendo discutir as possíveis implicações desse sutil movimento do afélio de Saturno. Além disso, falo também sobre todos os aspectos realizados por Saturno durante seu trânsito por Sagitário, como a participação em um quadro em T com Netuno em Peixes e Júpiter em Virgem no ano de 2016, e o trígono com Urano em Áries em 2017, Além do antiscion entre Saturno em Sagitário e Plutão em Capricórnio.
Mesa Redonda Previsões 2015, com Henrique Wiederspahn, Adolfo Gerez, Fernando Fernandse e Robert Hand
As perspectivas do ano de 2015 para o Brasil, a América Latina, os principais países do mundo, com base em diversas técnicas.
Astrologia e Saúde
A CONTRIBUIÇÃO DOS NODOS LUNARES PARA A AVALIAÇÃO EM SAÚDE, com Ana Ocampo
A análise do Eixo Nodal, por signos e casas, no mapa de nascimento pode revelar importantes informações sobre os padrões psíquicos que, manifestados em determinadas atitudes e comportamentos, tendem a repetir-se de forma inconsciente. Desta forma, a avaliação dos Nodos Lunares em conjunto aos marcadores tradicionais de saúde do mapa (como as casas I, VI-XII, VIII, stelliuns, entre outros) pode contribuir de forma significativa para uma melhor compreensão do processo de saúde e adoecimento particular do indivíduo.
Mesa Redonda: Astrologia e Saúde, com Luiz Henrique Carvalho e outros
Serão trocadas experiências acerca da utilização da Astrologia como facilitadora de interação e diagnóstico. O debate tem como finalidade demonstrar, através de relatos da observação de configurações planetárias recorrentes, as correlações entre o simbolismo astrológico e sistemas orgânicos, além de possíveis abordagens para cura e manutenção de equilíbrio.
ASTROLOGIA E SAÚDE, com Andréa Maluf
Estabelecer uma troca de experiências acerca da utilização da Astrologia como facilitadora de interação e diagnóstico. Deste modo, relatos de observação de configurações recorrentes, correlações entre simbolismo astrológico e sistemas orgânicos, além de possíveis abordagens para cura e manutenção de equilíbrio. Propões uma reflexão a partir da ideia de que a Astrologia é o estudo das relações. Isto pode ser pensado analiticamente pelo viés técnico, focalizando a relação entre itens de um mapa, e, também, como se dá nas negociações entre elementos e sistemas. Abordagens astrológicas sobre relações dos seres humanos com contextos ambientais e históricos e seus corpos, do astrólogo com seu cliente e da Astrologia com demais áreas do conhecimento.
Como tornar-se um zumbi – O caminho da desconexão e do embrutecimento, com Fernando Fernandse
O mito dos zumbis, presente no imaginário popular, expressa um processo assustadoramente real: a possibilidade de completa desconexão com nossa programação de vida, sintetizada na carta astrológica. Cabe ao astrólogo preparar-se para reconhecer o processo de zumbificação do cliente e sugerir estratégias de reumanização. Para isso, é necessário um enfoque transdisciplinar, onde as Astrologias Médica, Comportamental e Coletiva são contextualizadas contra o pano de fundo das questões ambientais e sociais do mundo contemporâneo.
Astrologia e renascimento – como seu nascimento influencia sua vida, com Fernanda Chacel
Os tipos de parto, os problemas durante a gravidez (mortes na família,perdas financeiras,etc) com leituras de mapas explicando os padrões de acordo com o nascimento. Observaremos os trânsitos na casa 12 e no ascendente e estudaremos como lidar com a recriação do trauma de parto
Astrologia Médica – Lua Negra e Kiron, com Isabel Guimarães
De que forma através da identificação dos planetas/signos/casas e aspectos, podemos identificar as doenças? Como atravês das técnicas astrológicas de progressão/transitos entendemos processos de cura/doença mais significativos? Por que a Lua Negra e Kiron?
Unindo Mapa Natal, Alinhamento Energético e Constelações Sistêmicas; Teoria e Prática, com Elizabeth Nakata
O Mapa Natal faz o diagnóstico e as terapias breves podem usá-lo para trabalhar com maior eficácia. Através de estudos de casos, o método para atuar através do Alinhamento Energético ou das Constelações Sistêmicas será mostrado e explicado. Como detectar e trabalhar os emaranhamentos do Mapa Natal. Leitura sistêmica do Mapa Natal, Constelando e Alinhando o Mapa e seus trânsitos. Não se mudam promessas ou aspectos planetários natais, mas é possível ressignificá-los e integrá-los.
Astrologia Comportamental
A Astrologia e os caminhos do Amor, com Alexey Dodsworth
As relações humanas demandam um novo prisma de análise, evocando conceitos tanto da filosofia quanto da astrologia.AlexeyDodsworthapresenta as seis faces do amor, que correspondem às diferentes maneiras de vivenciar esse sentimento:agape, o amor altruísta; pathos, o amor paixão; philia, o amor amizade; ludus, o amor jogador; pragma, o amor conveniente; e eros, o amor sensual. Muitas das frustrações e desencontros de nossa vida amorosa decorrem do fato de não sabermos o que de fato queremos e o que o outro tem a nos oferecer. A astrologia nos oferece um mapeamento destes sentimentos, sendo um instrumento essencial para a melhoria de nossas relações.
Quem tem medo da casa 12? Recursos astrológicos para lidar com FDP`s e outros bichos, com Carlos Hollanda
Os estereótipos da casa 12 e até onde ela pode ir. Onde estão os FDP`s no meu mapa? Darth Vader não é pai de Luke: é você mesmo. O que a 12 tem a ver com a saúde? Tenho coisas na casa 12. E agora? Me ferrei? Ah, sim, o Carma. Cadê ele?
Elos Ocultos – Alavanca de Possibilidades ou Desistência de Ser, com Luiz Augusto Figueira
Os quincôncios, ângulos que definem os Yods, são aspectos deixados para segundo plano. Pessoas que têm quincôncios em seus mapas podem passar uma vida inteira sem perceber os potenciais escondidos nesta “via paralela”. Por outro lado, esse mesmo aspecto pode funcionar na via oposta, restringindo e travando a integração do Ser. A compreensão da dinâmica dos Yods na identificação de virtudes latentes e bloqueios limitantes – pode motivar o despertar de uma nova consciência.
Lilith: Encontros e Desencontros, com Kim Bins
O ponto da órbita da Lua mais afastado da Terra é representado na astrologia pela Lilith, a lua negra. Ela é o exílio do feminino, da sua sexualidade e dos seus legítimos desejos. Nos mapas natais de homens e mulheres, a posição de Lilith fala sobre o exílio, a insubordinação, as separações, a sedução e a sexualidade. O exílio ocorre pela repressão dos desejos, provocando desamparo pela não realização dos mesmos. A insubordinação aparece pelos assuntos aos quais não se deve ficar submetido e os motivos e situações que levam as separações nos encontros amorosos. E sobre a sedução e sexualidade, pode-se analisar o tipo de pessoas e situações que a atraem dependendo se as forças são exercidas de forma positiva ou negativa. O que está em jogo na contemporaneidade é a possível convivência pacífica entre as diversidades, entre os dois sexos e entre seus valores correspondentes, e é a partir deste ponto do mapa que se pode verificar uma série de questões acerca dos encontros e desencontros nas relações.
Netuno, O Perigoso, com Vanessa Tuleski
De todos os planetas astrológicos, não há nenhum com potencial mais sabotador do que Netuno. Se, de um lado, o belo planeta azul rege a faceta mais luminosa dos sonhos, contém também um potencial perigoso para que eles fiquem na forma de semente, anulando-os. Netuno é capaz de nos roubar anos e nos extraviar da rota. Até que, depois de nos fazer circular dentro de um grande labirinto, finalmente nos faz cair de joelhos diante de nossas fraquezas e enganos. Curiosamente, é aqui que poderá acontecer – ou não (pois depende do livre arbítrio) – uma possível redenção, e a chance de um uso melhor de suas potencialidades positivas. Nesta palestra, mapas serão analisados e histórias serão contadas sobre as questões deste capcioso planeta.
Kiron – uma hipótese de dupla regência: a cura através do não-dualismo, com Klaus Denecke Rabello
Astrologia e autoconhecimento através dos eclipses lunares, com Gicele Alakija
O propósito é destacar o papel do astrólogo professor/orientador. Expor um método relativamente simples, criado em 2003, que consiste na comparação entre o mapa do eclipse lunar e o de cada participante, com foco no eixo do mapa onde cai o eclipse lunar. Esse trabalho tem ajudado os participantes na compreensão de seu momento de vida e tomada de decisão. Importante porque não exige conhecimento prévio de astrologia, o que tem permitido a aproximação de pessoas leigas que começam a perceber a utilização prática da astrologia no cotidiano.
Relacionamentos e traições – existem realmente traições?, com Anna Maria Costa Ribeiro
Como as traições se manifestam, como isso se manifesta no mapa astrológico e que atitude cada pessoa tomará? Onde isso começou?
Marte fechando a Grande Cruz Áurea Cardinal em abril/2014, estimulou a Guerra e reforçou o Ativismo & as Ocupações. No Mapa natal, em que Casas você será crucificado? Com quais Aspectos, você se alistará para a Luta? De que Signo provém essa Energia? Na Mitologia, Gradivus é o Herói que caminha a Passos Largos. E Gradiva é a Heroína que Avança. A Conexão de Marte com os protestos contemporâneos avança na Reclamação por nossos Direitos. Os Brutos também Clamam! Os Red Blocs & as Entradas com Bandeiras nas Capitanias pessoais, sociais e culturais. Ocupe-Marte: quem não arrisca, não conquista!
Astrologia e Constelações Familiares – uma parceria eficaz na cura de emaranhamentos, com Ciça Bueno
Através das Constelações Familiares, o astrólogo tem a possibilidade de atuar pontualmente visando ajudar o consulen-te a se conscientizar de seus emaranhamentos e a se reintegrar de forma mais harmoniosa.
Astrologia como Profissão
Paixão e Amor sob a ótica Transdisciplinar e Astrológica, com Carlos Fini
Em tempos de complexidade, aquilo que nos parecia impossível de ser compreendido torna-se acessível e bem estruturado. As questões da Paixão e do Amor por exemplo, são polêmicas e nem sempre tratadas de forma madura e sensata, como exige o pensamento transdisciplinar. O presente estudo pretende introduzir o pensador neste tão dramático assunto abrangendo a visão grega clássica, psicanalítica, neurocientífica e astrológica que integradas, nos dão uma visão mais tridimensional de como melhor compreender, antever e instrumentalizar clientes. Serão demonstrados inúmeros casos práticos reunidos em décadas de Estudo sistemático.
De Engenheiro a Astrólogo, com Sergio Pupo
O viver de astrologia, do ponto de vista de um engenheiro que inicia seus primeiros passos na prática astrológica profissional. Abordará questões sobre suas motivações, formação teórica, o atendimento e a relação astrólogo-consulente.
ASTROLOGIA E INTERSUBJETIVIDADE – A reconstrução da relação astrólogo e a pessoa atendida, através da construção e compartilhamento de saberes e construção de conhecimento, com João Marcos Cividanes
Através de uma breve análise e questionamento do papel histórico do Astrólogo diante do cliente, do seu lugar de poder, como a Filosofia Fenomenológico-Compreensiva (dando ênfase a Martin Buber e Martin Heidegger) pode ajudar a construir uma nova relação, mais participativa, cooperativa, compartilhando saberes, em que o profissional pode se envolver e conhecer melhor os limites e possibilidades ocultos do mapa da pessoa atendida. E mais do que tudo, o acolhimento da pessoa atendida como princípio de confiança e construção bilateral de propostas renovadas de vida.
Painel: Uma mapa, diversas rotas, com Edil Carvalho, Bernadeth Pombo
Este painel reúne representantes de diferentes escolas astrológicas aplicando suas técnicas, de forma didática, na abordagem de aspectos de um mesmo mapa. A intenção é apresentar a diversidade de possibilidades de análise, reunindo saberes do Oriente e do Ocidente, do passado e do presente.
O Firmamento e suas conexões com a Ciência, o Pensamento e a Arte, com Cláudia Lisboa
Contemplar a imensidão do firmamento, fazer as conexões entre o Céu e a Terra, revelando horizontes escritos no céu estrelado: essa vem sendo a incrível jornada da relação entre os humanos e a abóboda celestial. Edificada por sumérios, babilônios, assírios e caldeus, a astrologia nasce como uma forma de compreender a natureza, e, pouco a pouco, passa a ser estudada com fins subjetivos, particulares, individuais. Nesta palestra faremos um passeio pela história da ciência, da arte, do pensamento e da astrologia, desde a Mesopotâmia, passando pelo Egito, por Grécia e Roma, até os dias atuais.
O Problema da Hora, com Darci Lopes
Seja qual for o evento, o problema da hora constitui um dos pontos mais sensíveis da astrologia. Além do método clássico da retificação da hora, existiria outro que poderia ajudar na determinação precisa do acontecimento? O objetivo da palestra será demonstrar essa nova viabilidade.
A correlação do Mapa Natal com os temperamentos de Hipócrates, com Celisa Beranger
Na doutrina hipocrática os 04 humores (sangue, bilis, linfa e bilis negra) estão relacionados às 04 estações do ano e às 04 qualidades primitivas ou princípios elementares: quente, frio seco e úmido. Antioquio de Atenas, no século II, correlacionou os humores, temperamentos e qualidades primitivas aos planetas. Através dos séculos esta relação foi sendo desenvolvida. Apresentaremos os enfoques clássico e moderno para determinar o temperamento no Mapa Natal: Bilioso, Sanguíneo, Nervoso e Linfático. Veremos também os temperamentos compostos.
Astrologia e Espiritualidade
Astrologia e Conexões Espirituais, com Waldemar Falcão e Maria Eugênia de Castro
Analisando os diferentes conceitos espirituais e as correntes filosóficas que ocupam a mente da humanidade há tantos séculos, descobrimos vários elos e paralelos que se repetem nos ensinamentos dos astros. A linguagem da Astrologia Evolutiva, igualmente milenar, possui uma sutil e, às vezes, velada correspondência com os cânones da riqueza espiritual.
Painel Astrologia e Espiritualidade, com Ricardo Lindemann, Sandra Straus, Loka Saksi Dasa, Ricardo Pinto (Shogyo), Cid de Oliveira
Partindo da noção de que a apropriação simbólica do Cosmos com a função de transcendência está na gênese da experiência humana, esta mesa intenciona refletir sobre os fundamentos astrológicos existentes em algumas das principais tradições religiosas. Desejamos aprofundar o entendimento de conceitos comumente empregados por astrólogos — Karma, reencarnação, evolução, entre outros — e seu embasamento, sob a visão de algumas destas tradições.
A Descoberta do Verdadeiro Norte, a direção em torno da qual tudo gira em nossa vida, com José Maria Gomes Neto
Usando as informações que trazemos dos Nodos Lunares como “chave de ativação do Verdadeiro Norte”, para contatar as mais profundas motivações da alma: VISÃO E MISSÃO, e reacender a paixão de viver uma vida de alta performance repleta de significado e auto realização.
Exercícios de Astro*Coaching. Metáforas para integração dos eixos. Armadilhas ou “estados dragões. Saídas pelos trígonos. Mapas de exemplos.
Ciclos e Previsões
Lua Progredida, com Paula Salotti
Estudo a Lua Progredida como indicadora dos ciclos de desenvolvimento emocional, da ativação das promessas contidas no mapa e na Sinastria.
Conhecendo os caminhos da Lua Progredida descobrimos qual tipo de alimento adequado a nossa alma em cada fase vida.
URANO E O EVENTO X, com Otávio Azevedo
Fatores existenciais que disparam os trânsitos de Urano e/ou ativam sua posição natal no mapa. Baseada(o) no tipo de vida que você leva, como antever com que intensidade os trânsitos de Urano irão “lhe pegar”. O Evento “X” e as condições que conduzem ao mesmo. As 3 regras fundamentais para os “uranianos” (pessoas com Urano proeminente no mapa).
Astrologia, Arte e Cultura
Água viva de um canceriano sem lar – Tensões do feminino arquetípico nas canções de Raul Seixas, com Nivaldo Pereira
Mais conhecido pela irreverência e iconoclastia, o endiabrado pai do rock nacional e autoproclamado Maluco Beleza também expressou em sua obra um profundo conhecimento dos temas arquetípicos ligados ao feminino. Pela análise de seu mapa astrológico e de letras de suas canções, pretendemos enfocar a dinâmica entre polaridades planetárias como Sol-Lua, Marte-Vênus e Saturno-Urano, no intuito de entender o fascínio crescente do artista entre os que gritam “Toca Raul!” no afã de serem tocados no fundo da alma.
Van Gogh, Frida Kahlo, Salvador Dali, Escher –
Com a entrada de Júpiter em Leão a expressão criativa se potencializa, é neste cenário que escolhi quatro artistas para analisar seus mapas projetado nas suas criações.
Ciclos Geo-cósmicos dos Planetas Lentos e Tendencias Contemporâneas, com Fernando Guimarães
Conexões com Arte e Cultura (Tempo e Espaço).O que esteve,está e ainda pode vir por aí.