Ao inaugurar o Programa de Estudos Avançados em Astrologia, em 2004, a equipe da Unipaz-Sul não tinha ideia do tamanho do projeto que ali se iniciava. Dez anos depois, a Unipaz formou diversas turmas e consolidou uma prática rara em instituições do gênero: a produção de TCCs (trabalhos de término de curso), monografias em que os alunos registram, com rigor acadêmico, os resultados de suas pesquisas, sob a assistência de um professor-orientador. Contudo, a realização mais conhecida da Unipaz-Sul são as Jornadas Gaúchas de Astrologia e Transdisciplinaridade, congressos anuais de Astrologia regados a muito chimarrão – a cuia parece fazer parte do “kit básico” dos participantes, junto com os tablets – e doses ainda mais generosas de polêmica.
Ao contrário da maioria dos congressos, em que o discurso do palestrante é o centro das atenções, as Jornadas Gaúchas são pensadas para provocar interação e troca de conhecimentos. Todas as palestras são seguidas de pelo menos quinze minutos de debate (pode ser muito mais) e as discussões invadem a hora do lanche, entre pedaços de bolo e mais chimarrão. Para quem não aguenta ficar na posição de espectador passivo (e para quem gosta de mate amargo), a Jornada Gaúcha é o evento perfeito.
A IX Jornada Gaúcha acontece entre os dias 10 e 12 de outubro de 2014, e tem na programação 11 palestrantes, sendo sete gaúchos e os convidados Carlos Fini (PR), Fernando Fernandse e Celisa Beranger (Rio) e Alejandro Luna (Buenos Aires). Há também diversas oficinas ao longo da semana e um minicurso ministrado por Fini, além do lançamento do livro Astrologia no paralelo 30 Sul, volume II da coleção Astrologia e Transdisciplinaridade, em comemoração aos dez anos do curso Programa de Estudos Avançados em Astrologia.
O livro é uma coletânea de artigos sobre os temas das palestras apresentadas nos eventos dos anos anteriores. São 19 diferentes autores, cujos trabalhos se distribuem por todas as tendências teóricas e todas as áreas de pesquisa.
O participante recebe um certificado para cada evento (Jornada, oficinas, minicurso).
Programação, local e inscrições
Local: R. Miguel Couto, 237 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre (RS)
Quando: 10,11 e 12 de outubro
Oficinas
Astroconstelação – Lúcia D. Torres
2a. e 4a. feira (6 e 8 de outubro) das 14:30 às 18:30 – Vagas limitadas (12 pessoas por oficina)
Investimento:150,00
Astrovivo – Eduardo Krug
3a. e 5a feira 7 e 9 de outubro) das 13:30 às 18:30 – Vagas limitadas (12 pessoas por oficina)
Investimento:150,00
Minicurso
Direção em Astrologia, com Carlos Fini – Domingo das 14h às 18h
Investimento:180,00
Cronograma da IX Jornada
Sexta-feira dia 10/10
19:30 – Abertura
20:30 – Alexis Falkenbach (RS) – Astrologia Empresarial
22:00 – Encerramento
Sábado dia 11/10
09:00 – Celisa Beranger (RJ) – O mapa da concepção – Outra dimensão do mapa natal
10:30 – Zuleika Jardim (RS) – Saturno e o processo de individuação
11:30 – Intervalo
11:45 – Lúcia D. Torres (RS) – Ponteiros Kármicos – Yods e Quíron em Astrologia da Saúde
13:00 – Intervalo
14:30 – Alejandro Luna (Argentina) – Astrologia e Psicossíntese – duas vias para o transpessoal
16:00 – Eduardo Krug (RS) – Astrologia e meditação – O mapa como caminho
17:15 – Intervalo
17:30 – Fernando Fernandse (RJ) – Dançando com lobos e cantando na chuva
19:00 – Lançamento do livro Astrologia no paralelo 30 sul
Domingo dia 12/10
09:00 – Nivaldo Pereira (RS) – Do jeitinho brasileiro à malandragem – Reflexões astrológicas sobre o conceito de homem cordial
10:15 – Apresentação de trabalho – Priscila Schonarth – Possíveis interfaces entre Psicologia e Astrologia
11:20 – Intervalo
11:40 – Carlos Fini (PR) – O Efeito Shnoll e a Astrologia
13:00 – Encerramento
APRESENTAÇÃO TEATRAL INFANTIL (aberta e gratuita)
às 16h00 – “Uma viagem ao Universo” – coordenação Edson Souza
Investimento
Jornada – 250,00
Jornada+Minicurso: 390,00
(Alunos da Astropaz e regulares têm descontos)
Informações e Inscrições
R. Miguel Couto, 237 – Menino Deus -Porto Alegre
(51) 3232-5590, 3232-5591 e 8486-5591
Palestrantes, minicurrículo e resumo da apresentação
Carlos Fini
Astrólogo Profissional e Fundador do Centro de Pesquisas Hermes (SP) há 30 anos. Congressista nacional e internacional em congressos de Astronomia, Astrologia e Ciências Complexas. Astrônomo, pesquisador e Especialista em Equipamentos de Simulação em realidade Virtual, com vários projetos envolvendo Ciências Complexas como Astronomia, Antropologia, História, Biologia e Etnoastronomia com pesquisadores de várias universidades, como USP, UFSC, UFSM e E&S Computer Corporation – Universidade de Utah.
O Efeito Shnoll e a Astrologia – Trata-se de uma profunda pesquisa da academia da URSS sobre microflutuações rítmicas em histogramas de átomos e moléculas que parecem ser afetadas pelos movimentos geofísicos da Terra, Lua e Sol. O presente estudo pretende descrever esta pesquisa e, ao mesmo tempo, vinculá-la à Astrologia. Estaria aqui a prova definitiva de uma interferência cósmica em tudo?
MINICURSO
Direções em Astrologia – Direções Primárias e Secundárias são uma formidável ferramenta de diagnóstico futuro. Aliadas a técnicas complementares como os trânsitos de lentos e rápidos, Luas novas e Revolução Solar, estes estudos podem contribuir muito para as técnicas de predição. Dezenas de exemplos práticos são observados com gráficos ilustrativos construídos didaticamente.
Eduardo Krug
Trabalha com astrologia clínica interpretando mapas desde 1990, sempre buscando pesquisar abordagens terapêuticas. Também ensina astrologia em cursos com aulas semanais ou oficinas de final de semana, além de participar do corpo docente do Curso de Astrologia da Unipaz Sul desde 2004.
Tem desenvolvido junto a seus clientes e alunos vários enfoques para a utilização do mapa individual, como oficinas de astrologia temática, dinâmicas de grupo em workshops vivenciais e astrodramas.
Mais recentemente desenvolveu o mapa como um “Jogo Astrológico”, um instrumento objetivo e lúdico para a autocompreensão e interação coletiva, utilizando a metodologia tradicional de um jogo de tabuleiro aliada a uma nova percepção do jogar. Um “jogo jogado consigo mesmo” e compartilhado em grupo, criando um ambiente de insights e troca de experiências.
Astrologia e meditação – O mapa como caminho – A Astrologia é um caminho de ordem, o mapa astrológico aponta para o desenvolvimento da consciência, o próprio símbolo do Sol no mapa apresenta o aspecto do centramento. O centro é onde o tempo para, onde cessa o movimento. Quando você não está fazendo absolutamente nada, quando todo o movimento cessa, você se torna o observador, a consciência que observa.
O mapa astrológico nos permite um processo de libertação dos muitos estados emocionais e mentais aos quais nos apegamos e identificamos.
Quando conseguimos perceber este processo, iniciamos na meditação.
Este trabalho busca trazer uma oportunidade de ver o mapa astrológico como ferramenta real de libertação das cadeias que nos aprisionam a um estado repetitivo, de uma inconsciência ativa. Traz a visão da meditação para a linguagem dos símbolos astrológicos.
Lúcia D. Torres
Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS), astróloga, professora e pesquisadora de Astrologia Transpessoal e da Saúde, terapeuta com formação em Constelações Sistêmicas e Familiares (IBH/Alemanha), diretora da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ-SUL), onde coordena o Programa de Estudos Avançados em Astrologia. Autora dos livros “O Ser e o Todo” (2009), “Além das Constelações – herança, memória e transpessoalidade em Astrologia” (2012) e organizadora da coletânea “Astrologia no Paralelo 30 Sul – diálogos latino-americanos nas Jornadas Gaúchas” (2014) – todos pela editora Gênese (RS).
Ponteiros Kármicos – Yods e Quíron em Astrologia da Saúde – Tanto os trânsitos e a posição natal de Quíron quanto os Yods, ainda hoje, são aspectos pouco estudados em Astrologia da Saúde. Esta pesquisa, a partir de estudos de caso, levanta algumas hipóteses acerca da relação destes temas com doenças e acidentes (quase) fatais. “Alma é corpo” – às vezes, a doença é o fio de Ariadne que nossa alma encontra para nos orientar no caminho do resgate daquilo que foi excluído na nossa existência, buscando a unidade, a inteireza do Ser.
Alexis Falkenbach
Astrologia Empresarial: Estudo de caso identificando Potenciais de Negócio através da Astrocartografia – A Astrocartografia é a projeção planetária em nível geográfico. Utilizada em conjunto com técnicas de Astrologia Empresarial, pode identificar regiões, cidades ou locais mais propícios para a expansão dos negócios de uma empresa. Também pode servir de fonte de informação preciosa para a tomada de decisão sobre a manutenção ou não de determinadas filiais. O presente trabalho de Astrologia Empresarial aborda exatamente estas questões. Faz uma análise do potencial de negócio das 18 lojas existentes de uma rede varejista regional e identifica pontos para futuras expansões através da Astrocartografia.
Celisa Beranger
Formação acadêmica em Arquitetura com pós-graduação em Urbanismo.
Astróloga pesquisadora, consultora, professora, autora de livros em português e espanhol, com trabalhos publicados no Brasil, América do Sul e Europa. Palestrante em eventos e congressos no Brasil, América do Sul, México e Península Ibérica. Ex-presidente do SINARJ e da CNA.
O mapa da concepção – Outra dimensão do mapa natal – Também designado como Época, sua importância foi constatada por Valens e Ptolomeu, do século II. No século XX, alguns pesquisadores retomaram sua pesquisa, mas ainda é um mapa pouco difundido e utilizado. Deduzido do Mapa Natal, o Mapa da Concepção pode aprofundá-lo ou enriquecê-lo, fornecendo informações que o Natal não contém.
Para homenagear o médico Eugen Jonas, abordaremos seu método para concepção natural, que provou a efetividade do controle astrológico do nascimento no Centro de Pesquisas para Nascimentos Programados, Astra, na década de 60. O método continua a ser utilizado.
Zuleika Jardim
Saturno e o processo de individuação – Tornar-se quem se é constitui a tarefa de cada ser encarnado, na forma do signo solar e nas condições indicadas pelos aspectos que o Sol – símbolo do Self – apresenta no mapa do nascimento. Sob esse enfoque, a conexão entre o Senhor do Carma – Saturno – e o Caminhante das Estrelas – Sol – tem muito a revelar quanto às provas a serem vencidas para a conquista da maestria interior.
Alejandro Luna
Astrólogo. Es egresado de Casa XI y diseñador gráfico. Formado en Psicosíntesis en el Instituto Conciencia sin Barreras. Consultor y profesor de Astrología. Colaborador de la sección Astrología en la Revista Uno Mismo. Autor del e-book Urania y Sofía, del mazo de cartas astrológicas Visual Zodiac (junto con el artista Nil Orange) y de artículos en medios nacionales e internacionales como la Fundación Jung de España, The Journal of Archetypal Studies, Congresos GeA y Medium Coeli. Editor del sitioAstrotranspessoal.com.ar y director de la escuela Astro-Síntesis
Astrologia e Psicossíntese – duas vias para o transpessoal – A Psicossíntese é uma teoria psicológica e uma técnica vivencial utilizada para compreender e desenvolver a psique e a consciência do ser humano. Foi elaborada pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli durante a maior parte do século XX.
Nesta palestra, analisaremos o modelo ovóide da psique criado por Assagioli a partir da lente da Astrologia, sugerindo uma perspectiva especial para ser introduzida na leitura da carta astral.
Fernando Fernandse
Editor do site Constelar e diretor da Escola Astroletiva. Profissional de RH, mestre em Sistemas de Comunicação e especialista em Educação a Distância, foi palestrante em dezenas de eventos, normalmente explorando as interfaces entre Astrologia, Indústria Cultural e Ciências Humanas.
Dançando com lobos e cantando na chuva – Um passeio alegre – mas nada descompromissado – pelos gêneros e subgêneros da música popular dos últimos 60 anos à luz das ciclos de planetas lentos e suas interconexões. Entenda as motivações astrológicas que deram origem ao rock, à lambada, ao pagode, ao funk, à disco music, ao sertanejo universitário, ao pancadão carioca, à Califórnia da Canção Nativa, ao axé music e ao brega de todas as nacionalidades.
Nivaldo Pereira
Graduado em Jornalismo e mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul. Baiano, viveu em Salvador até 1992, quando mudou-se para o Rio Grande do Sul. Interessado em identidades culturais, publicou Deus morto no Pampa – Um olhar sobre a cultura gaúcha a partir da religiosidade no mito fundador (2008) e Jeitos de ser Brasil (2012, com aquarelas de Antonio Giacomin). Atua como astrólogo, roteirista de documentários em vídeo e professor na Unipaz Sul, em Porto Alegre, e na Faculdade América Latina, em Caxias do Sul.
Do jeitinho brasileiro à malandragem – Reflexões astrológicas sobre o conceito de homem cordial – A conjunção de Júpiter com a Lua, em Gêmeos, no mapa astrológico do Brasil, sugere uma ética de fundo emocional, a partir da qual podem surgir contradições e arbitrariedades nas práticas cotidianas. Na relação com ideias de pensadores da cultura nacional, como Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta, podemos discutir as dores e as delícias de um complexo jeito de ser brasileiro que, por exemplo, reclama da corrupção governamental mas acha normal piratear o sinal da televisão.
Priscila Schonarth
Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduanda em Astrologia pela Unipaz-Sul. Experiência na área clínica com viés Psicanalítico. Participação no curso de extensão “Introdução à Teoria de C.G. Jung” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participação no I Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clinica pela Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.
Possíveis interfaces entre Psicologia e Astrologia – O presente trabalho visa instigar reflexões a respeito da relação entre a Psicologia e a Astrologia. Ademais, propor um entendimento da postura adequada deste profissional que auxilia o seu cliente na busca da transformação.
Édson Souza
Uma Viagem pelo Universo com Mago Spica e Bellatrix – Trata-se de uma apresentação sobre a constituição do universo. O mago Spica atende ao pedido da menina Bellatrix, cujo nome é de uma estrela da constelação de Orion e que sempre teve curiosidade de saber o que ela é e onde fica no universo. Nessa viagem, o mago apresenta as galáxias, as estrelas, as nebulosas, as constelações e o nosso Sistema Solar. Essa apresentação é para todas as idades, mas especialmente para as crianças.