Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
UM ESTUDO SOBRE BATMAN

O Cavaleiro das Trevas do Zodíaco

João Acuio

 

O sádico palhaço coringa

O Coringa no traço de Bob Kane, seu primeiro desenhista.

Outra coisa que faria bem à rigidez de Batman seria aprender a rir com o Coringa [8].

Coringa é um personagem Áries-Gêmeos-Leão. Áries pela acidez e pelo exaltado egocentrismo - não é por acaso que ele é o inimigo nº 1 de Batman. Não esqueça que Áries procura sempre ser o número 1, o pioneiro, o único. Regido pela agressividade do planeta Marte, o Deus da Guerra, Áries-Coringa exerce seu sadismo.

Coringa também é Gêmeos pela disposição lúdica: um palhaço que faz da piada sua arma mortal. Ele mata as pessoas com um gás hilariante que faz agonizar com um sorriso no rosto. A combinação destes dois princípios, Áries-Gêmeos, faz do Coringa um personagem que tem humor cáustico. Bem diferente de Batman, que não ri e não acha graça na luz. Aliás, poderíamos associar Coringa também a Leão, devido ao seu gosto por espetáculos, holofotes e entradas marcantes com roupas sempre chamativas.

Áries-Leão são signos expansivos por serem de Fogo. Bem diferente de Batman, com seu restritivo mundo de Capricórnio marcado pela solidão, ou o escuro Escorpião da Batcaverna repleto de objetos conspiratórios. Daria para dizer que o terapeuta ideal para o Homem-Morcego seria o Coringa, e vice-versa. Batman precisaria rir com as piadas do Coringa e o Coringa aprenderia a conter o seu instinto de aniquilar com a Lei que Capricórnio representa. Infelizmente, foi o Coringa quem matou o casal Wayne, matando também a capacidade de rir de Bruce.

...................................................................................

[8] "Bill Finger me mostrou uma fotografia de Conrad Veidt no filme The Man Who Laughs (O Homem que ri!). Veidt, de fato, possuía um sorriso maligno e eu aprimorei o rosto do Coringa a partir daquela fotografia!", declaração de Bob Kane para a revista Batman - Ano Um dirigida por Frank Miller e Mazzucchelli, lançada pela Editora Abril em 1987.

O indeciso Duas-Caras

O Duas-Caras é o Promotor Harvey Kent. Após o assassinato de sua familía, Harvey tem ácido jogado em sua casa. Com isso, acaba ficando com um lado do rosto desfigurado, revelando seu ódio, e o outro, sua sanidade. Logo de cara pensamos no signo de Gêmeos, devido a essa divisão de personalidade. Porém, há outro signo que parece mais próprio do Promotor - o signo de Libra.

O Duas-Caras é um personagem que, ao decidir se vai matar ou não, tira cara ou coroa com uma moeda. Há, neste personagem, uma dúvida tão cruel, uma divisão tão fundamental, que podemos pensar no signo de Libra. É do signo de Libra essa guerra interna que o faz ficar entre duas opções igualmente importantes, sentido-se obrigado a escolher. No caso, Harvey precisa do auxílio da moeda, já que ele não consegue optar sozinho. E quantas vezes os nativos de Libra não pedem a opinião do parceiro ou de amigos para decidir alguma coisa? E mais, advogado-promotor é profissão de Libra, o signo da Justiça.

Este é o personagem de que, seguramente, Batman tem mais compaixão (acredite, compaixão também é uma característica de Escorpião). Até porque Harvey Kent era seu amigo e, principalmente, por compreender que Duas-Caras não tem realmente a possibilidade de fazer a escolha entre sua saúde ou sua insanidade, dado o trauma de ter visto sua família ser assassinada. E disso o Batman entende.

Bob Kane rima com Bruce Wayne

E por fim: Você sabe qual é o signo de Bob Kane, criador do Homem-Morcego? Escorpião, é claro! Que coincidência, não?!

Com certeza, quando alguém cria um personagem, muito possivelmente está projetando conteúdos do seu próprio psiquismo durante a criação. A criatura e o criador se assemelham.

Veja então, o mapa de Bob Kane. Infelizmente, por não termos o horário de seu nascimento, e por ele ser o "pai" de Batman, pode-se especular ter nascido à meia-noite.

Bob Kane - 24.10.1916, 0h (EST) - New York, EUA - 40n45, 73w57.

Evidentemente, Sol em Escorpião. Não preciso dizer mais nada, não?

Não disse antes, mas Touro é um signo forte na personalidade de Batman. Faz com que ele preserve a vida, apesar da vontade escorpiana de varrer o que é "sujo" de Gotham. Até o fato de Bruce ser um elegante milionário nos remete ao signo de Touro - signo amante da elegância e do dinheiro. Querer manter a ordem em Gotham também nos lembra dos valores de disciplina, organização e conservadorismo comum aos signos de Terra. Note: Bob Kane tem Júpiter em Touro.

Outro detalhe importante é a presença de Plutão em Câncer - o Deus da Morte no signo da família e do senso de raízes históricas. Como também Saturno - o Deus da Restrição conjunto à cauda-do-dragão em Câncer. Batman e todos os outros personagens perderam suas famílias de forma trágica. Não esquecer que Bob Kane cresceu durante a Primeira Guerra Mundial e Batman foi lançado durante a Segunda. Essas duas Grandes Guerras aconteceram durante o transitar de Plutão em Câncer [9]. É inegável a perda de laços familiares e de raízes que essas guerras provocaram, e isso está refletido nesta história.

Plutão em Câncer de Kane faz oposição ao Plutão do mapa da Declaração de Independência dos USA. Tocar Plutão com outro Plutão, e ainda em oposição, é acionar uma bomba com outra bomba. Ou se você preferir: vulcão cuspindo em vulcão. Ou Mike Tyson mordendo a orelha de Mike Tyson. Ou Batman abrindo feridas com outras feridas.

...................................................................................

[9] A Segunda Grande Guerra iniciou-se quando Plutão ingressou no signo de Leão. Ocorre que Hitler assumiu o poder na Alemanha quando Plutão ainda transitava nos últimos graus de Câncer.

A primeira aparição de Batman - o diabo

Atalhos de Constelar 81 - março/2005

A Menina Superpoderosa que comanda a América | O mapa de Condoleeza Rice | Docinho, Florzinha e Lindinha: bebês de proveta de um estranho casal | Uma versão moderna das Eríneas | Condoleeza x Superpoderosas |
Batman, o Cavaleiro das Trevas do Zodíaco | As origens | Robin e os vilões | O sádico palhaço Coringa | O Batman de 1939 | O eterno retorno do reprimido |
O desafio da retificação | Cinco hipóteses | O coletivo em 2005 | Júpiter e Saturno mudando de signo
Rio Constelar | Cursos ao vivo no Rio |
Astroletiva | Programação de cursos online de março |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.