Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
UM ESTUDO SOBRE BATMAN

O Cavaleiro das Trevas do Zodíaco

João Acuio

 

Batman é pai, não é padrasto

Há ainda outro signo muito forte na personalidade deste homem que assombra os becos de Gotham City (ou será São Paulo, New York, Tokio?): o signo de Capricórnio.

Associa-se à Capricórnio a cara séria, sem sorriso, da máscara que Batman usa. Capricórnio é o signo da sisudez, da velhice, da estrutura e da responsabilidade com o peso de mil solidões. E a solidão de Bruce Wayne é conhecida nos quatro cantos do mundo. Batman não pode sorrir porque, se sorrir, vai amolecer a sua rígida musculatura facial e com isso acabará chorando e tendo que lidar com a dor da perda de seus pais [5]. Acaba perdendo também a chance de reconhecer a força de sua fragilidade.

Capricórnio, com o seu gosto por desertos, protege Wayne/Batman de envolver-se com sentimentos mais profundos, o que, para muitos Escorpião-Capricórnio, é apavorante. Que pena, porque, se não fosse assim, talvez Batman pudesse um dia amar a Mulher-Gato com todos os seus miaus.

O Bode Velho também é o significador da disciplina e perseverança. Veja o que Mark Hamill, o Luck Skywalker de Star Wars, diz sobre Batman.

"Ele (Batman) não era um estranho visitante de outro planeta, mas um verdadeiro super-homem. Era um ser mortal, representava um ideal humano, através de trabalho duro, disciplina, dedicação e perseverança, elevou tanto sua mente, corpo e espírito, que acabou se distingüindo de todos nós" [6].

Batman dedicou-se ao aprendizado de inúmeras artes marciais. Se houvesse nascido no Japão antigo, seria um Ronin, nome dado a um samurai sem mestre. Outras evidências capricornianas são essa perseverança incansável que o faz trabalhar duro, noites a dentro, em decomposição de fórmulas químicas, ou à procura, no seu arquivo de jornais, de notícias que reconstituam a origem de seus arqui-inimigos. E por último, a disciplina capricorniana, que faz do Batman também um pai-disciplinador. O ariano Robin não tem cara de filho rebelde?

...................................................................................

[5] Wilhem Reich criou a idéia, em psicologia, de Couraça Muscular do Caráter. Defende a tese de que o corpo guarda a história de vida em sua musculatura. Um rosto "frio, duro, tenso" seria de alguém que teve que congelar o impacto de uma emoção inconciliável com a consciência. Como se faz isso? Primeiro, deixando de respirar. Segundo, em conseqüência, não expressando a emoção. Com o tempo, isso custará a falta de espontaneidade da musculatura facial.

[6] Mark Hamill, o Luke Skywalker, de Star Wars, em As Dez Noites da Besta, Ed. Abril, março de 89, São Paulo, SP, p. 3.

Outros personagens e um parênteses

Quando se analisam os outros personagens que compõem o universo de Batman, podemos entendê-los como subpersonalidades do Homem-Morcego. Estou querendo dizer que, apesar de Bruce/Batman ser predominantemente Escorpião-Capricórnio, os outros personagens, tais como Coringa, Mulher-Gato, Robin, Hera Venenosa, Alfred e Robin, são reflexos de Batman. Quero dizer que Batman é o outro lado de cada um desses personagens e vice-versa. É também assim no mapa astrológico.

Sabemos que cada planeta no mapa natal é uma parte que compõe a pessoa. É certo que temos uma vida e meia para integrar na nossa consciência a qualidade de cada posição planetária. Porém, na maioria das vezes, escolhemos ser, por exemplo, o Sol e o Ascendente, e projetamos a Vênus na mulher amada, Marte no filho desejado, Júpiter no professor otimista. É isso que Batman faz. Ele se identifica com alguns signos e entra em contato com outras dimensões do seu ser através de seus arqui-inimigos ou parceiros. Por isso, quando analisamos personagens de ficção, é sempre relevante entendermos todos os outros personagens que compõem a história para uma melhor compreensão da psicologia do protagonista.

Então, vamos a eles:

Robin - o filho adotivo

Depois de um ano de lutas solitárias, Batman conhece Robin, em 1940.

Robin, o menino-prodígio, é o trapezista Dick Grayson. Filho dos Grayson Voadores, que tinham um circo e faziam shows de trapézio. Presenciou a morte de seus pais em pleno picadeiro, após sabotagem do equipamento de segurança. Bruce Wayne estava ali na noite do homicídio e por isso culpa-se por não ter podido evitar a tragédia. Depois disso, Dick Grayson torna-se Robin. Para vingar sua perda, associa-se a Batman no combate ao crime. Bruce/Batman faz o papel de pai de Dick, por ver naquele menino a sua origem. E Robin, por sua vez, o papel do filho que o milionário Bruce Wayne nunca terá.

Por causa da ousadia, juventude e coragem muitas vezes inconseqüente de Robin, podemos associá-lo ao signo de Áries, que é conhecido por sua impulsividade, rebeldia e espírito de competição. Em muitos enredos, o menino-prodígio entra em franca competição com Bruce. Quando não pelo amor de uma mulher venenosa ou por desrespeitar uma ordem de Batman. No final, o Morcego agradece, já que a rebeldia de Robin resulta na sua salvação bem na hora em que ele, o Homem-Morcego, viria a sucumbir nas mãos dos inimigos.

Robin, com seu signo solar em Áries, faz Batman ficar menos noturno e atormentado. Batman vê em seu filho adotivo a alegria que nunca alcançará. Através de Robin, Batman fica menos solitário e mais paternal. Aliás, essa relação faz com que Batman ganhe contornos de Libra. Afinal de contas, nada é mais libriano do que uma dupla dinâmica, uma parceria em prol da justiça. É importante dizer que essa parceria só acontece por pressão da indústria de quadrinhos, que queria atingir o público infanto-juvenil através da identificação com um personagem-mirim. Robin nasce um ano depois de Batman, humanizando sua irracionalidade. Em linguagem astrológica, "libriando" o temido signo de Escorpião.

Alfred, o mordomo

Alfred é do signo de Virgem, devido à sua genuína vontade de servir o patrão, Bruce. É ele quem prepara à comida, lava e passa a roupa, medica, cuida das contas e, na Batcaverna - espécie de bastidor escorpiano - dirige as ações de Batman. É conhecido ser do signo de Virgem essa vocação de dirigir ações nos bastidores, sem a necessidade de ser aplaudido ou subir no palco.

Alfred também é a crítica - outra forte característica do signo de Virgem. Ele sempre está lembrando a Bruce que é preciso relacionar-se com as pessoas, apoiando sempre seus romances, e também não deixando de alertá-lo sobre o perigo que há na noite. Ele faz isso de forma muito virginiana, isto é, com uma certa distância afetiva, com medida e seriedade. E dizendo, quando Bruce volta ferido, a típica frase virginiana:

- Eu o avisei, patrão. Eu lhe disse que era perigoso. Eu não falei?

As serpentes Melher-Gato e Hera Assassina

Duas lindas vilãs, Mulher-Gato e Hera Assassina, costumam levar Batman aos mais variados passeios no inferno. Ambas são Touro-Escorpião, graças à ênfase na beleza e nos jogos de sedução. Com toda certeza, Batman deve ter Vênus em Escorpião [7].

Hera Assassina mata com seus beijos. Este é o lado manipulador-sedutor que há no signo de Escorpião. Não que todos os escorpianos sejam assim, porém é provável que tenham que lidar com a questão de amar sem possuir, seduzir sem controlar, entregar-se sem subjugar. Quem nunca se envolveu numa relação amorosa que mais destrói do que ama?

A Mulher-Gato também é Escorpião. Lembre-se que ela é uma assassina. Muito sedutora, ardilosa - aliás, muito parecida com o Homem-Morcego. Talvez por isso, ela o salve muitas vezes. E ele a poupe sempre. É difícil para ele resistir aos encantos da Mulher-Gato. Mas a ênfase no signo de Capricórnio faz com que ele resista e não se ajoelhe frente ao próprio desejo.

...................................................................................

[7] Vênus é a representação da Mulher Amante no mapa astral. Sua posição indica como gostamos de ser amados. Indica também parte do nosso núcleo emocional. Vênus junto com a Lua indica como sentimos o mundo. Na minha experiência com mapas natais, é comum ver gente com esta posição metida em relacionamentos pautados na sexualidade e na disputa pelo poder. Não raro encontrei mulheres vivendo relacionamentos rodeados de violência. Já nos homens, as mulheres são sentidas como castradoras, mas sexualmente irresistíveis. Desconfiança e muita inconsciência pulsa no coração da Vênus em Escorpião. Quando perguntado a esses clientes por que continuavam em relacionamentos tão destrutivos, diziam não saber. Ninguém sabe nada de Escorpião quando tenta saber com a lógica politicamente correta.

O sádico palhaço coringa

Atalhos de Constelar 81 - março/2005

A Menina Superpoderosa que comanda a América | O mapa de Condoleeza Rice | Docinho, Florzinha e Lindinha: bebês de proveta de um estranho casal | Uma versão moderna das Eríneas | Condoleeza x Superpoderosas |
Batman, o Cavaleiro das Trevas do Zodíaco | As origens | Robin e os vilões | O sádico palhaço Coringa | O Batman de 1939 | O eterno retorno do reprimido |
O desafio da retificação | Cinco hipóteses | O coletivo em 2005 | Júpiter e Saturno mudando de signo
Rio Constelar | Cursos ao vivo no Rio |
Astroletiva | Programação de cursos online de março |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.